CORRUPÇÃO SOCIAL - Uma visão da Trilogia Analítica
dora07carol
0 views
7 slides
Oct 16, 2025
Slide 1 of 7
1
2
3
4
5
6
7
About This Presentation
O que é corrupção social, segundo a visão de Norberto Keppe.
Size: 241.46 KB
Language: pt
Added: Oct 16, 2025
Slides: 7 pages
Slide Content
CORRUPÇÃO SOCIAL Sociedades com leis injustas, com exploração, com desigualdade extrema, com instituições que favorecem privilégios, onde se torna difícil para o indivíduo agir com honestidade ou coerência. A corrupção está na base dessas estruturas.
No aspecto social, quando um banco empresta está corrompendo; quando um Governo impõe uma lei para arrancar mais dinheiro, quando um político promete o que não pode fazer, ou uma empresa realiza o monopólio — e o povo aceita tudo isso passivamente — ambos estão se pervertendo: um explorando e outro deixando ser explorado, ambos estão invertendo a ordem natural das coisas e agindo conjuntamente para a destruição da humanidade. (Dr. Norberto Keppe )
Não existe só o corrupto que explora, mas também o corrompido que se acomoda. Quando os dois se unem — um tirando vantagem e o outro permitindo — a humanidade inteira perde.
Empréstimos bancários Bancos oferecem crédito fácil, mas com juros abusivos . Cobrança de taxas escondidas . Uso de propaganda enganosa , apresentando empréstimo como solução rápida. Aqui a corrupção está em transformar uma ferramenta que deveria ajudar (crédito) em um meio de exploração.
2. Leis governamentais que retiram dinheiro do cidadão Aumento de impostos sobre bens de consumo básicos, que recai sobre os mais pobres. Renúncia fiscal seletiva , onde grandes empresas deixam de pagar, mas a população comum continua sobrecarregada. Cortes em serviços públicos essenciais ( saúde, educação ) enquanto se mantém privilégios a altos cargos. A lei, que deveria garantir justiça social, é invertida e usada para beneficiar poucos e sufocar a maioria.
3. Políticos que prometem o que não podem cumprir Campanhas eleitorais cheias de promessas impossíveis. Promessas de redução de impostos sem indicar como compensar a perda de arrecadação. Uso de populismo , oferecendo benefícios imediatos apenas para conquistar votos, sem mudança estrutural. A corrupção aqui é a manipulação da esperança popular para ganhar poder
4. Empresas que monopolizam Grandes corporações que eliminam concorrentes , comprando pequenas empresas para controlar o mercado. Uso de lobby político para aprovar leis que favorecem apenas o monopólio. A corrupção é transformar o mercado — que deveria gerar diversidade e inovação — em um espaço de opressão e dependência. Quando uma só empresa controla todo um setor, ocorre uma corrupção da função natural do mercado , que deveria ser promover diversidade, inovação e equilíbrio de preços.