Quem foi Debora? Débora, Única mulher juíza entre todos os juízes de Israel, no seu tempo, dava expediente debaixo da palmeira de Débora, que ficava entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim (Juízes 4.5). Débora também recebeu o nome de “mãe de Israel” (Juízes 5.7), era cheia do Espírito Santo, mulher com muito carisma, sabedoria, fé e coragem . Grande personagem com breve passagem nos relatos das Sagradas Escrituras, vemos sua história no livro de Juízes nos capítulos quatro e cinco. Profetisa; Mulher de Lapidote ; Local debaixo palmeira; Trabalho de juíza. Após os 80 anos de paz que se seguiram depois de Eúde ter quebrado a opressão dos moabitas , os israelitas se descuidaram da vida espiritual e novamente abandonaram a Deus. Para despertar o povo, o Senhor permitiu que o governador cananeu que governava a forte cadeia de fortalezas ao norte da Palestina oprimisse as tribos israelitas daquela região por um período de 20 anos. A história de como o jugo da opressão foi quebrado por Débora e Baraque .
Num determinado dia, Débora mandou dizer a Baraque , um guerreiro da época, que ele deveria guerrear contra o exército de Jabim e que Deus lhe daria a vitória sobre essa batalha: “Está claro pra mim que o Eterno, o Deus de Israel, ordena isso a você : “Suba ao monte Tabor e prepare-se para a guerra, leve contigo dez mil soldados de Naftali e Zebulom , eu me encarregarei de mandar Sísera , o comandante do exercito de Jabim , ao rio Quisom com os seus carros e tropas, pois garanto que você vencerá a batalha” (Juízes 4.6-7). Contexto da época de Débora O povo de Israel procurava buscar resolver suas questões e para isso procuravam sempre por Débora, naquele tempo o povo de Israel estava agindo mal diante de Deus novamente e fazendo tudo quanto era perverso aos seus olhos, sendo assim, Deus mesmo os entregou nas mãos de Jabim , rei de Canaã, que reinava em Hazor . Sísera , era comandante do exercito ali. Os israelitas clamavam a Deus por livramento, pois durante vinte anos, Jabim , o rei, os oprimiu cruelmente.
Contudo, Baraque ficou receoso e disse que só iria se Débora os acompanhasse, ela concordou: “Claro que vou acompanha-lo, mas entenda que, com essa atitude, a honra não será sua, pois o Eterno usará uma mulher para liquidar Sísera ” (Juízes 4.9). Depois disso ambos foram rumo a Quede e Baraque convocou Naftali , Zebulom e os dez mil soldados. Com todo esse movimento, Sísera foi informado que Baraque havia subido ao monte Tabor e convocou imediatamente todos os seus carros para o rio Quisom (eram um total de novecentos carros de ferro) e todos os soldados que estavam com ele em Harosete-Hagoim . A partir daí Debora deu a orientação para atacar garantindo a vitória do Eterno sobre a tropa de Sísera , portanto Baraque desceu para o ataque e recebeu vitória da parte do Senhor dando sobrando um soldado sequer, como a profetiza havia garantido. História de Débora Segundo Juízes
História de Débora Segundo Juízes O único no meio da batalha que conseguiu fugir foi o comandante Sísera , contudo chegando a porta da tenda de Jael , esposa do queneu Héber , pediu-lhe abrigo e proteção, a que Jael saiu ao encontro de Sísera e lhe disse para não temer e que ele poderia ficar ali . Sísera entrou, pediu que Jael ficasse de guarda na porta, coberto no local, caiu num sono profundo, tendo visto essa cena, Jael aproveitou a situação e matou Sísera , conforme registro sagrado. Após o ato, Jael saiu ao encontro de Baraque e o chamou para ver onde Sísera estava, já morto. Naquele dia, Deus tirou o poder de Jabim , rei de Canaã, sobre o povo de Israel, que continuou a apartar o cerco em torno de Jabim até que não sobrou nada dele.
O que é ser Líder? Liderança cristã como uma vocação em que há uma perfeita mistura de qualidades humanas e divinas, ou um trabalho harmonioso entre o homem e Deus destinado ao ministério e bênção das demais pessoas. Liderança pode ser definida como sendo aquela qualidade, num homem, que inspira suficiente confiança a seus subordinados de modo a aceitarem suas ideias e obedecerem a seu comando . Líder é a pessoa que tem habilidade de fazer com que os outros façam o que não queriam fazer, e gostam de faze-lo . Há a penas três tipos de pessoas no mundo : aquelas que não se mexem, as que são movíveis, e as que movem os outros ”. Liderança é a habilidade de saber onde quer chegar e motivar outros a contribuírem para se chegar ao fim desejado. Liderança é influência. Isto é a habilidade de uma pessoa influenciar a outros.
Débora como líder 1º Visão e compromisso Jz 4.6 - Viu a necessidade Jz 4.7 - Fez algo 2º Alistou ajuda Jz 4.6 “Mandou ela chamar a Baraque , filho de Abinoão ... ” 3º Incentivou a ajuda – Jz 4.6b a 9 Confronta com a Palavra de Deus Fortalece com a Promessa de Deus Encoraja com sua presença 4º Desenvolveu um Plano Jz4.6 “...Vai, e leva gente ao monte Tabor , e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom ?”
Débora: Mulher de Fé Jz 4.14 Então, disse Débora a Baraque : Dispõe-te, porque este é o dia em que o SENHOR entregou a Sísera nas tuas mãos; porventura, o SENHOR não saiu adiante de ti? Levantar-se, tornar-se poderoso, resistir. Mulheres como Débora pode assustar a muitos homens, por sua determinação. A Canção de Débora – Jz5 1. Convite para Louvar – v1 a 5 2. Condições da opressão – v6-8 3. Convite a testemunhar – v9-11 4. Chamada das tribos – v12-18 5. Combate descrito – v19-23 6. Cena de Jael – v24-27 7. Cena mãe Sísera e Coro Final – v28- 31
Conclusão No mundo de hoje, as mulheres sofrem muita injustiça, violência e abuso. Raramente são tratadas com dignidade, como Deus queria. Para Deus, homens e mulheres têm o mesmo valor, e todos podem ganhar sua aprovação. ( Romanos 2:11; Gálatas 3:28 ) O exemplo de Débora nos lembra que Deus também dá privilégios a mulheres e demonstra confiança especial em algumas delas. É muito importante que nunca tenhamos uma atitude preconceituosa, algo tão comum hoje . Deus usou Débora para libertar Israel de uma condição opressora, e ao mesmo tempo usa sua história para nos mostrar que unidas a Ele estamos livres de opressões e estigmas que possam existir sobre nós. Uma mulher nas mãos de Deus é uma mulher valorizada, independente da época em que vive. Uma mulher nas mãos de Deus é mais corajosa que um homem, e é capaz de liderá-lo.