ConceioFontolan
3,304 views
15 slides
Aug 17, 2017
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
Localização, principais características, conceitos, mapas, tabelas, imagens, vídeos, questões de vestibulares.
Size: 4.46 MB
Language: pt
Added: Aug 17, 2017
Slides: 15 pages
Slide Content
Continente Africano. Alunas: Mariana, Lara, Letícia Huk e Renata. Números: 27,21,22 e 33. 3º ano C. Professora: Conceição Fontolan . Colégio Salesiano Itajaí.
Introdução: Localização: hemisfério norte e parte no sul. 2º continente mais populoso. Continente agrário: 63% meio rural e 37% urbano. Continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento econômico. SADC. Índices sociais baixos.
África do Sul: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,597 – médio. País independente, o território encontra-se ao sul do Equador. 70 % negros, brancos 12%, euroafricanos 13%, indianos 3% e outras etnias 2%. Subsolo possui uma grande quantidade de minérios, com riquezas fundamentais para o desenvolvimento industrial. O país não é independente quanto à produção de petróleo. Economia: baseada na Indústria e setores primários. Apartheid
Problemas sociais e ambientais: Mais da metade da população da África do Sul convivem com a pobreza. Principais problemas: saúde e desemprego. País extremamente rico em cultura e em outras fontes que geram economia e destaque no cenário mundial, riquezas que não são levadas à população. falta de acesso da população ao dinheiro do governo Problemas ambientais: desmatamento e poluição.
Beleza e turismo: https://youtu.be/0HZTKU0duXM
Notícias recentes:
Nigéria Índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0,423. Maior contingente populacional do continente. Enorme reserva de petróleo localizada no subsolo nigeriano, uma das maiores do mundo. Economia: baseada na produção agropecuária. Petróleo: 20% do Produto Interno Bruto, 95% das exportações e 80% da receita nacional. Setor industrial ainda discreto mas existe empresas já existentes que atuam, localizadas principalmente nas cidades litorâneas.
Problemas sociais e ambientais: •Aumento exponencial da população e ausência de reabastecimento. Falta de saneamento básico, água e alimento para população.
Notícias recentes:
Questões: 1) PUC-RIO “ O continente condenado”, “ África em chamas”. As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro. a) A baixa expectativa de vida de grande parte da população. b) O número significativo de africanos contaminados com a AIDS. c) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas. d) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias. e) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.
2) CESGRANRIO) A África dispõe para um futuro processo de industrialização de grandes concentrações de recursos naturais exceto: a) extração florestal b) petróleo c) carvão d) Cobre 3)Várias políticas ditatoriais foram implantadas no continente africano. O apartheid foi uma política racial imposta pela minoria branca da população, únicos com direito a voto, restando à maioria da população, composta por negros, obedecer rigorosamente as leis separatistas. Em qual país da África foi implantado o apartheid: a) Angola b) Nigéria c) Camarões d) África do Sul e) Jamaica
4) A repercussão negativa ao regime político racial instalado na África do Sul envolveu a maioria da população local (negros) e organismos internacionais como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU). Várias manifestações foram realizadas contra o apartheid, sendo o principal líder desses movimentos: a) Mahatma Gandhi b) Frederick de Klerk c) Thabo Mbeki d) Nelson Mandela e) N.D.A.
5) (FGV) De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar: Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o livre direito à propriedade da terra. b) Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades políticas do país. c) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país. d) Trata-se de uma política de integração racial baseada na perspectiva ideológica da mestiçagem cultural entre as diversas etnias negras. e) Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.