Apoio Institucional Equipe: Enfa . Tatiana, Nutri. Sanay e Enfa . Kelly
O que é o Apoio Institucional? Está inserido no Núcleo de Monitoramento. Trabalha não só com o PMAQ, mas com toda relação que envolve o trabalho dos atores da ESF. É um instrumento utilizado para potencializar o trabalho vivo das equipes, atentando para as direções do seu uso. O apoio institucional busca auxiliar as equipes na tarefa de colocar o seu trabalho e as suas práticas em análise, por um lado, e na construção/experimentação de intervenções, por outro.
Ora ajudando as equipes a explicitarem e lidarem com problemas, desconfortos e conflitos, ora auxiliando a construção e utilização de ferramentas e tecnologias . O apoio institucional reconhece a complexidade do trabalho e toma os problemas concretos, os desafios e tensões do cotidiano como matéria-prima para o seu trabalho, buscando, sempre que necessário, facilitar a conversão de situações paralisantes em situações produtivas
Objetivos Acompanhar e orientar as equipes da Estratégia Saúde da Família no que se refere ao seu processo de trabalho e suas nuances; Realizar visitas institucionais de acordo com cronograma mensal; Intermediar situações-problema juntamente aos responsáveis técnicos dos programas do Ministério da Saúde, bem como, com os setores de logística, informática, infraestrutura, dentre outros. Implementar as ações do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-PMAQ
Metodologia. A priori, será produzido um diagnóstico situacional a partir de check list repassado durante as visitas institucionais e observação de como se dá o processo de trabalho de cada equipe. A posteriori, serão realizadas reuniões com diretores de unidades de referência, com enfermeiros de equipes vinculadas e com equipes de saúde para apresentação e planejamento dos trabalhos do apoio institucional. Por fim, será construído relatório trimestral para dar feed back às equipes quanto as suas demandas.
Resultados Esperados. Espera-se que o apoio institucional contribua para a construção coletiva de um processo de trabalho em saúde resolutivo e humanizado, melhorando a qualidade do atendimento e o acesso dos usuários aos serviços de saúde, bem como, melhorar as condições de trabalho dos profissionais envolvidos nesse processo.