O cinema já nasceu como uma das mais curiosas manifestações artísticas da história.
Size: 620.25 KB
Language: pt
Added: Feb 08, 2017
Slides: 12 pages
Slide Content
ENQUADRAMENTOS PLANOS E ÂNGULOS
PLANOS BÁSICOS A câmera se posiciona distante do objeto e ele ocupa pequena parte do plano. Foram os americanos que criaram três tipos básicos de planos, e que até hoje são utilizados pela maioria dos cineastas. São eles: PLANO ABERTO (“LONG SHOT”) PLANO MÉDIO (“MEDIUM SHOT”) PLANO FECHADO (“CLOSE-UP)
PLANO ABERTO A câmera se posiciona distante do objeto e ele ocupa pequena parte do plano.
PLANO ABERTO CONJUNTO Quando o plano traz mais de uma pessoa chamamos de plano aberto conjunto:
PLANO MÉDIO A câmera se posiciona a uma distância média do objeto e podemos ver nosso personagem mais de perto. Notem que a figura humana aparece por inteiro.
PLANO MÉDIO Outro exemplo:
PLANO FECHADO Conhecido como o close-up , a câmera se aproxima bem do objeto, e ele se torna o foco central da imagem. Note que o personagem pode ser visto mais detalhadamente. Esse plano pode ser bem aproximado, mostrando apenas um detalhe do personagem.
PLANO FECHADO Outros exemplos de planos fechados. No caso da segunda imagem a câmera mostra os lábios da personagem em um plano detalhe. Plano detalhe Primeiríssimo Plano
ALTURA DO ÂNGULO
ÂNGULO NORMAL A câmera se posiciona na altura dos olhos do personagem.
PLONGÉE A câmera fica acima do nível dos olhos. A intenção com esse ângulo é mostrar o personagem de uma posição desprivilegiada . Muitas vezes usada para denotar que ele está numa posição inferior com relação ao ambiente ou personagens secundários.
CONTRA- PLONGÉE A câmera está abaixo do nível dos olhos, voltando-se para cima. Ao contrário da anterior, geralmente mostra que o personagem está numa posição superior ao ambiente ou personagens secundários.