CONCEITOS E EVOLUÇÃO HISTORICA DA ADMINISTRAÇÃO.pptx
184 views
31 slides
May 05, 2024
Slide 1 of 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
About This Presentation
CONCEITOS E EVOLUÇÃO HISTORICA DA ADMINISTRAÇÃO.pptx
Size: 1.56 MB
Language: pt
Added: May 05, 2024
Slides: 31 pages
Slide Content
Noções de Administração Aplicada à Enfermagem II Professora Jhordana
‘‘Somos assistenciais por essência mais somos gestores por excelência’’
Sócrates, filósofo grego que viveu de 470 a.C. a 399 a. C., disse que: “sobre qualquer coisa que um homem possa dirigir, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, ele será um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, de uma família, de uma cidade ou de um exército”. Em uma linguagem mais moderna, pode-se dizer que, para se chegar ao sucesso em qualquer projeto é preciso saber o que se quer alcançar e obter meios para atingir os objetivos.
Administração: uma visão geral A administração está presente em toda a história da humanidade. Até mesmo as sociedades mais antigas possuíam formas de administração para distribuir tarefas, decidir sobre os melhores locais para viver, distribuir víveres, etc.
Alguns povos deixaram registros da existência de um forte sistema administrativo, como os egípcios, que, 4000 anos a.C., tiveram dirigentes capazes de planejar e guiar os esforços de milhares de trabalhadores na construção de obras monumentais como as pirâmides, que perduram até hoje.
Os conhecimentos antigos sobre os princípios administrativos foram traduzidos em normas e princípios de organização pública e utilizados na gestão de importantes cidades de suas épocas. Através dos séculos, de modo lento e gradual, as experiências administrativas dessas cidades foram sendo absorvidos pela Igreja Católica e pelas organizações militares que, dessa forma, obtiveram grande êxito na administração de seus empreendimentos.
Em nossa vida pessoal, administramos conflitos, interesses, carreira profissional, educação de filhos, compra de bens e tantas outras ações que exigem planejamento e organização. Empresários administram seus negócios considerando inúmeros fatores, que incluem compra e venda de materiais, contratação de pessoas, decisão sobre investimentos, abertura de capital, diversificação de atividade etc.
Na enfermagem, planejam-se os meios para oferecer os melhores cuidados aos pacientes, a distribuição de tarefas entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, a escala de plantão etc.
Assim, como se vê, as ações inerentes à administração são as mesmas em qualquer âmbito. O que mudou, no decorrer dos séculos, foram as formas de administrar. Na Idade Média, por exemplo, a produção de qualquer bem era feita de modo artesanal, com cada pessoa se responsabilizando por todas as etapas do processo de produção de um objeto, inteiramente feito à mão.
A partir do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, uma nova concepção de trabalho modificou completamente o processo de produção. Iniciava-se a Era Industrial, que começou na Inglaterra de 1760 e se estendeu por todo o mundo civilizado. As pequenas oficinas caseiras, geridas por pessoas da mesma família, perderam a vez para as primeiras fábricas.
As máquinas começaram a substituir os homens, agilizando e barateando a produção. Ao mesmo tempo, uma grande massa de homens, mulheres e até crianças submetia-se a duras jornadas de até 18 horas de trabalho em fábricas (inicialmente de tecelagem), sem direitos trabalhistas ou qualquer outro benefício. Eram os primeiros operários assalariados, cuja rotina de trabalho consistia em repetir mecanicamente a mesma operação, em um processo decorrente do que se convencionou chamar de divisão de trabalho.
No início da Era Industrial, o sistema de produção funcionava empiricamente, sem nenhuma base científica, e isso gerava desperdício, perda de tempo, cansaço e acidentes de trabalho. Era imperativo buscar formas mais eficientes de administrar.
Foi o que fizeram os engenheiros Frederick Taylor (1856 – 1915) e Henri Fayol (1841 – 1925), o primeiro inglês e o segundo francês, ao apresentarem as primeiras teorias administrativas. Em 1916, Fayol definiu as funções básicas da administração, que são planejar, organizar, dirigir/coordenar, controlar/avaliar.
Conceito de Administração ORIGEM: Latim ad= direção, gerência minister = subordinação, obediência DEFINIÇÃO: É o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros . É o ato de gerenciar pessoas e recursos a fim de alcançar objetivos definidos.
A Administração, com suas concepções, é considerada uma das principais chaves para solução da maioria dos problemas que afligem atualmente o mundo moderno.
A História nos demonstra que a maioria dos empreendimentos militares, sociais, políticos, econômicos e religiosos, teve uma organização, não muito regular, mas que retrata uma estrutura hierárquica, evidenciando as funções de poder e de decisão, mostrando que sempre houve necessidade de alguém dar ordens, alguém ser chefe, e, portanto sempre houve administração.
Administrar significa gerir negócios públicos ou particulares. A administração está relacionada com as formas de fazer o trabalho melhor, mais fácil e mais bem-sucedido. É o estabelecimento de um ambiente eficaz para as pessoas trabalharem em grupos organizacionais formais.
A administração é uma ciência é uma arte para se conseguir que todos os elementos ou as partes integrantes de um sistema marchem interdependentes, porém harmoniosamente relacionadas entre si, a fim de permitir que os objetivos propostos sejam alcançados sem desperdícios de esforços humanos e recursos materiais.
É uma ciência, na medida em que exige a posse de conhecimentos de ciências exatas (matemática e economia) e humanas (sociologia, psicologia e legislação). É uma arte, pois utiliza conhecimentos organizados em grupos de indivíduos, o que exige criatividade, espírito de iniciativa e, às vezes, qualidades de ator.
Trata-se de uma área da atividade humana cuja finalidade principal é estabelecer e manter um ambiente em que pessoas, atuando em grupos organizados, possam trabalhar eficientemente no sentido de alcançar as metas traçadas pelos próprios grupos. Requer ainda, a manutenção de um bom relacionamento dos grupos com os diversos aspectos do ambiente, entre os quais vale citar: o ético, o social, o religioso, o econômico é o técnico.
Todo sistema administrativo deve ser eficiente e efetivo. O sistema é eficiente quando consegue, com os mesmos esforços e os mesmos recursos, os melhores resultados; é efetivo quando o produto alcançado corresponde ao planejado e esperado. A Administração pode tornar-se um instrumento valioso para o sucesso dos empreendimentos se estiver afinada o suficiente com todos os princípios, fórmulas, cálculos e técnicas a ela inerentes, e também com a forma mais exata, organizada e hábil de aplicá-los.
Uma boa administração pode conduzir uma empresa medíocre e singular em uma organização modelo; Em contrapartida, uma má administração pode levar essa mesma empresa ao fracasso total .
A escolha das pessoas para ocupar cargos administrativos é vital para uma empresa, e todas elas devem ter em mente um objetivo comum, do qual depende o fato de caminharem no mesmo sentido e de assim colaborarem para o êxito do empreendimento.
Podemos dizer que Administração é uma ciência social, porque está relacionada com pessoas, suas atitudes e problemas com grupos que têm direito a dizer não, a duvidar, a discordar. a combater e a sugerir .
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Alguns pesquisadores classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais.
Habilidades técnicas Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. São as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho .
Habilidade humana Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com o ser humano, comunicar, compreender suas capacidades, limitações, atitudes e liderar grupos de pessoas. São as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes .
Habilidade conceitual Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato .
Exercício Cinte um motivo do por que você acha que a administração é importante na equipe de enfermagem.