Diplópodes (gr. diploos = duplo + podos = pé ). Diplópode (ou diplópodo , milípede ) é qualquer organismo da classe Diplopoda do filo dos Artrópodes que inclui os embuás , piolhos-de-cobra e gongôlos. São animais herbívoros e detritívoros, isto é, se alimentam de detritos, como matéria vegetal morta. Quando se sentem ameaçados, os diplópodes enrolam-se, fingindo-se de mortos. Em outras situações, eliminam substâncias repelentes que afastam predadores, como o cianeto de hidrogênio. O corpo dos diplópodes é dividido em; cabeça pequeno tórax e um longo abdome segmentado . Possuem corpo cilíndrico, com um par de antenas, olhos simples e dois pares de patas locomotoras por segmento ( que podem variar de 9 a 200 ).
Sistema Reprodutor A reprodução é sexuada. *Todos os diplópodes são ovíparos. Os sexos são separados. A femea coloca ovos em um “ninho” no solo e os cria. *Passam por sete estádios larvares diferentes até atingerem a fase adulta.
Sistema Respiratório O sistema respiratório é traqueal. Sistema Nervoso É ganglionar e ventral. *possuem visão por ocelos, e cerdas táteis com orgãos sensoriais. Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é aberto.
Sistema Digestivo O sistema digestivo é completo. Sistema Excretor A excreção é feita por tubos de Malpighi .
C uriosidade Os Diplópodes antigamente pertenciam à classe dos Miriápodes, junto com os Quilópodes. As diferenças entre as duas novas classes são que Quilópodes tem forcípulas (que inoculam veneno), Diplópodes tem antenas; Quilópodes são carnívoros, Diplópodes são herbívoros; Diplópodes são cilíndricos, Quilópodes são achatados; Quilópodes tem 1 par de patas por segmento, Diplópodes tem 2 pares de patas por segmento.
Lolla (Cássia) Bárbara Raissa Raissa Lima Por: Lolla Aetternuhh Sttar