Então Pedro se aproximou de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar alguém que peca contra mim? Sete vezes?” Jesus respondeu: “Não sete vezes, mas setenta vezes sete.” Mateus 18.21-22
O Que é Perdão? Perdão é reconhecer que alguém cometeu uma ofensa contra você mas, mesmo assim, decidir largar o rancor e o desejo de retribuição contra essa pessoa.
Casamento:
Casamento Qual é o alicerce do casamento? Relacionamento dos cônjuges com Deus Nosso relacionamento com Deus é baseado em quê? Perdão
Casamento Perdão É a base do cristianismo Base vertical Base horizontal Mateus 18.23-35
Colossenses 3.12-19 Segundo o texto bíblico: Do que somos chamados? Eleitos, santos e amados. Do que devemos nos revestir? Ternos afetos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade. O que devemos fazer? Suportar uns aos outros e perdoar uns aos outros. Que motivação nós temos? Ter sido perdoados pelo Senhor.
O Perdão Bíblico É uma ordem; Não se pode perdoar com palavras e não com o coração; Não é uma tendência natural; Não é ignorar a justiça; Porque Deus nos perdoou é que temos poder e capacidade para perdoar uns aos outros.
Como Pedir Perdão? Reconhecer o pecado sem desculpas ( Sl 51.4); Quebrantamento ( Sl 51.16-17); Decisão interior de mudar ( Sl 51.10,12); Restituição ( Lc 19.8) Reconciliação
Como Perdoar? Devemos sempre lembrar quem somos: A Ceia nos ajuda nisso; Lembrar que somos todos capazes de fazer o pior; Lembrar que ninguém pode chegar para outra pessoa e dizer: “Você é um pecador!”.
Quero Ouvir a Sua Opinião: Por que o perdão é necessário no casamento? Por quais razões o perdão se torna um assunto difícil de ser tratado e praticado no casamento? O que acontece quando há incompreensão e o perdão começa a falhar? O modelo bíblico é de tolerância e perdão. Quais são os benefícios que o casal pode colher ao segui-lo?
Conclusão Devemos colocar em prática no nosso casamento o princípio fundamental do cristianismo, o perdão. Lembrando sempre das promessas de Deus, que quando viermos a Ele pedindo perdão, Ele livremente o concede (1 João 1.9). Por isso que o perdão que estendemos uns aos outros não deve ter limites, da mesma forma que o perdão de Deus é ilimitado (Lucas 17.3-4).