MITO O ser humano sempre busca explicações para as coisas. A 1º forma de explicação é o MITO.
Depois o homem não está mais satisfeito somente com o mito e busca explicações lógico-argumentativas para os fenômenos. Nasce a FILOSOFIA.
Os 1ºs filósofos são os pré-socráticos, mas a filosofia só ganha maioridade com Platão e Aristóteles. A mitologia existe até hoje porque a filosofia e a ciência ainda não conseguiram explicar todos os fenômenos.
História ou relato que narra a origem de algo com o objetivo de explicar o que aconteceu, como e por que. Existem mitos para explicar todas as coisas curiosas.
Mas a ciência, quando explica algo, também faz um relato. O que difere a ciência do mito? O mito não usa exclusivamente explicações racionais e/ou físicas.
O mito se vale de acontecimentos e seres sobrenaturais para explicar aquilo que deseja.. No mito, os fenômenos naturais, os sobrenaturais e os deuses comandam os acontecimentos e o homem nada pode fazer para que aconteça ou deixe de acontecer algo.
Tudo está DESTINADO a acontecer e o homem é uma vítima desse DESTINO, como o mito de ÉDIPO (ler pg. 11).
Homero e hesíodo A mitologia grega era composta de deuses, heróis, quimeras, titãs, etc , e os homens apareciam como coadjuvantes nas histórias, quase sempre usados pelos deuses em suas infinitas intrigas e luta pelo poder. Características da mitologia grega:
Cosmogonia: os mitos tentam explicar o Cosmos (universo) a partir do nascimento dos deuses.
Antropomorfismo: os deuses possuem muitas características humanas (ódio, amor, paixão, cobiça, beleza).
Crença no destino: os deuses seriam sempre responsáveis por tudo o que ocorre e sabiam, antecipadamente, o que ia ocorrer. As deusas do destino decidiam nossa vida antes mesmo de nascermos.
Naturalismo: fogo, terra, água, ar, etc. Os deuses tinham uma relação próxima com a natureza.
Explicação: o mito se apresentava como verdade, no sentido de que tinha a explicação correta para os fenômenos e acontecimentos.