Agora, vamos reforçar os pontos mais relevantes da aplicação para ninguém ficar com dúvida ?
Vou perguntar se o documento é aceito para a realização do ENEM e todos devem responder SIM ou NÃO, informando se o documento é permitido ou não . Se houver necessidade de encaminhar o Participante à Coordenação , informem ! Vamos lá ?
O Participante poderá fazer as provas se apresentar…
SIM NÃO Cópia autenticada de RG ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO
NÃO Identidade de estrangeiro SIM SIM
NÃO Carteira de Trabalho SIM SIM
NÃO Carteira de Conselho Profissional SIM SIM
SIM Certificado de Reservista com foto danificada NÃO ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. DEVERÁ PREENCHER FICHA DE OCORRÊNCIAS. SIM SIM
Certificado de Dispensa de Incorporação NÃO SIM SIM
Certidão de Nascimento NÃO ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO SIM
NÃO Certidão de Casamento ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO SIM
SIM NÃO Título eleitoral ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO
NÃO Rani ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO SIM
SIM SIM SIM CNH vencida NÃO ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. DEVERÁ PREENCHER FICHA DE OCORRÊNCIAS.
NÃO Identidade funcional de natureza privada ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO SIM
TODA E QUALQUER DÚVIDA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE DEVERÁ SER ENCAMINHADA À COORDENAÇÃO.
NENHUM PARTICIPANTE PODERÁ SER IMPEDIDO DE REALIZAR AS PROVAS SEM QUE PASSE ANTES PELA COORDENAÇÃO.
DÚVIDAS?
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre Coleta de Dado Biométrico ?
FICHA PARA COLETA DE DADO BIOMÉTRICO
DE ACORDO COM O QUE ESTUDAMOS ATÉ AQUI, INDIQUE SE CADA ITEM, A SEGUIR, ESTÁ CERTO OU ERRADO”. “ ATIVIDADES
O Participante receberá a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Chefe de sala, juntamente com o Cartão-Resposta, e deverá, imediatamente, fazer a coleta do dado biométrico sozinho, observando as orientações constantes na Ficha. O Participante receberá a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Chefe de sala, juntamente com o Cartão-Resposta, e deverá aguardar orientações para preenchê-la. A responsabilidade da coleta do dado biométrico é do Chefe de sala, no momento da Identificação do Participante. ERRADO ATIVIDADES
Nos dois dias do Exame, a coleta de dado biométrico será feita pelo Chefe de sala, no momento da Identificação do Participante. CERTO ATIVIDADES
No momento da coleta de dado biométrico, um Participante se recusou a fazê- la, alegando ter alergia ao material utilizado para a coleta. O Participante não será eliminado porque a justificativa apresentada está de acordo com o previsto no Manual. O Chefe de sala deverá solicitar a presença do Coordenador de local para testemunhar a recusa. O Coordenador encaminhará o Participante à Coordenação e, caso ele insista em não fazer a coleta, deverá ser eliminado. Após a eliminação, o Chefe de Sala deverá registrar o fato na Ata de Sala e preencher o respectivo campo na Ficha para Coleta de Dado Biométrico. A única justificativa aceita para não fazer a coleta é a ausência dos dedos das mãos. ERRADO ATIVIDADES
No momento da coleta de dado biométrico, uma Participante se recusou a fazê-la por não ter os polegares. O Chefe de sala deverá coletar o dado biométrico de qualquer outro dedo e registrar o fato na Ata de Sala. CERTO ATIVIDADES
ATENÇÃO! EXCEÇÃO! Caso o Participante informe que possui fobia de toque, o Chefe de sala deve permitir que ele faça a coleta de dado biométrico sozinho, mas orientá-lo e permanecer ao seu lado durante toda a coleta, que deve ser feita no momento de Identificação dos Participantes. CAPRICHE! Mostre todo o seu potencial! Será que alguém irá comprar?
DÚVIDAS?
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre Tentativa de cola ?
NOVIDADE ! Esse ano, o Fiscal de banheiro usará o detector de metais na entrada do banheiro, em cada Participante, após o início das provas. Você sabe como funciona o detector de metais?
IMPORTANTE : O equipamento deverá estar ligado SEMPRE no “ Modo Sonoro/Vibrar ” No caso de o detector de metais apitar ou vibrar, o Fiscal nunca deverá tocar no Participante, mas seguir os procedimentos que vimos no vídeo.
Imagine a seguinte situação: 1 :: Se o celular tocar, mas estiver acondicionado corretamente, ou seja, dentro de Envelope Porta-Objetos lacrado e embaixo da carteira, o que fazer? RESPOSTA: O Aplicador deverá encaminhar o Participante para a Coordenação. Lá, ele vai abrir o Envelope Porta-Objetos, desligar o celular e colocá-lo em outro Envelope, que deve ser lacrado e identificado de novo. Em seguida, o Participante deve ser levado à sala novamente para continuar as provas.
E nessas situações? Se o celular estiver no envelope porta-objetos, mas ele não estiver lacrado? Se o celular estiver fora do envelope porta-objetos, mas embaixo da carteira? E se o celular estiver dentro do envelope porta-objetos lacrado, mas no bolso do Participante ? E se qualquer participante tentar entrar no banheiro portando celular, esteja ele no envelope plástico porta-objetos ou não? TODAS AS SITUAÇÕES ELIMINAM! O COORDENADOR DEVE SER CHAMADO PARA VERIFICAR O FATO.
Agora, vamos analisar um caso mais difícil... 2 :: Um celular tocou em sala. Ele estava dentro do Envelope Porta-Objetos – devidamente lacrado. O Envelope estava dentro da bolsa da Participante, que estava embaixo da carteira. Este é um caso de eliminação?
Vamos conferir! O envelope porta-objetos está lacrado? SIM. O celular está dentro do envelope porta-objetos? SIM. O envelope porta-objetos está embaixo da carteira? SIM, porque está dentro da bolsa e a bolsa inteira está embaixo da carteira, ou seja, a Participante não estava portando o celular. Então, este NÃO é um caso de eliminação. Perceba que este caso não apresenta riscos de tentativa de cola.
VAMOS VER OS DOIS CASOS A SEGUIR. RESPONDAM SE ESTÃO CERTOS OU ERRADOS. ATIVIDADES
C CASO 1 O Participante foi ao banheiro e, ao passar por vistoria eletrônica, o detector de metais apitou/vibrou no bolso de trás da calça. Eram 14h17. O Fiscal de banheiro pediu que ele retirasse o que constava no bolso. O Participante retirou uma carteira com moedas. O Fiscal, então, passou o detector de metais novamente. ✔ O detector não apitou/vibrou mais, o Participante não foi eliminado e pôde finalizar o Exame sem intercorrências.
CASO 2 Durante a realização das provas, o Participante foi ao banheiro. Ao passar por vistoria eletrônica, o detector de metais vibrou próximo ao bolso da frente da calça. Eram 15h18. O Fiscal de banheiro pediu que o Participante retirasse o que tinha no bolso. O Participante retirou um Envelope Porta Objetos lacrado, que continha um celular dentro. O Participante não foi eliminado e finalizou o Exame sem intercorrências porque o celular estava desligado e guardado no Envelope Porta Objetos lacrado. E O Participante não pode guardar o Envelope Porta Objetos no bolso e será eliminado de acordo com o Edital .
DÚVIDAS ?
Agora, vamos simular o preenchimento da Ata de Sala ?
NESSE EXERCÍCIO, TEMOS UM RELATO DE APLICAÇÃO DO CHEFE DE SALA MANOEL . A PARTIR DAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO MESMO, SIMULE O PREENCHIMENTO DA ATA DE SALA. ATIVIDADES
1 Situação ATA DE SALA Situação 1 – Chefe de Sala No primeiro dia da aplicação, o Participante JOSÉ DA SILVA, inscrição 201609873456, se apresentou à Aplicadora e informou que estava com conjuntivite. Então, a Aplicadora Adriana Souza Pinheiro (CPF 888.444.222-00 Telefone celular 41.2341-7609) encaminhou o Participante para a Coordenação. A Coordenadora Joana, por sua vez, o encaminhou para a Sala Extra . COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?
ATIVIDADES
2 Situação Situação 2 – Chefe de Sala Entre 13h e 13h30min, cumprimos os procedimentos preliminares de segurança . Inicialmente, vistoriamos os lanches e verificamos se os envelopes porta-objetos estavam lacrados . Às 13h15min, o Assistente Paulo José fez a entrega do envelope de provas na sala. Às 13h20min, dei os avisos verbais aos Participantes. Com os avisos dados, abri o envelope de provas às 13h25min e iniciei a distribuição dos Cadernos de Questões . O Assistente retornou à sala para buscar um Caderno de Questões para o Participante da Sala Extra que apresentou Determinação Judicial. COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?
ATIVIDADES
3 Situação Situação 3 – Chefe de Sala A sirene tocou às 13h30min e autorizei o início das provas. Em seguida, procedemos à identificação dos Participantes. Foi quando percebemos que o Participante ANDRÉ GUSMÃO FREITAS, inscrição 201607354147 tinha marcado no Cartão-Resposta a cor do seu Caderno de Questões amarelo, mas, na verdade, era azul. Durante a identificação, a Participante LAURA BARBOSA MELO, inscrição 201606483646, solicitou correção de seu nome para LAURA BARBOSA MELO SANTOS. COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?
ATIVIDADES
4 Situação Situação 4 – Chefe de Sala Durante a aplicação , a Aplicadora Adriana percebeu que o Participante MARCELO COSTA ALMEIDA, inscrição 201600458390, estava utilizando lapiseira para realizar as provas. Encaminhamos à Coordenação e o mesmo foi eliminado. COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?
ATIVIDADES
5 Situação Situação 5 – Chefe de Sala Às 14h20min, o Assistente passou na sala para coletar as abstenções . De 40 participantes, informei que havia 2 ausentes. As provas terminaram às 18h. Depois que os Participantes FERNANDA BEZERRA MORAIS, inscrição 201600987345, DANIEL LIMA ROCHA, inscrição 201600374839, LETICIA MIRANDA ARAÚJO, inscrição 201603746278, deixaram a sala de provas, conferimos os materiais de sala. Além disso, a Participante MARÍLIA ALBUQUERQUE ANDRADE, inscrição 201637478375, deixou o Cartão-Resposta em branco. Dados do Chefe de Sala: Manoel Pereira Santos CPF: 222.567.345-90 Telefone celular (41) 9955- 8765 COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?
ATIVIDADES
VÍDEO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Agora, vamos falar um pouco sobre os pontos mais importantes do Atendimento Especializado ?
Participante AUSENTE Participante Presente que pode ASSINAR Participante Presente que NÃO pode assinar LISTA DE PRESENÇA / ATA DE SALA AÇÕES DO CHEFE DE SALA Preencher os campos “Presente”, “Ausente” ou “Sala Extra”. Coletar a assinatura .
LISTA DE PRESENÇA / ATA DE SALA
REQUERIMENTO DE TEMPO ADICIONAL
DECLARAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO O Aplicador Especializado deve sair da sala para o Participante preencher a Declaração. Caso seja necessário, o Chefe de Sala deve ajudar no preenchimento.
ATENÇÃO! Nas salas com atendimento individualizado , devido a utilização de prova ampliada ou superampliada com Ledor , o Chefe de sala deverá entregar ao Participante uma prova ampliada ou superampliada da mesma cor da prova regular que será entregue a cada um dos ledores .
Se o Participante na sala de Atendimento Especializado não puder assinar, o Chefe de sala, no momento da identificação, deverá marcar sim no item 7 da Ata de Sala e registrar o caso no campo 11 da mesma Ata. CERTO ATIVIDADES
O Participante com deficiência que não solicitou atendimento especializado na inscrição, mas informou à coordenação antes das provas, poderá ser atendido, desde que haja condições para esse atendimento, incluindo autorização de tempo adicional . CERTO ATIVIDADES
O Chefe de sala é o responsável pelo preenchimento da Declaração de Atendimento Especializado . ERRADO . O Participante é o responsável pelo preenchimento da Declaração de Atendimento Especializado. Caso necessário, o Chefe de sala pode apenas ajudar no preenchimento do formulário. ATIVIDADES