Dieta de atkins

VicenteLoureiro 118 views 8 slides Apr 02, 2018
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Um trabalho sobre uma das muitas dietas que atualmente existem.


Slide Content

Vicente Loureiro nº 21 Escola Engº Nuno Mergulhão Portimão Disciplina de Ciências Naturais Professora: Maria da Luz Quintans

A dieta de Atkins restringe a ingestão de qualquer tipo de carboidrato, o que leva o organismo a passar por um processo bioquímico que faz o fígado transformar a gordura do corpo em corpos cetônicos. Essas últimas substâncias então são utilizadas como fonte de energia no lugar do carboidrato não consumido, o que levaria ao emagrecimento. Tal acontecimento é conhecido como cetose. Segundo pesquisas, é possível eliminar até  8 quilos em apenas 1 mês com a dieta de Atkins . Porém, alguns especialistas alertam que ela promove mais a queima de massa muscular que adiposa, o que não é saudável para o organismo.

todos os cortes e tipos de carnes [bovina, frango, suína, peixes, carnes de caça], óleos vegetais [canola, soja, girassol] presuntos de todos os tipos gorduras de origem animal como manteiga, nata [2 colheres de sopa/dia] queijos duros e amarelos na quantidade máxima de 30g /dia ovos à vontade [inclusive maionese caseira feita com gemas e óleo] adoçantes como zero cal e adocyl, refrigerantes zero como guaraná e coca-cola café, chá de ervas, água, mate [use adoçante] verduras permitidas [ até 3 xícaras arrumadas frouxamente por dia] : alface, vegetais folhosos em geral, beringela, abobrinha, chuchu, tomate [até 2 por dia], couve, couve-flor, brócolis, rabanete, cheiro verde, pimentão, pepino, picles, repolho, acelga, cebola, alho .

Para que o organismo se acostume sem carboidratos, retira-se aos poucos do seu cardápio. Desse modo, nas primeiras 2 semanas, ingere-se no máximo 20 gramas desse nutriente por dia, sendo as suas fontes principais os vegetais permitidos. Nas próximas semanas, são permitidos até 40 gramas de carboidrato por dia, ou seja, pode-se dobrar a quantidade de vegetais permitidos. Então, o resto do seu cardápio será formado essencialmente por proteínas como carnes, ovos, queijos amarelos e gorduras. No café da manhã , pode-se abusar, comendo o que se quiser , contanto que não se pode alimentar de carboidratos. Portanto, faz-se uma omelete com pedaços de queijo e presunto e beba um copo de café preto com adoçante. Na fase da indução, ou seja, os primeiros 14 dias, o queijo deve ser consumido na quantidade de 30g/dia no máximo. Use queijos duros e amarelos como provolone, mussarela, prato, nada de queijos magros como ricota, cottage e etc..

Por ser tão restritiva, a dieta de Atkins causou polêmicas no meio médico. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. Por isso, ficar sem essa substância pode levar ao cansaço, à tontura, à alteração de humor, ao sono excessivo, a desmaios e aos tremores. Além disso, o cérebro ficará sem energia, o que causa problemas de concentração. Com isso, ele liberará mais gorduras saturadas no organismo, o que leva ao aumento do colesterol e a possíveis doenças cardiovasculares. E como a ingestão de fibras é pequena também. Assim, o intestino pode ficar lento e com prisão de ventre. Essa dieta não pode ser seguida por mulheres grávidas e por pessoas com problemas renais, porque as primeiras semanas dela fazem com que os rins se esforcem demasiadamente.

A rotina alimentar desta dieta é de extremos. Você reduz drasticamente o consumo de carboidratos e ingere proteínas e gorduras em excesso. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio . A Dieta da Proteína está no grupo das ditas restritivas, ou seja, é uma dieta que interfere radicalmente na sua rotina, te privando de consumir algum tipo de alimentos, no caso, os carboidratos. Toda mudança radical é difícil de seguir e interfere até no seu humor. Você está disposto a levar uma vida de privações ?  Como na maioria das dietas restritivas, para fazer a Dieta da Proteína, você conta com a lista de regras e restrições de cardápio. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde . Normalmente quando você faz uma dieta da moda, lê o cardápio e as regras e faz tudo sozinho o que torna mais difícil se manter firme, com a Dieta da Proteína não é diferente . Embora, tenha sido criada por um médico, a Dieta da Proteína, assim como a maioria das dietas da moda, é normalmente feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação .

Na Dieta da Proteína você come proteínas e gorduras em excesso e ingere carboidratos em escassez. Por exemplo, você come uma grande quantidade de carnes e queijos, mas restringe o consumo de pães, massas, doces e até de algumas verduras e frutas.

Fim
Tags