Condutor em Equilíbrio Eletrostático 3° ano

jabah 2 views 16 slides Sep 22, 2025
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Condutor em Equilíbrio Eletrostático 3° ano


Slide Content

Condutor em Equilíbrio Eletrostático

BENJAMIN FRANKLIN Em 1775, Benjamin Franklin eletrizou um cilindro oco de prata e observou que uma pequena esfera de cortiça, não sofria atração pela superfície exterior do cilindro. Apesar da descoberta o físico não conseguiu esclarecer o fato.

MICHAEL FARADAY “Penetrei no interior de um cubo e ali permaneci sem nenhum dano. Usando velas acesas, eletrômetros e todos os demais instrumentos de verificação de fenômenos elétricos, não constatei a menor influência sobre eles... embora durante todo o tempo o exterior do cubo estivesse altamente carregado e grandes faíscas e eflúvios elétricos saltassem de todos os pontos da superfície.”

Propriedades 1 - Quando as cargas elétricas estiverem em excesso de um condutor que está em equilíbrio eletrostático, elas não irão se localizar em seu interior, mais sim se distribuir pela sua superfície externa.

2 - Quando falamos de um campo elétrico no ponto interno de um condutor eletrostático em equilíbrio, devemos saber que ele nestas condições será sempre nulo.

3 - Quando falamos de um potencial elétrico que está em todos os pontos internos e da superfície de certo condutor que está em equilíbrio eletrostático, será sempre constante.

4 - Um campo elétrico, quando estiver em um condutor eletrizado em equilíbrio eletrostático, terá uma direção perpendicular a sua superfície.

Campo e Potencial Elétrico

A concentração de cargas elétricas é mais significativa em regiões pontiagudas, ou seja, mesmo que as cargas elétricas se situem na superfície do condutor, se ele tiver uma ponta em sua superfície, a maior quantidade de cargas elétricas estará exatamente nessa ponta. Poder das Pontas σ = Densidade superficial Q = carga S = área

Capacitância Capacidade que um condutor possui em armazenar cargas elétricas. C = capacitância Q = carga V = potencial