O que é saúde mental para vocês? Saúde mental é como nos sentimos por dentro. É como cuidamos dos nossos pensamentos, emoções e do nosso coração para ficarmos bem. Quando estamos felizes, calmos e seguros, nossa mente está saudável. Às vezes, nosso cérebro pode ficar dodói, assim como o nosso corpo. Quando alguém está com problemas nas emoções, pode se sentir muito triste, preocupado ou confuso.
O que está acontecendo com essas crianças?
EMOÇÕES Vocês já sentiram alegria? E tristeza? As emoções são como cores dentro da gente. Cada dia podemos sentir uma diferente.
ALEGRIA A alegria está nas pequenas coisas da vida, onde podemos encontrar a nossa realização como brincar, tomar sorvete, ir na pracinha... É estar feliz e saber dividir tudo aquilo que nos faz bem. O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?
TRISTEZA A tristeza é um dos sentimentos essenciais do ser humano, todos sentimos tristeza. A tristeza é uma reação natural a situações difíceis, como sentir dor, não ter amigos por perto para brincar, estar longe da mamãe e do papai... Tudo bem você ficar triste, quando isso acontecer podemos conversar com alguém para nos sentirmos melhor.
RAIVA Todo mundo tem o direito de sentir raiva. Ninguém fica com raiva por acaso, esse sentimento é quase sempre desencadeado por falta de controle emocional e lembranças que desagradam e a tiram do sério como quebrar ou perder um brinquedo, quando não consegue o que quer... É ERRADO SENTIR RAIVA? Não!!! O que pode ser errado é o modo como expressamos e o que fazemos com ela. Existem formas saudáveis de lidar: Respirar fundo, contar até 10...
MEDO É um sinal de fraqueza ou covardia?? NÃO!!!!!!!! Medo é uma reação automática causada quando passamos por alguma situação estressante, como som de algum animal, escuridão, ficar sozinho... Quando ficamos com medo dispara o coração e a respiração fica mais rápida. O medo portanto, nos ajuda a pensar nos riscos e consequências antes de fazermos algo. Aparece quando algo parece perigoso ou desconhecido. O medo nos ajuda a ser cuidadosos, mas podemos conversar para nos sentirmos seguros.
NOJO O nojo faz parte da nossa vida, da mesma forma que sentimos sede ou fome. O nojo ajuda a escolher, aprender a dizer não, ajuda a criança a formar sua personalidade. É normal sentir nojo de algo. Vocês já sentiram vontade de fazer uma careta por causa de algo ruim? O nojo nos ajuda a evitar coisas que podem nos deixar doentes. Mas as vezes nós exageramos (tomar remédio pode ser nojento as vezes, mas nos ajuda a melhorar.) Exemplos: Quando sentimos um cheiro muito forte e ruim. Quando a comida está estragada ou tem gosto esquisito.
Faz uma careta agora representando uma emoção.
TODAS AS EMOÇÕES SÃO NORMAIS E FAZEM PARTE DA VIDA!!! MAS PRECISAMOS APRENDER COMO LIDAR COM ELAS!!! PODEMOS FALAR SOBRE O QUE SENTIMOS COM UM ADULTO DE CONFIANÇA. Existem médicos das emoções e terapeutas que podem ajudá-las a entender melhor os seus sentimentos e a se sentirem menos incomodadas, assim como um médico ajuda quando alguém está com dor de garganta ou a perna quebrada. O tratamento pode incluir falar com um terapeuta, tomar medicamentos ou fazer outras atividades que ajudam a mente (e as emoções) a se sentir melhor.
Como cuidar da nossa mente? Expressar as emoções: falando como nos sentimos. Respirar fundo quando estamos nervosos (Vamos treinar? Inspirar contando até 3, segurar e soltar devagar.) Ter momentos de descanso e diversão. Dormir bem e comer alimentos saudáveis. (Nosso cérebro precisa de energia e de descanso) Brincar e se movimentar. (O corpo em movimento deixa a mente mais feliz) Diminuir o uso de telas. Pedir ajuda quando precisamos.
O que fazer quando estamos tristes ou nervosos? Contar até 10 Fazer um desenho do que sente Pedir um abraço Ouvir uma música tranquila Respirar fundo
CUIDAR DA MENTE É TÃO IMPORTANTE COMO CUIDAR DO CORPO.