A actividade de qualquer organismo altera o meio ambiente em que se encontra de uma forma directa ou indirecta.
Os organismos podem alterar as condições - ex: a transpiração de uma planta arrefece a atmosfera - adicionar ou subtrair os recursos que poderíam estar disponíveis a outros organism...
A actividade de qualquer organismo altera o meio ambiente em que se encontra de uma forma directa ou indirecta.
Os organismos podem alterar as condições - ex: a transpiração de uma planta arrefece a atmosfera - adicionar ou subtrair os recursos que poderíam estar disponíveis a outros organismos - ex: quando uma árvore sombreia outras plantas que estão abaixo de si ou quando um boi come capim.
Size: 104.51 KB
Language: pt
Added: Sep 20, 2025
Slides: 11 pages
Slide Content
Ecossistemas naturais e artificiais Segundo a sua situação geográfica, os principais ecossistemas são classificados em terrestres e aquáticos. Em qualquer dos casos, são quatro os seus constituintes básicos: Substâncias abióticas - compostos básicos do meio ambiente . Produtores - seres autotróficos, na maior parte dos casos plantas verdes, capazes de fabricar a sua própria substância a partir de substâncias inorgânicas simples .
Con t . Ecossistemas naturais e artificiais Consumidores - organismos heterotróficos, quase sempre animais, que se alimentam de outros seres ou de partículas de matéria orgânica . D ecompositores - seres heterotróficos, na sua maioria bactérias e fungos que, decompondo as complexas substâncias dos organismos mortos, ingerem partes destes materiais libertando, em contrapartida, substâncias simples que, lançadas no ambiente podem ser assimiladas pelos produtores.
Con t . Ecossistemas naturais e artificiais Há grande diversidade de ecossistemas: Ecossistemas naturais Os ecossistemas naturais são aqueles ecossistemas formados pelo processo de sucessãoecológica , sendo capazes de se auto-sustentarem, ou seja, em que predomina a ação dos processosde manutenção ecológica em relação aos processos de controle antrópicos (Odum, 1988).
Con t . Ecossistemas naturais Comoexemplos de ecossistemas naturais podem ser citados os lagos, os rios, as florestas, os campos, dentre outros . A FAO define a floresta como uma “ área medindo mais de 0,5 ha comárvores maiores que 5m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvorescapazes de alcançar estes parâmetros in situ ”
Con t . Ecossistemas naturais Floresta são terras que ocupam no mínimo de 1 ha com cobertura de copa > 30%, e com árvores com potencial para alcançar uma altura de 3 metros na maturidade, áreas florestais temporariamente desbravadas e áreas onde a continuidade do uso da terra excederiam os limiares de definição de floresta, ou árvores capazes de alcançar esses limites in situ .
Con t . Ecossistemas naturais Deserto é uma região que recebe cerca de menos de 250 milímetros de chuva ao ano. Esses ambientes são caracterizados pela baixa humidade e pela elevada amplitude térmica. São regiões que possuem condições geográficas inóspitas que dificultam o desenvolvimento de formas de vida.
Con t . Ecossistemas naturais Eles estão localizados em todos os continentes do globo e cobrem uma parte significativa da superfície terrestre
Ecossistemas artificiais Os ecossistemas antrópicos são construídos pelo ser humano, por meio de modificações nosecossistemas naturais existentes numa paisagem, ou sua total substituição. Os ecossistemasantrópicos incluem os ecossistemas agrários e os ecossistemas urbano-industriais.
Con t .Ecossistemas artificiais Os ecossistemas urbano-industriais são ecossistemas incompletos ou heterotróficos, dependentes de grandes áreas externas a eles para a obtenção de energia, alimentos, fibras, água e outros materiais .
Cont.Ecossistemas artificiais Algumas características próprias dos sistemas urbano-industriais são : ( 1) um metabolismomuito intenso por unidade de área, exigindo um influxo maior de energia concentrada ( atualmentesuprida , na maior parte, por combustíveis fósseis); ( 2) uma grande necessidade de entrada de materiais, como metais para uso comercial e industrial, acima e além do necessário para asustentação da própria vida;
Cont.Ecossistemas artificiais e (3) uma grande saída de resíduos, muitos dos quais são substânciasquímicas sintéticas mais tóxicas do que os seus precursores naturais (Odum, 1988 ). A paisagem urbana apresenta uma grande proporção de espaços não permeáveis, o quealtera o funcionamento do ciclo hidrológico nesse ecossistema, dificultando a infiltração de água nosolo e aumentando seu escoamento superficial. Problemas como erosão do solo urbano eassoreamento de ecossistemas aquáticos aparecem como conseqüências dessas alterações.