Definição Um condutor está em equilíbrio eletrostático quando não há fluxo ordenado dos elétrons livres em seu interior. As cargas elétricas distribuem-se na superfície externa do condutor O campo no interior do condutor é nulo. O potencial no interior é o mesmo para qualquer ponto. A concentração de cargas é maior nas regiões pontiagudas (poder das pontas).
+ + + + + + E E E E E + + + + + + + + + + Pára raios
+ + + + + + Campo (E) Potencial (V) No interior da esfera Na superfície da esfera No exterior da esfera Condutor esférico
E d Exterior Superfície Interior Interior Superfície Exterior Grandeza Vetorial R Diagrama E x d
Rigidez Dielétrica do ar Grandeza física que relaciona a capacidade que o ar tem de não permitir descargas elétricas, ou seja, a capacidade de isolamento do ar. Quando a rigidez dielétrica é vencida, o ar se torna condutor e com isso ocorrem descargas elétricas conhecidas por raio.
Blindagem eletrostática U ma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora, como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff . Um campo elétrico externo faz com que as cargas se rearranjem, cancelando o campo interno.