Conceito Saude do Trabalhador EMAIL.pptx

claudineia44 3 views 28 slides Sep 04, 2025
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

Fatores determinantes e condicionantes da saúde.

A saúde tem vários fatores determinantes e condicionantes.

São ações que se destinam a garantir as pessoas e à coletividade condições de bem – estar FÍSICO, MENTAL E SOCIAL e ESPIRITUAL.
O ambiente de trabalho.
Ação integral à saúde
...


Slide Content

Saúde do trabalhador

CONCEITO DE SAÚDE Fatores determinantes e condicionantes da saúde. A saúde tem vários fatores determinantes e condicionantes. São ações que se destinam a garantir as pessoas e à coletividade condições de bem – estar FÍSICO, MENTAL E SOCIAL e ESPIRITUAL. O ambiente de trabalho. Ação integral à saúde.

Curiosidade Como pensar a saúde e a espiritualidade juntas no mundo atual? A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu, em 22 de janeiro de 1998 , que “saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade .” NANDA - 00066 Sofrimento espiritual - Domínio 10 •  Princípios da vida - Classe 3 •  Coerência entre valores/crenças/atos - Código do diagnóstico  00066 - Diagnóstico  Sofrimento espiritual

Conceitos de saúde: 1 . Dicionário: Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente , o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar 2 . Scielo : Questiona-se a atual definição de saúde da Organização Mundial da Saúde: "situação de perfeito bem-estar físico, mental e social" da pessoa, considerada ultrapassada, primeiramente, por visar a uma perfeição inatingível , atentando-se as próprias características da personalidade. Menciona-se como principal sustentação dessa ideia, a renúncia necessária a parte da liberdade pulsional do homem , em troca da menor insegurança propiciada pelo convívio social.

Está tudo bem ? Tudo não, mas estou confortavelmente bem com tudo.

Significado do trabalho na vida do homem A atividade humana é transformadora, desenvolvida na natureza para garantir a sobrevivência da espécie . Tem sentido de realização , gere satisfação , reconhecimento e que permaneça além da vida do trabalhador e, em outros momentos, tem sentido de esforço , preocupações e aflições . O trabalho é um direito fundamental para melhoria da qualidade de vida da pessoa humana e assegurar a sua sobrevivência, se constitui em direito social .

Portanto, o trabalho permitiu ao homem abandonar as cavernas, dominar a natureza e transformá-la, modificando-o através dos novos conhecimentos adquiridos, através de avanços na tecnologia, educação, ciência, cultura, política, religião, enfim, transformando–o em espaço de transformações continuas . Estas evoluções realizadas através do trabalho, aceleraram o advento e desenvolvimento das máquinas , da tecnologia , da informática, das ciências , conectando o mundo on-line em todos os âmbitos. Conhecimento

Estes avanços relacionados as mudanças são reais, geraram resultados na produtividade , no desenvolvimento em todos os segmentos da indústria, da saúde, educação e ambiente. No entanto estas mudanças levam a uma nova postura do individuo, do profissional, da família, dos negócios, da qualidade de vida. A longevidade humana aumentou, muito nas ultimas décadas, em virtude de novos avanços na qualidade de vida, da alimentação, prevenção da saúde física e mental. PREOCUPAÇÃO COM O INDIVÍDUO QUE TRABLAHA

Processo de Trabalho e Saúde Para entender a relação existente entre processo de trabalho e saúde é necessário, definir processo de trabalho. Exemplo de uma situação da vida cotidiana.. Imaginemos um carpinteiro que queira construir uma cadeira . Para iniciar seu trabalho ele precisa de madeira, cola, serrote, lixa, martelo, plaina, espaço físico para se instalar e iluminação adequada. Chamamos de matéria-prima aos objetos que são transformados pelo trabalho para construir o produto final . No nosso exemplo, matéria-prima é a madeira e a cola que vão se constituir como parte da cadeira.

Para juntarmos os componentes da cadeira é necessário utilizarmos o que chamamos meios de trabalho ( ferramentas ), que são todas aquelas coisas que direta ou indiretamente nos permite transformar a matéria-prima em produto final . No exemplo os meios de trabalho que atuam diretamente sobre a matéria-prima são o martelo, o serrote, a plaina e a lixa. Os meios de trabalho que atuam de forma indireta ( ambiente ) são o local de trabalho, a iluminação, etc. Meios de Trabalho Direto

Meios de Trabalho que atuam de forma indireta Iluminação Local do trabalho (sala de aula, escritório, consultório...) Ambiente Estrutura e etc.

Meios de Trabalho que atuam indiretamente desorganizados : Baixa iluminação; Ambiente em condições precárias; Estruturas mal feitas; - Baixo rendimento, desmotivação, risco para saúde ou de acidentes de trabalho .

Por último, analisaremos a atividade humana realizada pelo trabalhador, que utilizando os meios de trabalho transforma a matéria-prima no produto final . No nosso exemplo, o carpinteiro gasta energia física e mental para construir a cadeira. A esta energia empregada pelo trabalhador no processo de trabalho chamamos de força de trabalho. Portanto os elementos fundamentais do processo de trabalho são a força de trabalho dos homens e os meios de trabalho . A produção das riquezas das sociedades ocorre por meio do processo de trabalho, e este vem alterando-se ao longo da história das sociedades. EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO Trabalho Sobrevivência Conhecimento Processo de Trabalho

Processo de Trabalho = Força de Trabalho + Meios de Trabalho. É com o avanço do processo de trabalho que é possível crescer . Se houver um aumento no processo de trabalho , logo, haverá também um aumento nos resultados . Perigo !!

O aumento excessivo da força de trabalho gera desgaste do operador, baixos rendimentos, abalo emocional, desânimo, erros , tristeza, intolerância, irritabilidade, síndrome do pânico e etc. Força de Trabalho Resultados

Definição do termo trabalhadores Trabalhadores são todos os homens e mulheres que exercem atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho, nos setores formais ou informais da economia. Estão incluídos nesse grupo os indivíduos que trabalharam ou trabalham como empregados assalariados, trabalhadores domésticos, trabalhadores avulsos, trabalhadores agrícolas, autônomos, servidores públicos, trabalhadores cooperativados e empregadores-particularmente, os proprietários de micro e pequenas unidades de produção.

São também considerados trabalhadores aqueles que exercem atividades não remuneradas, voluntários, os aprendizes, os estagiários e aqueles que prestam trabalhos temporários ou definitivamente afastados do mercado de trabalho por doença, aposentaria ou desemprego. Trabalhador é toda pessoa que exerça uma atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal ou informal de trabalho , inclusive na forma de trabalho familiar e/ou doméstico. Ressalte-se que o mercado informal no Brasil tem crescido acentuadamente nos últimos anos.

O termo Saúde do Trabalhador refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença . Nesta acepção, considera a saúde e a doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico. Parte do princípio de que a forma de inserção dos homens, mulheres e crianças nos espaços de trabalho contribui decisivamente para formas específicas de adoecer e morrer. O fundamento de suas ações é a articulação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial .

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 2/3 da população economicamente ativa – PEA têm desenvolvido suas atividades de trabalho no mercado informal. É importante ressaltar, ainda, que a execução de atividades de trabalho no espaço familiar tem acarretado a transferência de riscos/fatores de risco ocupacionais para o fundo dos quintais , ou mesmo para dentro das casas, num processo conhecido como domiciliação do risco.

Num momento em que o processo de descentralização das ações de saúde se consolida e em todo o país, um dos mais importantes desafios sobre os quais os municípios brasileiros têm enfrentado diz respeito as organização da rede de prestação de serviços de saúde, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS: Descentralização dos serviços. Universalidade. Hierarquização. Equidade. Integralidade da assistência. Controle social. Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, entre outros

As políticas públicas no campo da saúde e segurança no trabalho constituem ações implementadas pelo Estado visando garantir que o trabalho, base da organização social e direito humano fundamental, seja realizado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida , a realização pessoal e social dos trabalhadores, sem prejuízo para sua saúde, integridade física e mental. Por esta razão, envolvem aspectos gerais, como a garantia de trabalho, a natureza e relações de trabalho, a distribuição da renda, as questões diretamente relacionadas às condições e ambientes de trabalho , tendo em vista a promoção, proteção e recuperação da saúde e a reabilitação profissional .

A política de saúde do trabalhador apresenta interfaces com as políticas econômicas , de indústria e comércio, agricultura, ciência e tecnologia, educação e justiça, além de estar diretamente relacionada às políticas do trabalho , previdência social e meio ambiente . A mesma deve estar articulada com as organizações de trabalhadores e as estruturas organizadas da sociedade civil, de modo a garantir a participação e dar subsídios para a promoção de condições de trabalho dignas , seguras e saudáveis para todos os trabalhadores. A Saúde do Trabalhador é uma área técnica da Saúde Pública que busca intervir na relação entre o sistema de produção e a saúde , no sentido de promover um trabalho que dignifique ao invés de denegrir o homem. Sua missão é auxiliar na estruturação de uma sociedade que promova a saúde através dos espaços de trabalho.

Conforto ambiental no trabalho Passamos em media 8 a 10 horas do dia no ambiente do trabalho, neste sentido existe hoje preocupação em adequar medidas de controle e proteção coletivas ou individuais , observando a saúde e qualidade de vida dos colaboradores. A palavra Ergonomia deriva do grego ERGON ( Trabalho ) e normas (normas, regras, leis ). Ela se define como uma disciplina científica que relaciona a adaptação dos seres humanos aos elementos do sistema .

Importância das Leis para o trabalhador O que é Lei ? Lei, é um princípio, um preceito, uma norma , criada para estabelecer as regras que devem ser seguidas, é um ordenamento . Do Latim " lex " que significa "lei" - uma obrigação imposta . Gramaticalmente lei é um substantivo feminino. Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade . No âmbito do Direito, a lei é uma regra tornada obrigatória pela força coercitiva do poder legislativo ou de autoridade legítima, que constitui os direitos e deveres numa comunidade. No âmbito  constitucional , as leis são as normas produzidas pelo Estado . São emanadas do Poder Legislativo e promulgadas pelo Presidente da República. No  sentido científico , lei é uma regra que estabelece uma relação constante entre fenômenos ou entre fases de um só fenômeno. Através de observação sistemática, a lei descreve um fenômeno que ocorre com certa regularidade, associando as relações de causa e efeito , como por exemplo, a Lei de Gravitação Universal ou a Lei de Ação e Reação, determinadas por Isaac Newton.

Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 aprovado a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT Art. 1 - Esta Consolidação estatui as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho , nela previstas. Art. 5º - A todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo . Alcance: - Empregados domésticos, trabalhadores rurais, trabalhadores informais, sem vínculo empregatício e outros...

7 Leis que todo trabalhador deve conhecer: - Vale Transporte; - Vale alimentação; Férias remuneradas; Demissão por Justa causa; Hora extra; Aviso prévio; As leis irão subsidiar, regulamentar esta relação entre empresa e funcionário , garantindo que estes preservem seus direitos e deveres em uma relação harmoniosa (respeito).

FIM
Tags