Deltas e Estuarios

karlaazevedoo 280 views 20 slides Nov 25, 2019
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Ambientes Deltaico e Estuarino


Slide Content

T É CNICO EM GEOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉ DIO DOCENTE FILIPE EZEQUIEL AMBIENTES DELTAICOS E ESTUARINOS. Picuí /PB Novembro /201 9

Discentes : Fabiola Clementino da Silva Casado Karla Maysla Azevedo Silva

Deltas: “Acumulações costeiras subaquosas e subáreas, construídas a partir de sedimentos trazidos por um rio, incluindo os depósitos afeiçoados pelos agente da bacia receptora, como ondas, correntes e marés.” Classificação dos deltas : Domínio Fluvial Dominados por ondas Dominados por marés

Ciclo de um Delta: Fase construtiva (Ativa sedimentação com progradação rápida ao redor da foz), Fase Destrutiva (Retrabalhamento dos depósitos por meio de processos da bacia receptora) O delta do Mississippi, começou a ser construído a cerca de oitocentos anos.

Dinâmica deltaica é influenciada por fatores,como: “Sine qua non” ( deficit e nergia da bacia receptora) Regime Fluvial (diferença de canais ) Processos Costeiros (efeitos de ondas e marés) Fatores Climáticos (tropical vs Árido) Comportamento tectônico ( subsidência )

Divisão do Delta: Planície Deltaica: - Superfície sub horizontal adjacente á desembocadura da corrente fluvial. - Presença de lagos, pântanos e manguezais. -Argila e Estratificação cruzadas. -As unidades são chamadas de depósitos Dorsais.

Divisão do Delta: Frente Deltaica: -Área frontal de deposição ativa do delta que avança sobre o prodelta. -Siltes e areias fina e Estratificação cruzada acanalada. -As unidades são chamadas de depósitos frontais.

Divisão do Delta: Prodelta: -Argilas ricas de matérias orgânicas. -Abaixo da frente deltaica.

D eltas brasileiros :

Ambiente Estuarino: O que é um estuário ? -estuário positivo -estuário negativo

Geomorfologia: Estuários em planícies costeiras ou aluvionares - formados por ramificação gradual de sistemas fluviais; são geralmente compridos e estreitos;

Estuários formados tectonicamente - resultado,normalmente,grandes baías fechadas; Geomorfologia:

Estuários do tipo fiorde - formado por acção glaciar; são geralmente profundos,estreitos e fortemente estratificados;

Estuários gerados por barra e/ou diques - resultam do encerramento natural e/ou artificial de baías localizadas em zonas costeiras com fortes correntes litorais.

Características físico-químicas de um estuário: As zonas de influência das marés de salinidade são afetadas por variações nas características físico-químicas. Água do mar pH alcalino= 7,8 a 8,4 Água do rio pH ácido= em torno de 5 pH alcalino= cerca de 8 Ambiente Estuarino:

Sedimentação estuarina: O transportes do material de fundo é sempre verificado,porém em escala limitada,pela reversibilidade das correntes de maré. Vasa: é um tipo característico de depósito inconsolidado existente em lagos,estuários e fundos submarinos. Podem ser reconhecidas em duas fases: Inerte Sujeita a transformações químicas

Sedimentação estuarina: a precipitação: produzindo a erosão,arrastamento e posterior deposição de matéria particulada no leito do estuário; a lateralização: responsável pela formação de sapais e áreas sujeitas á oscilação da maré exportação: provocando um assoreamento na zona costeira e uma disseminação de poluentes ao longo do sistema fluvial; a importação: transporte de partículas para montante por acçao da maré; a dragagem: acção mecanica exterior que pode determinar a ressuspensão de partículas sedimentadas.

E stuários brasileiros mais representativos são : -Estuário Santista

Hidrodinâmica do ambiente estuarino: -Circulação estuarina: é baseado no conceito de cunha salina.

Diferença de Delta e Estuário : Estuário e Delta do Amazonas