Apresentação elaborada para a disciplina de contabilidade internacional como requisito de nota para a conclusão do curso de contábeis.
Size: 1.75 MB
Language: pt
Added: Sep 02, 2012
Slides: 25 pages
Slide Content
Antônio Alberto Saraiva GRUPO ALSARAIVA
ANTÔNIO ALBERTO SARAIVA 50 ANOS CASADO, 6 FILHOS LUSO-BRASILEIRO, NASCIDO EM PORTUGAL MÉDICO FORMADO PELA SANTA CASA DE SÃO PAULO PRESIDENTE DA HOLDING ALSARAIVA CRIADOR DAS MARCAS Habib's , Ragazzo , Box30, Promilat , Ice Lips / Portofino , Arabian Bread, Voxline , PPM, Bib's Tur , Vector 7, Franconsult , Plannej
“ Somos a maior rede de fast food de culinária árabe do mundo. E com orgulho de ser genuinamente brasileira” SARAIVA (2012)
A vinda para o brasil Nascido em Portugal , Saraiva veio para o Brasil com apenas 6 meses de idade. Foi criado em Santo Antonio da Platina, no Paraná, e aos 17 anos veio para São Paulo com a idéia de ser médico. Quase desistiu, porque só conseguiu passar no 3º ano de vestibular.
Da padaria ao sucesso Como meio de sustento da família, iniciaram a operação com uma padaria no bairro comercial do Brás, Zona Leste da cidade de São Paulo. Mas logo no primeiro ano de curso, a violência da cidade grande mudou o destino de Alberto: em um assalto ao estabelecimento comercial, seu pai foi morto. Sendo o filho mais velho, se viu obrigado a se dedicar ao negócio da família, dividindo o seu tempo entre o curso de medicina na Santa Casa de São Paulo e a padaria da família. Mal sabia ele que , ironicamente, ali começava sua história de sucesso.
O primeiro lucro Inexperiente, passou por muitas dificuldades gerindo a padaria e percebeu que era preciso conhecer o trabalho realizado na empresa para não depender de seus funcionários. O negócio prosperou e, em 1976, obteve seu primeiro lucro comercial com a venda da padaria, vendeu o negócio por 16 vezes mais do que seu pai tinha investido , o qual investiu em uma lanchonete na Rua Cerro Corá, no bairro da Lapa . Essa foi a primeira negociação de muitas que ainda viriam, “Em cinco anos eu tive 22 negócios diferentes”. O valor do esforço de Alberto é maior na medida em que conseguiu prosperar nos negócios ao mesmo tempo em que concluiu o curso de medicina, porém não exerceu a profissão.
O mestre libanês Administrando a lanchonete, conheceu um dos melhores cozinheiros árabes de São Paulo, Paulo Abud, libanês aposentado que morava no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo . Muito cedo, conversando, os dois perceberam que os restaurantes especializados nesse tipo de comida eram raros e com preços altos. Paulo Abud foi o responsável pelo conhecimento de comida árabe de que Alberto precisava para consolidar seu restaurante, f oi ele quem ensinou que os pratos árabes eram saborosos e baratos . Em1988 o Habib's inaugurou sua primeira loja no bairro da lapa em São Paulo.
Nasce o habib’s Com a ajuda de Paulo Abud, Alberto aprendeu a fazer os pratos árabes em uma semana e de modo a garantir a variedade do cardápio e de não apostar somente em produtos específicos, aproveitou a sua experiência profissional e incluiu outros produtos mais comuns ao público brasileiro : pizza, pastel e chope. Além disso, ajustou as receitas árabes ao gosto nacional. Assim , o pão sírio ganhou uma versão mais macia e dourada, charutos e abobrinhas recheadas receberam um molho de tomate especial, a esfiha uma massa mais leve, a carne bovina foi instituída em substituição a carne de carneiro e temperos como alho, hortelã e gergelim foram usados com moderação.
Comida àrabe “popular” Saraiva percebeu uma oportunidade observando o público de baixo poder aquisitivo e esse foi o seu diferencial. Ele democratizou o consumo de seus produtos com preços que são acessíveis ao orçamento dos brasileiros, fazendo com que as pessoas pudessem freqüentar um restaurante, comer bem e gastar pouco.
O fenômeno habib’s A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se uniram com a meta de abrir novas lojas. Em 1992, foi adotado o sistema de franchising , inaugurando a primeira loja franqueada da rede em Santo André, São Paulo. Ao completar 10 anos de atuação no mercado, o Habib's já ultrapassava a marca de 100 lojas. A expansão e solidez da cadeia se assentaram no tripé: preços baixos, variedade e alta performance em qualidade. Em 1999 deu início à campanha "Nosso preço começa com zero ", destacando três produtos que custam menos de R$ 1,00 (pastel, kibe e esfiha). O primeiro mês de campanha conseguiu elevar a venda do pastel em 220% e da esfiha e do kibe em 30 %.
As franquias Visando a padronização e o sucesso das franquias, foi criado um manual de fast-food do Brasil : o manual de operações da rede Habib's. Além disso, foi desenvolvida a ideia de criar a UTIH - Unidade de Terapia Intensiva do Habib's - para diagnosticar e solucionar os problemas das lojas . A atitude foi necessária pois segundo Alberto “Quando eu tinha 16 restaurantes vi que o quibe de um deles estava uma porcaria, resolvi centralizar a produção, hoje temos 13 centrais de produção e distribuição espalhadas pelo país”.
O segredo do negócio Não contrair financiamentos foi a chave do sucesso. Desta forma, uma das políticas da rede Habib's é: o investimento para se abrir uma franquia deve provir do patrimônio do investidor. Por essa razão, permite-se que haja diversos sócios, mas jamais empréstimos e financiamentos. Folha de pagamento enxuta é outro ponto a se destacar quando se trata de despesas.
Cliente em primeiro lugar Seguindo a filosofia: "Não basta atender o cliente com eficiência e sim surpreendê-lo sempre ", a empresa adotou uma série de iniciativas que só contribuíram para o desenvolvimento da marca. A certeza da própria qualidade levou a rede a lançar o "Habib's 28 minutos ". O programa revolucionou os sistemas de entrega de fast-food: se no espaço de 28 minutos , contados a partir do momento em que o pedido é anotado, o cliente não receber a encomenda , não precisa pagar. Além desse diferencial, mantém no ar seu serviço de relacionamento com o cliente, batizado de "Alô Tia Eda".
O cenário do fast-food Seu poder de fogo ainda é pequeno se comparado ao da sua principal concorrente: Mc Donald's . Mas isso não impede o comandante do Habib's de cutucar o gigante do fast-food. Para competir com a rede americana, Alberto Saraiva teve que ser visionário e inovador em um país como o Brasil, marcado pelas crises econômicas, onde mais de 70% das empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de vida. Alberto acredita que o segredo do seu sucesso foi persistir, não aumentar o preço por longos períodos e manter a mesma qualidade do seu produto.
O cenário do habib’s O Habib's atrai multidões de consumidores e lucra na quantidade de produtos vendidos, mesmo com uma baixa margem de lucro. Tudo isso só foi possível graças à personalidade de seu fundador: visionário, determinado e sonhador. Hoje, Alberto Saraiva, é dono de doze empresas que fornecem a matéria-prima e serviços para uma série de processos e serviços da rede. A empresa, como o próprio empresário faz questão de ressaltar, é a maior marca de fast food de comida árabe do mundo. São 407 unidades espalhadas pelo país, 15 mil funcionários e um faturamento de R$ 1 bilhão anual. A franquia ainda possiu lojas no México e Estados Unidos, buscando firmar o seu nome em patamar internacional.
Primeira loja habib’s 1988
O que podemos aprender com o habib’s Venda de produtos alimentícios com valores acessíveis, atendimento rápido e de qualidade, inclusive com garçons. Inovações no cardápio. No início da empresa o objetivo era vender produtos árabes. Decorridos alguns anos, estão sendo comercializados, também, produtos da culinária portuguesa – pasltelzinho de Belém, bolinho de bacalhau, entre outros . Sistema de gestão moderno e que busca constantemente a redução de despesas e a melhoria da cadeia de fornecimento . Diversificação dos investimentos, criando empresas que façam parte da cadeia de fornecimento para o Habib’s: sorvetes e demais sobremesas; pão sírio e outras massas; Call Center para atender aos pedidos dos clientes em “até 28 minutos ou você não pagará pelo lanche”. O objetivo principal das empresas é atender às demandas do Habib’s.
Grupo alsaraiva Controladas da Holding
O grupo alsaraiva HABIB’S A maior rede de fast food brasileira e maior rede de fast food árabe do mundo, com preços acessíveis e o conceito de alimentos padronizados com qualidade . RAGAZZO Rede de fast food de culinária italiana com a mesma receita de sucesso do Habib’s: produtos de qualidade com preço baixo . BOX 30 A nova marca do grupo veio pra se tornar uma nova referência em fast food, com muitas opções de salgados e ótimos preços. Em breve, a Box 30 estará presente em várias cidades espalhadas pelo Brasil, levando até você mais um produto com a qualidade que você já conhece .
O grupo alsaraiva PROMILAT Laticínio criado em 1997, hoje é o maior produtor de queijo de minas do Brasil e o maior captador de leite da bacia leiteira de Promissão, localizada no interior de São Paulo . ICE LIPS/PORTOFINO Produz 2 milhões de litros de sorvetes por mês que, além de serem vendidos nos restaurantes e lanchonetes do grupo, também estão disponíveis em vários supermercados . ARABIAN BREAD Produz mais de 1 milhão de pães sírios, 400 mil discos de pizza, 300 mil pães para hambúrguer, além de milhares de Bib’sfihas folhadas e massas para pasteis e fogazzas, tudo isso mensalmente .
O grupo alsaraiva VOXLINE Criada para suprir as demandas de Delivery do “Alô Tia Eda” da rede Habib’s, a Voxline cresceu rápido e hoje atende também outros setores. A empresa de telemarketing conta com 2,5 mil colaboradores em 1,9 mil postos de atendimento . PPM A agência de propaganda que faz as promoções e o marketing do grupo. Criada em 1997, a PPM foi premiada pelo Instituto Great Places to Work como a 8ª melhor agência do Brasil para se trabalhar . BIB'S TUR Nossa agência de viagens sempre pronta para elaborar os melhores roteiros nacionais e internacionais para você e sua família .
O grupo alsaraiva VECTOR 7 Escritório de arquitetura responsável pelos projetos das lojas da rede, sempre criando um ambiente agradável aos nossos clientes e colaboradores . FRANCONSULT Consultoria de franquia que atende todos os interessados em fazer parte de nossa rede e impulsiona o crescimento do grupo . PLANNEJ Consultoria imobiliária especializada no assessoramento de compra e venda de imóveis .
Os mandamentos da lucratividade ( saraiva,Alberto )
frases do “drº saraiva” “Tinha uma idéia, abria um negócio, quando o movimento da loja estivesse bom eu passava o negócio para frente”. “É melhor ter controle sobre tudo, para que nosso lucro não vá embora em cada etapa do processo”. “Sucesso para nós é a satisfação dos nossos clientes”. “Investimento em profissionalização, para nós, é sinônimo de educação”.
Obrigado pela atenção Grupo 6 Angelo Campos Aline Gardin Eleziel Alves Siqueira Fernando Taglieber João Paulo Mendes Bernardes Priscila Guerra Nantes