ENEM_Capacitação Equipe de Aplicação.pptx

RisomarMadureira1 4 views 64 slides Sep 18, 2025
Slide 1
Slide 1 of 64
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64

About This Presentation

Capacitação de equipes para trabalhar no ENEM


Slide Content

CAPACITAÇÃO EQUIPE DE APLICAÇÃO ENEM 2016

vindos! Bem

VÍDEO EQUIPE DE APLICAÇÃO

Agora, vamos reforçar os pontos mais relevantes da aplicação para ninguém ficar com dúvida ?

Vou perguntar se o documento é aceito para a realização do ENEM e todos devem responder SIM ou NÃO, informando se o documento é permitido ou não . Se houver necessidade de encaminhar o Participante à Coordenação , informem ! Vamos lá ?

O Participante poderá fazer as provas se apresentar…

SIM NÃO Cópia autenticada de RG ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO

NÃO Identidade de estrangeiro SIM SIM

NÃO Carteira de Trabalho SIM SIM

NÃO Carteira de Conselho Profissional SIM SIM

SIM Certificado de Reservista com foto danificada NÃO ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. DEVERÁ PREENCHER FICHA DE OCORRÊNCIAS. SIM SIM

Certificado de Dispensa de Incorporação NÃO SIM SIM

Certidão de Nascimento NÃO ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO SIM

NÃO Certidão de Casamento ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO SIM

SIM NÃO Título eleitoral ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO

NÃO Rani ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO SIM

SIM SIM SIM CNH vencida NÃO ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. DEVERÁ PREENCHER FICHA DE OCORRÊNCIAS.

NÃO Identidade funcional de natureza privada ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. NÃO SIM

TODA E QUALQUER DÚVIDA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE DEVERÁ SER ENCAMINHADA À COORDENAÇÃO.

NENHUM PARTICIPANTE PODERÁ SER IMPEDIDO DE REALIZAR AS PROVAS SEM QUE PASSE ANTES PELA COORDENAÇÃO.

DÚVIDAS?

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre Coleta de Dado Biométrico ?

FICHA PARA COLETA DE DADO BIOMÉTRICO

DE ACORDO COM O QUE ESTUDAMOS ATÉ AQUI, INDIQUE SE CADA ITEM, A SEGUIR, ESTÁ CERTO OU ERRADO”. “ ATIVIDADES

O Participante receberá a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Chefe de sala, juntamente com o Cartão-Resposta, e deverá, imediatamente, fazer a coleta do dado biométrico sozinho, observando as orientações constantes na Ficha. O Participante receberá a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Chefe de sala, juntamente com o Cartão-Resposta, e deverá aguardar orientações para preenchê-la. A responsabilidade da coleta do dado biométrico é do Chefe de sala, no momento da Identificação do Participante. ERRADO ATIVIDADES

Nos dois dias do Exame, a coleta de dado biométrico será feita pelo Chefe de sala, no momento da Identificação do Participante. CERTO ATIVIDADES

No momento da coleta de dado biométrico, um Participante se recusou a fazê- la, alegando ter alergia ao material utilizado para a coleta. O Participante não será eliminado porque a justificativa apresentada está de acordo com o previsto no Manual. O Chefe de sala deverá solicitar a presença do Coordenador de local para testemunhar a recusa. O Coordenador encaminhará o Participante à Coordenação e, caso ele insista em não fazer a coleta, deverá ser eliminado. Após a eliminação, o Chefe de Sala deverá registrar o fato na Ata de Sala e preencher o respectivo campo na Ficha para Coleta de Dado Biométrico. A única justificativa aceita para não fazer a coleta é a ausência dos dedos das mãos. ERRADO ATIVIDADES

No momento da coleta de dado biométrico, uma Participante se recusou a fazê-la por não ter os polegares. O Chefe de sala deverá coletar o dado biométrico de qualquer outro dedo e registrar o fato na Ata de Sala. CERTO ATIVIDADES

ATENÇÃO! EXCEÇÃO! Caso o Participante informe que possui fobia de toque, o Chefe de sala deve permitir que ele faça a coleta de dado biométrico sozinho, mas orientá-lo e permanecer ao seu lado durante toda a coleta, que deve ser feita no momento de Identificação dos Participantes. CAPRICHE! Mostre todo o seu potencial! Será que alguém irá comprar?

DÚVIDAS?

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre Tentativa de cola ?

NOVIDADE ! Esse ano, o Fiscal de banheiro usará o detector de metais na entrada do banheiro, em cada Participante, após o início das provas. Você sabe como funciona o detector de metais?

IMPORTANTE : O equipamento deverá estar ligado SEMPRE no “ Modo Sonoro/Vibrar ” No caso de o detector de metais apitar ou vibrar, o Fiscal nunca deverá tocar no Participante, mas seguir os procedimentos que vimos no vídeo.

Imagine a seguinte situação: 1 :: Se o celular tocar, mas estiver acondicionado corretamente, ou seja, dentro de Envelope Porta-Objetos lacrado e embaixo da carteira, o que fazer? RESPOSTA: O Aplicador deverá encaminhar o Participante para a Coordenação.  Lá, ele vai abrir o Envelope Porta-Objetos, desligar o celular e colocá-lo em outro Envelope, que deve ser lacrado e identificado de novo. Em seguida, o Participante deve ser levado à sala novamente para continuar as provas.

E nessas situações? Se o celular estiver no envelope porta-objetos, mas ele não estiver lacrado? Se o celular estiver fora do envelope porta-objetos, mas embaixo da carteira? E se o celular estiver dentro do envelope porta-objetos lacrado, mas no bolso do Participante ? E se qualquer participante tentar entrar no banheiro portando celular, esteja ele no envelope plástico porta-objetos ou não? TODAS AS SITUAÇÕES ELIMINAM! O COORDENADOR DEVE SER CHAMADO PARA VERIFICAR O FATO.

Agora, vamos analisar um caso mais difícil... 2 :: Um celular tocou em sala. Ele estava dentro do Envelope Porta-Objetos – devidamente lacrado. O Envelope estava dentro da bolsa da Participante, que estava embaixo da carteira. Este é um caso de eliminação?

Vamos conferir! O envelope porta-objetos está lacrado? SIM. O celular está dentro do envelope porta-objetos? SIM. O envelope porta-objetos está embaixo da carteira? SIM, porque está dentro da bolsa e a bolsa inteira está embaixo da carteira, ou seja, a Participante não estava portando o celular. Então, este NÃO é um caso de eliminação. Perceba que este caso não apresenta riscos de tentativa de cola.

VAMOS VER OS DOIS CASOS A SEGUIR. RESPONDAM SE ESTÃO CERTOS OU ERRADOS. ATIVIDADES

C CASO 1 O Participante foi ao banheiro e, ao passar por vistoria eletrônica, o detector de metais apitou/vibrou no bolso de trás da calça. Eram 14h17. O Fiscal de banheiro pediu que ele retirasse o que constava no bolso. O Participante retirou uma carteira com moedas. O Fiscal, então, passou o detector de metais novamente. ✔ O detector não apitou/vibrou mais, o Participante não foi eliminado e pôde finalizar o Exame sem intercorrências.

CASO 2 Durante a realização das provas, o Participante foi ao banheiro. Ao passar por vistoria eletrônica, o detector de metais vibrou próximo ao bolso da frente da calça. Eram 15h18. O Fiscal de banheiro pediu que o Participante retirasse o que tinha no bolso. O Participante retirou um Envelope Porta Objetos lacrado, que continha um celular dentro. O Participante não foi eliminado e finalizou o Exame sem intercorrências porque o celular estava desligado e guardado no Envelope Porta Objetos lacrado. E O Participante não pode guardar o Envelope Porta Objetos no bolso e será eliminado de acordo com o Edital .

DÚVIDAS ?

Agora, vamos simular o preenchimento da Ata de Sala ?

NESSE EXERCÍCIO, TEMOS UM RELATO DE APLICAÇÃO DO CHEFE DE SALA MANOEL . A PARTIR DAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO MESMO, SIMULE O PREENCHIMENTO DA ATA DE SALA. ATIVIDADES

1 Situação ATA DE SALA Situação 1 – Chefe de Sala No primeiro dia da aplicação, o Participante JOSÉ DA SILVA, inscrição 201609873456, se apresentou à Aplicadora e informou que estava com conjuntivite. Então, a Aplicadora Adriana Souza Pinheiro (CPF 888.444.222-00 Telefone celular 41.2341-7609) encaminhou o Participante para a Coordenação. A Coordenadora Joana, por sua vez, o encaminhou para a Sala Extra .   COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

ATIVIDADES

2 Situação Situação 2 – Chefe de Sala Entre 13h e 13h30min, cumprimos os procedimentos preliminares de segurança . Inicialmente, vistoriamos os lanches e verificamos se os envelopes porta-objetos estavam lacrados . Às 13h15min, o Assistente Paulo José fez a entrega do envelope de provas na sala. Às 13h20min, dei os avisos verbais aos Participantes. Com os avisos dados, abri o envelope de provas às 13h25min e iniciei a distribuição dos Cadernos de Questões . O Assistente retornou à sala para buscar um Caderno de Questões para o Participante da Sala Extra que apresentou Determinação Judicial.   COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

ATIVIDADES

3 Situação Situação 3 – Chefe de Sala A sirene tocou às 13h30min e autorizei o início das provas. Em seguida, procedemos à identificação dos Participantes. Foi quando percebemos que o Participante ANDRÉ GUSMÃO FREITAS, inscrição 201607354147 tinha marcado no Cartão-Resposta a cor do seu Caderno de Questões amarelo, mas, na verdade, era azul. Durante a identificação, a Participante LAURA BARBOSA MELO, inscrição 201606483646, solicitou correção de seu nome para LAURA BARBOSA MELO SANTOS.   COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

ATIVIDADES

4 Situação Situação 4 – Chefe de Sala Durante a aplicação , a Aplicadora Adriana percebeu que o Participante MARCELO COSTA ALMEIDA, inscrição 201600458390, estava utilizando lapiseira para realizar as provas. Encaminhamos à Coordenação e o mesmo foi eliminado. COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

ATIVIDADES

5 Situação Situação 5 – Chefe de Sala Às 14h20min, o Assistente passou na sala para coletar as abstenções . De 40 participantes, informei que havia 2 ausentes. As provas terminaram às 18h. Depois que os Participantes FERNANDA BEZERRA MORAIS, inscrição 201600987345, DANIEL LIMA ROCHA, inscrição 201600374839, LETICIA MIRANDA ARAÚJO, inscrição 201603746278, deixaram a sala de provas, conferimos os materiais de sala. Além disso, a Participante MARÍLIA ALBUQUERQUE ANDRADE, inscrição 201637478375, deixou o Cartão-Resposta em branco. Dados do Chefe de Sala: Manoel Pereira Santos CPF: 222.567.345-90 Telefone celular (41) 9955- 8765 COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

ATIVIDADES

VÍDEO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Agora, vamos falar um pouco sobre os pontos mais importantes do Atendimento Especializado ?

Participante AUSENTE Participante Presente que pode ASSINAR Participante Presente que NÃO pode assinar LISTA DE PRESENÇA / ATA DE SALA AÇÕES DO CHEFE DE SALA Preencher os campos “Presente”, “Ausente” ou “Sala Extra”. Coletar a assinatura .

LISTA DE PRESENÇA / ATA DE SALA

REQUERIMENTO DE TEMPO ADICIONAL

DECLARAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO O Aplicador Especializado deve sair da sala para o Participante preencher a Declaração. Caso seja necessário, o Chefe de Sala deve ajudar no preenchimento.

ATENÇÃO! Nas salas com atendimento individualizado , devido a utilização de prova ampliada ou superampliada com Ledor , o Chefe de sala deverá entregar ao Participante uma prova ampliada ou superampliada da mesma cor da prova regular que será entregue a cada um dos ledores .

Se o Participante na sala de Atendimento Especializado não puder assinar, o Chefe de sala, no momento da identificação, deverá marcar sim no item 7 da Ata de Sala e registrar o caso no campo 11 da mesma Ata. CERTO ATIVIDADES

O Participante com deficiência que não solicitou atendimento especializado na inscrição, mas informou à coordenação antes das provas, poderá ser atendido, desde que haja condições para esse atendimento, incluindo autorização de tempo adicional . CERTO ATIVIDADES

O Chefe de sala é o responsável pelo preenchimento da Declaração de Atendimento Especializado . ERRADO . O Participante é o responsável pelo preenchimento da Declaração de Atendimento Especializado. Caso necessário, o Chefe de sala pode apenas ajudar no preenchimento do formulário. ATIVIDADES

vindos! Bem OBRIGADO(A)! BOA APLICAÇÃO !