Aula 01 de biossegurança para os alunos de radiologia
Size: 5.11 MB
Language: pt
Added: Aug 21, 2019
Slides: 46 pages
Slide Content
Biossegurança nas Ações de Saúde Professor Enfº Alexandre Nascimento
Informações Adicionais: Carga Horária: 5 dias (4 aulas e 1 prova oficial); Faltas: 01 falta; Conteúdo: Apostila da escola e informações adicionais; Avaliação: 01 Trabalho + 01 Prova;
Princípios Gerais da Biossegurança Página 01 – Apostila Tableau
O que é Biossegurança? As normas de biossegurança englobam todas as medidas que visam a evitar: riscos físicos (radiação ou temperatura), ergonômicos (posturas), químicos (substâncias tóxicas), biológicas (agentes biológicos infecciosos), psicológicos (estresse). Biossegurança, que significa VIDA + SEGURANÇA, em sentido amplo é conceituada como a vida livre de perigos.
Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005 Art. 1º Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente...
Quem Fiscaliza? CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Portaria 453 A exposição ocupacional à radiação pode levar à infertilidade? Essa é uma dúvida que atormenta as mulheres que trabalham com radiologia dos centros de diagnósticos por imagem de todo o mundo. Tem que passar por vistorias temporárias de órgãos reguladores (ANVISA, CNEN).
ANVISA, CNEN Manutenção preventiva , Levantamento radiométrico e uso de dispositivos de mensuram a radiação secundária ( dosímetros ), Sendo em sala de exames (por conta de fuga de radiação ), Em aparelhos ( falta de manutenção adequada ), Em profissionais (por mau uso ou exposição ocupacional incorreta ), Uso de dispositivos de proteção radiológica individual ( como aventais de chumbo , óculos plumbífero ).
Desta forma, diversos fatores permitem que a proteção radiológica seja uma constante no dia a dia do profissional. O dispositivo que mensura melhor a exposição continua sendo o dosímetro individual, onde, em caso de excesso de dose de radiação acumulada no dispositivo, será acionado um plano de contingência para o profissional: Afastamento ao trabalho e exames médicos, Levantamento radiométrico e análise de aparelhos (a fim de se descobrir a causa da superexposição). “Ou seja, o risco de infertilidade (além de outras complicações associadas à exposição ocupacional à radiação) está cada vez mais raro nos dias atuais, sendo associado apenas em casos extremos e/ou que fujam à regra de funcionamento supracitada”
Riscos Profissionais
Os riscos ocupacionais, podem ser ou estar ocultos por ignorância, por falta de conhecimento, ou ainda, de informação, situação em que o profissional trabalhador sequer suspeita da sua existência. Pode, por sua vez, estar latente, o qual só se manifesta e causa danos em situações de emergência ou condições de estresse. E o risco pode ainda ser real, conhecido de todos, porém, sem possibilidade de controle, dado aos custos que representa para a instituição ou por falta de vontade política.
Os riscos encontrados em um serviço de radiologia são bastante amplos, já que incorporam riscos relativamente comuns do ambiente laboral hospitalar e riscos específicos dessa atividade, como por exemplo, a exposição à radiação ionizante. Dentre os riscos ocupacionais comuns, temos àqueles associados ao ambiente de trabalho e aos aspectos ergonômicos, como levantamento de peso, sobretudo na ajuda aos doentes com mobilidade reduzida, horário de trabalho rotativo, trabalho com máquinas e equipamentos e pressão sobre a produtividade dos trabalhadores, particularmente em urgências e emergências nos dias de alta demanda.
Sabe-se que os técnicos em radiologia trabalham sob condições inadequadas, do ponto de vista de segurança, tais como a falta de sinalização indicando a utilização de radiação ionizante, ausência de vidro plumbífero , equipamentos de proteção individual em quantidade insuficiente e negligência no seu uso por parte de alguns trabalhadores desatenção as precauções padrões ante os riscos presentes no setor de radiodiagnóstico e pouco conhecimento a respeito da legislação sobre segurança do trabalho. Desta forma, a saúde dos trabalhadores em radiologia é vulnerável por conta da exposição aos riscos presentes no seu processo de trabalho.
NR’s – Normas Regulamentadoras
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. NR 09 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Norma Regulamentadora 32 (NR-32) Finalidade : Estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde , bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral .
Dos Riscos Biológicos
Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando: fontes de exposição e reservatórios; vias de transmissão e de entrada; transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; persistência do agente biológico no ambiente; estudos epidemiológicos ou dados estatísticos; outras informações científicas.
Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando: a finalidade e descrição do local de trabalho; a organização e procedimentos de trabalho; a possibilidade de exposição; a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho; as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento.
Equipamentos de Proteção Individual EPIs
Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Só isso ?
NÃO!!!!!!!
Meu Deus o que mais falta professor????
Isolamento Isolamento é : “a separação do grupo, por tempo determinado, do cliente (clientes) com doença transmissíveis ou outra enfermidade graves, até que o agente causador dessa doença tenha sido combatido e não haja risco de transmissão para outras pessoas”.
Precauções É um conjunto de medidas e recomendações que visam evitar ou diminuir a transmissão direta ou indireta de doenças infecto contagiosas ou microrganismos de importância epidemiológica entre pacientes, profissionais de saúde ou visitantes dento do serviço de saúde.