Equinodermos Espinhos na pele Quitéria Paravidino Aula 15
Animais exclusivamente marinhos. São as estrelas-do-mar, bolachas-da-praia , ouriços-do-mar, pepinos-do-mar ,...
Características gerais Epiderme simples e esqueleto interno calcário. São triblásticos, enterocelomados , sem metameria . Deuterostômios . No estágio larval, possuem simetria bilateral e, quando adultos, simetria pentarradial . Apresentam espinhos.
Esquizoceloma : o celoma surge de blocos de mesoderme do embrião. Enteroceloma : o celoma surge de bolsas mesodérmicas formadas a partir do arquênteron (intestino do embrião). São enterocelomados: os equinodermos e os cordados. Os demais filos são esquizocelomados.
Todos os esquizocelomados são protostômios. Todos os enterocelomados são deuterostômios. BOCA ÂNUS PROTOSTÔMIOS DEUTEROSTÔMIOS
Marinhos e a maioria são bentônicos . Hábitos sedentários (fixos a um substrato) ou locomoção lenta. Cabeça não diferenciada, sistema nervoso reduzido (não apresentando cérebro nem órgãos sensoriais especializados).
Sistema circulatório muito reduzido ou ausente. Tubo digestório completo (lanterna de aristóteles no ouriço-do-mar e na estrela-do-mar). A respiração e a excreção é feita por difusão através da superfície do corpo (auxiliadas pelo sistema ambulacral).
Classificação
CRINÓIDEA Corpo em forma de taça, com 5 braços ramificados e flexíveis (plumas). Fixados por pedúnculo ou livres. Boca e ânus localizados na região oposta ao substrato. Alimentam-se de plâncton e detritos orgânicos em suspensão na água, capturados pelos cílios dos tentáculos em torno da boca. Ex. Lírios-do-mar
OPHIUROIDEA Corpo achatado, com 5 braços finos e flexíveis, separados uns dos outros por um disco central. Boca localizada na região voltada para o substrato . Locomovem-se pela ondulação dos braços. Alimentam-se de pequenos crustáceos, moluscos e detritos orgânicos do fundo.
ASTEROIDEA Corpo achatado, em forma de estrela. Geralmente tem 5 braços (x de 5 ou até 42). Boca localizada na região voltada para o substrato e ânus na região superior. Predadores de moluscos, crustáceos, anelídeos,...
Estrela coroa-de-espinhos
ECHINOIDEA Corpo circular, abaulado (ouriços) ou achatado (bolachas-da-praia), sem braços. Boca localizada na região voltada para o substrato e ânus na região superior. Locomoção pela movimentação dos espinhos e pés ambulacrais. Alimentam-se de algas e detritos orgânicos raspados nas rochas.
HOLOTHUROIDEA Corpo alongado, sem braços. Boca localizada em uma das extremidades do corpo, rodeada por tentáculos. Ânus na região oposta. Locomoção por pés ambulacrais distribuídos em fileiras ao longo do corpo. Alimentam-se de detritos orgânicos acumulados nos fundos lodosos e arenosos. Ex. Pepino-do-mar ou holotúria.
SISTEMA AMBULACRAL O sistema ambulacral é utilizado para locomoção e para aderir-se firmemente à rochas, suportando o batimento das ondas.
REPRODUÇÃO São dióicos, sem dimorfismo sexual. Fecundação externa e desenvolvimento indireto.
Um dos filos representados no esquema possui representantes de habitat exclusivamente marinho, dotados de endoesqueleto e de sistema digestório de modo geral completo. Qual é esse filo? Cite dois exemplos de animais pertencentes a ele. Um dos filos representados no esquema inclui a classe mais abundante em nº de espécies. Qual é essa classe? Indique características morfológicas externas que contribuíram para o sucesso dessa classe.