O PENSAMENTO CARTESIANO – DESCARTES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO Paulo Roberto Alexandre Vainer Guerreiro dos Santos Polo Arroio dos Ratos
Introdução O Pensamento Cartesiano é o nome dado ao estudo feito pelo matemático René Descartes que resultou em um método usado por ele denominado este como (o M étodo Cartesiano), filósofo e matemático este que muito contribuiu para a educação. Em um de seus estudos realizou a fusão da álgebra e da geometria, ficando conhecido como “pai da matemática moderna”.
Graças as seus estudos e suas descobertas tanto no campo da Matemática como na Filosofia, podemos dizer que existia um mundo antes de Réne Descartes e outro após Réne Descartes. Suas contribuições foram tão fortes e marcantes que influenciaram diretamente na ciência e na tecnologia.
Desenvolvimento Quem foi Descartes? René Descartes foi um grande filosofo, matemático e físico francês do século XVII. Nasceu na cidade de La Haye (França) em 31 de março de 1596 e mo rreu de pneumonia, aos 53 anos de idade, na cidade de Estocolmo (Suécia) em 11 de fevereiro de 1650 . Realizou estudos nas áreas de Epistemologia, Matemática, Metafísica e Ciência.
René Descartes Filósofo
René Descartes ficou conhecido como o “fundador da filosofia moderna” e o “pai da matemática moderna”, por sugerir a fusão entre a álgebra e a geometria, fato que gerou a geometria analítica e os sistemas de coordenadas cartesianas. Pois mostrou com traduzir problemas de geometria para álgebra, abordando esses problemas através de um sistema de coordenadas
O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no College de la Flèche , escola do mais alto padrão, dirigida por jesuítas, na qual ingressara aos oito anos de idade A geometria analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado ”A Geometria” , como um dos três apêndices do Discurso do Método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna
O Método de Cartesiano, tem quatro regras básicas, que são: Verificar; Analisar; Sintetizar; Enumerar.
Descartes influenciou muitos no campo das pesquisas em relação a Ciência, principalmente sobre a formação do universo, a matéria. Acreditava também que Deus criou o universo como um perfeito mecanismo de moção vertical e que funcionava deterministicamente sem intervenção desde então.
Obras de Descartes: “ Regras para a direção do espírito" (1628 ) " O Mundo ou Tratado da Luz" (1632-1633 ) “Discurso sobre o método” (1637); "Geometria" (1637); “Medições Metafísicas” (1641); “ As Paixões da Alma” ( 1649).
CONCLUSÃO Para Descartes a educação é uma ciência e a ciência é necessariamente quantitativa e matemática, logo seu método Cartesiano baseado em verificar, analisar, sintetizar e enumerar, permite demonstrações sólidas e claras. O grande filósofo assim como nós matemáticos viveu seduzido e apaixonado pela precisão e exatidão da matemática, havendo deixado como herança a humanidade grandes contribuições em suas obras.
Realizarmos este Trabalho sobre Descartes, só veio a afirmar mais nossos pensamentos sobre Matemática que é: Quando você gosta de Matemática “os problemas eles deixam de ser problemas e passam a ser algo a ser alcançado(demonstrado)”, não vemos o tempo passar quando mergulhamos no mundo da Matemática. E quando não conseguimos demonstrar seguimos buscando, mas nunca desistindo.