Conceitos básicos de astronomia.

joseniildo 17,995 views 17 slides Oct 11, 2014
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Conceitos básicos para iniciantes em astronomia.


Slide Content

(iniciantes) Conceitos Básicos de Astronomia

Universo Conjunto de tudo aquilo que existe, o cosmo, o macrocosmo.

Galáxia Conjunto de estrelas e de matéria interestelar cuja coesão é assegurada pela gravidade.

Nebulosa - Nuvem de gás e poeira no espaço interestelar. Estrela- Astro dotado de luz própria, observável sob forma de ponto luminoso. Supernova- Estrela maciça que ao atingir um estágio avançado de sua evolução explode, e apresenta um brilho mais elevado .

Planeta- Corpo celeste que não emite luz própria e gira em torno de uma estrela. (ex.: Planeta Terra) Satélite- Corpo celeste que gravita em torno de outro astro, em particular, um planeta. (ex.: L ua) Satélite Artificial- Engenho construído pelo homem e colocado na órbita de um astro, em especial, um planeta .

Buraco Negro- Região do universo em que o campo gravitacional é tão intenso que nem a luz é capaz de escapar de dentro dele. Asteroides- corpos celestes que orbitam o sol. Cometas- corpos celestes em tamanho pequeno, que orbitam o sol. s ão formados por gelo e rochas.

Meteoroide- corpo celeste de pequeno porte, que quando entra na atmosfera é chamado de ´´estrela cadente´´. Meteorito- meteoroide que atinge a superfície terrestre. Constelação- o conjunto de várias estrelas.

Cinturão de Asteroides- região do sistema solar, compreendida exatamente entre Marte e Júpiter que alberga múltiplos objetos irregulares denominados asteroides.

Disco Protoplanetário - é um disco de material cuja composição é de 99% de gás e 1% de material sólido. Orbita em torno de uma estrela recém-formada. Exoplanetas - são planetas que não orbitam o sol, e desta forma, pertence a outro sistema planetário distinto do nosso.

Protoestrela- é o período de nascimento de uma estrela situado após a nuvem de hidrogênio. Estrela Variável- estrela cuja luminosidade varia em uma escala de tempo menor que 100 anos.

Estrelas Binárias- estrelas que orbitam em torno de um centro de massa comum, ou que giram uma em torno da outra. Aglomerado Estelar- grupos de estrelas gravitacionalmente ligadas entre si.

Matéria Escura- forma postulada de matéria que só interage gravitacionalmente. Abóbada Celeste- é o hemisfério celeste visível, conhecido popularmente como firmamento (ou céu).

Afélio- ponto de órbita de um planeta que está mais afastado do sol. Periélio- ponto de órbita de um planeta que está mais perto do sol. Albedo- medida relativa da quantidade de luz refletida.

Quasar- objeto astronômico poderosamente energético com um núcleo galáctico ativo, de tamanho maior que o de uma estrela e menor do que o mínimo pra ser considerado galáxia.

Blazar - corpo celeste que apresenta uma fonte de energia muito compacta e altamente variável associada a um buraco negro supermassivo. Pulsar- são estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densa. São restos de estrelas, fenômeno também conhecido como supernova.

Estrela de Nêutrons- corpos celestes supermassivos, ultracompactos e com gravidade extremamente alta. Magnetar - estrela de nêutrons com alto valor de campo magnético. Estrela de Quarks- estrela composta por matéria estranha.

Anã-branca- objeto celeste resultante do processo evolutivo de estrelas. Anã-negra- é uma anã-branca tão velha que esfriou o suficiente para não emitir mais luz. Hipernova - é um tipo teórico de supernova produzido quando as estrelas grandes colapsam no fim de seu ciclo de vida.