Igreja Adventista do Sétimo Dia de Corroios 18 de Maio de 2013
As Mandrágoras Tema
A Palavra de Deus é muitas vezes comparada a um tesouro que necessita de ser escavado para se poder disfrutar em toda a sua plenitude. Cantares de Salomão 7:13 “As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda a sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado meu, eu os guardei para ti.”
O que são mandrágoras? Chamadas também maçãs do amor. São plantas que se encontram no vale e planícies da Palestina Quando o fruto está maduro, o que acontece no princípio de Maio é do tamanho de uma maçã pequena, extremamente vermelha e com um cheiro muito ativo .
Crê-se que a planta tem virtudes medicinais e até mágicas. Tem propriedades afrodisíacas, alucinogénias, analgésicas e de aumento da fertilidade. O nome hebraico é “ dudhaim ” formado pela mesma raiz da palavra amor. É uma planta rara com grande valor comercial. Tem flores azuis e violetas. O seu formato completo: raiz, folhas e caule lembra o formato do corpo de uma mulher.
O utra passagem bíblica em que é mencionado este fruto: “ e foi Ruben nos dias da sega do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Leia, sua mãe. Então disse Raquel a Leia: Ora dá-me das mandrágoras do teu filho .” Génesis 30:14 O contexto em Génesis 29: 16-31 Porque Raquel queria as mandrágoras?
Qual era a condição das irmãs ? Parte do verso 30 , diz que Jacó amou mais Raquel do que a Leia . À medida que Leia ia tendo filhos… Conquistar o amor de Jacó Leia era fértil Raquel era estéril A o fim do 4º filho a sua atenção mudou o foco! Qual era a sua esperança:
C omo Raquel era estéril tomou uma resolução já tomada anteriormente por Sara com Abraão, qual foi? D ar a serva ao marido era uma prática comum nos contratos matrimoniais do Médio Oriente. Os filhos da criada eram considerados filhos da sua senhora. A pesar de ser uma prática comum o Senhor sempre a repudiou.
A sua serva gerou dois filhos e como Leia não quis ficar atrás procedeu tal como a irmã . Até aqui Raquel já tinha gerado algum filho no seu ventre? Sabendo ela da superstição que envolve as mandrágoras não teve qualquer pudor em fazer um contrato com a irmã, subornando-a: uma noite com o marido em troca das mandrágoras . É neste contexto que o filho mais velho de Leia vai trabalhar no campo encontra mandrágoras.
Qual era o objetivo de Raquel em obter as mandrágoras? Utilizá-las como “mezinha” para resolver o problema de infertilidade. Nesta solução encontrada por Raquel conseguimos ver a sua fé depositada em Deus ? Como resultado dessa noite Leia gerou outro filho, e Raquel não teve sucesso com a poção mágica . Os registos afirmam que Raquel só concebeu 2 anos após esta situação , só quando Deus considerou o momento certo .
E sta planta tem uma conotação positiva ou negativa? Ao longo da história esta planta sempre esteve envolta em superstições e magias. Pesquisas dizem-nos que bruxas e feiticeiras “ esculpem” a raiz acrescentando-lhe detalhes para a usarem como “fórmula do amor”. No século XVI as mandrágoras eram queimadas e as cinzas guardadas com todo o cuidado, envolvendo-as em lençóis de seda ou linho na crença de que isso traria felicidade. Durante a inquisição esta planta era considerada maldita; as penas eram severas para quem fosse encontrado com elas .
As mandrágoras surgem em filmes, desenhos animados, música, livros e jogos. O próprio Shakespeare em “Romeu e Julieta” utiliza a mandrágora para Julieta simular a sua morte. No filme de Harry Potter a mandrágora tem efeitos mágicos. Existem seitas que utilizam a raiz para rituais de magia negra. Na Idade Média era utilizada como exorcisante pois diziam que os demónios não suportavam o seu cheiro. Face a tudo isto podemos conotar as mandrágoras como uma planta ligada ao mal, ao pecado , e à tentação.
Analisando este versículo à luz daquilo que já conhecemos: Na Bíblia o que simbolizam os frutos? Dons espirituais. Excelentes frutos novos e velhos? Versículo base: Cantares de Salomão 7:13 “As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda a sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado meu, eu os guardei para ti.”
Frutos novos P oderão estar relacionados com os dons espirituais atribuídos por Deus Frutos velhos Serão talentos com os quais nascemos. Em toda a bíblia o noivo, o amado é quem? Cristo A noiva, a amada? Igreja
Então, à luz do que já vimos quanto às mandrágoras poderemos traduzir o versículo da seguinte forma: “Apesar de no ar existir o cheiro da tentação, a nossa casa é abençoada com todo o tipo de dons e talentos que guardei para pôr ao teu serviço, Senhor ”. N ão é esta uma realidade com a qual nos confrontamos diariamente? Somos constantemente tentados mas o Senhor capacita-nos com dons afim de ultrapassarmos as tentações mediante o auxílio do Espírito Santo.
Mateus 13:52 “E Ele disse-lhes, por isso todo o escriba instruído à cerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas ”. Cantares de Salomão 7:13 “As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda a sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado meu, eu os guardei para ti.”
Cantares diz: “eu os guardei para ti ” Mateus diz: “o pai de família tira do seu tesouro” Estas duas ações pressupõem uma mesma motivação , qual?
Traduzindo o versículo de Mateus para a nossa realidade poderemos fazer uma leitura horizontal e outra leitura vertical. A tradução horizontal retrata relacionamentos interpessoais : “Quem conhece a palavra de Deus é como um pai que instrui os filhos no temor do Senhor ensinando-lhes novos conceitos e recordando os antigos”. “E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e ciência; e o temor do Senhor será o seu tesouro ”. Isaías 33:6
“ O ser humano conhecedor da Bíblia é semelhante a Cristo que deixou o seu tesouro (o céu) para i nstruir dando-nos um Novo e Velho mandamentos.” Se quisermos ir mais além e fizermos uma leitura vertical retratando o nosso relacionamento com Deus, poderemos traduzir o versículo assim: “Ide e pregai o Evangelho a toda a Nação, tribo,lingua e povo…”
Focos importantes a reter nesta mensagem: O resultado da poligamia é a infelicidade O exemplo que damos poderá levar outros a pecar Superstições versus fé em Deus O tempo de Deus não é o nosso tempo
Nota Final: Toda a Palavra de Deus converge para o mesmo objetivo : S eguir o exemplo de Cristo e Evangelizar !!
Apelo que além do cheiro intenso que as mandrágoras deste mundo possam ter, que Deus nos ajude a buscar o verdadeiro tesouro que é Cristo. Corroios, 18-05-2013