T É CNICO EM GEOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉ DIO DOCENTE FILIPE EZEQUIEL AMBIENTES DELTAICOS E ESTUARINOS. Picuí /PB Novembro /201 9
Discentes : Fabiola Clementino da Silva Casado Karla Maysla Azevedo Silva
Deltas: “Acumulações costeiras subaquosas e subáreas, construídas a partir de sedimentos trazidos por um rio, incluindo os depósitos afeiçoados pelos agente da bacia receptora, como ondas, correntes e marés.” Classificação dos deltas : Domínio Fluvial Dominados por ondas Dominados por marés
Ciclo de um Delta: Fase construtiva (Ativa sedimentação com progradação rápida ao redor da foz), Fase Destrutiva (Retrabalhamento dos depósitos por meio de processos da bacia receptora) O delta do Mississippi, começou a ser construído a cerca de oitocentos anos.
Dinâmica deltaica é influenciada por fatores,como: “Sine qua non” ( deficit e nergia da bacia receptora) Regime Fluvial (diferença de canais ) Processos Costeiros (efeitos de ondas e marés) Fatores Climáticos (tropical vs Árido) Comportamento tectônico ( subsidência )
Divisão do Delta: Planície Deltaica: - Superfície sub horizontal adjacente á desembocadura da corrente fluvial. - Presença de lagos, pântanos e manguezais. -Argila e Estratificação cruzadas. -As unidades são chamadas de depósitos Dorsais.
Divisão do Delta: Frente Deltaica: -Área frontal de deposição ativa do delta que avança sobre o prodelta. -Siltes e areias fina e Estratificação cruzada acanalada. -As unidades são chamadas de depósitos frontais.
Divisão do Delta: Prodelta: -Argilas ricas de matérias orgânicas. -Abaixo da frente deltaica.
D eltas brasileiros :
Ambiente Estuarino: O que é um estuário ? -estuário positivo -estuário negativo
Geomorfologia: Estuários em planícies costeiras ou aluvionares - formados por ramificação gradual de sistemas fluviais; são geralmente compridos e estreitos;
Estuários do tipo fiorde - formado por acção glaciar; são geralmente profundos,estreitos e fortemente estratificados;
Estuários gerados por barra e/ou diques - resultam do encerramento natural e/ou artificial de baías localizadas em zonas costeiras com fortes correntes litorais.
Características físico-químicas de um estuário: As zonas de influência das marés de salinidade são afetadas por variações nas características físico-químicas. Água do mar pH alcalino= 7,8 a 8,4 Água do rio pH ácido= em torno de 5 pH alcalino= cerca de 8 Ambiente Estuarino:
Sedimentação estuarina: O transportes do material de fundo é sempre verificado,porém em escala limitada,pela reversibilidade das correntes de maré. Vasa: é um tipo característico de depósito inconsolidado existente em lagos,estuários e fundos submarinos. Podem ser reconhecidas em duas fases: Inerte Sujeita a transformações químicas
Sedimentação estuarina: a precipitação: produzindo a erosão,arrastamento e posterior deposição de matéria particulada no leito do estuário; a lateralização: responsável pela formação de sapais e áreas sujeitas á oscilação da maré exportação: provocando um assoreamento na zona costeira e uma disseminação de poluentes ao longo do sistema fluvial; a importação: transporte de partículas para montante por acçao da maré; a dragagem: acção mecanica exterior que pode determinar a ressuspensão de partículas sedimentadas.
E stuários brasileiros mais representativos são : -Estuário Santista
Hidrodinâmica do ambiente estuarino: -Circulação estuarina: é baseado no conceito de cunha salina.
Diferença de Delta e Estuário : Estuário e Delta do Amazonas