equipe multidisciplinar na saude do idoso

RS10ReabilitaoePerfo 7 views 11 slides Sep 20, 2025
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

aula de saude do idoso


Slide Content

Equipe Multidisciplinar na Saúde do Idoso SEMANA DO ACOLHIMENTO GAMA E SOUZA

Definição A equipe multidisciplinar é formada por profissionais que atuam estrategicamente na atenção à saúde do idoso . De maneira integrada , os profissionais trabalham para realizar o diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente .

Aspectos Gerais O tratamento realizado por uma equipe multidisciplinar confere uma abordagem integral , porque o paciente estará envolvido com profissionais de diversas áreas que poderão fazer um trabalho integral, auxiliando nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros.

Formação Multidisciplinar A formação de uma equipe multidisciplinar difere conforme a necessidade do paciente, que pode contar com fisioterapeuta, enfermagem, terapeuta ocupacional, farmacêutico, educador físico, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, dentista, psicólogo, entre outros.

Fatores Primários A atuação conjunta proporciona diversos benefícios ao paciente, nos principais pilares do envelhecimento com saúde e qualidade de vida ao longo de todo o processo do envelhecimento biopsicosocial , com melhor controle e diminuição de fatores de riscos para diversas doenças.

Problemática Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo ao longo dos últimos anos e o número de brasileiros com mais de 60 anos já ultrapassou o número de crianças com até 9 anos de idade. Uma equipe multidisciplinar que conta com profissionais focados na área de gerontologia pode fazer muito pelos idosos e contribuir de forma efetiva para a longevidade da população

Objetivos O idoso necessita, primordialmente, de um modelo assistencial que, de modo geral, promova, além de cuidados integrais, ações de educação em saúde, previna doenças evitáveis e retarde enfermidades . No entanto, o modelo assistencial de saúde que é prestado na maioria das regiões do país foca apenas na cura das doenças, modelo assistencial que não possibilita uma assistência eficaz, no que tange à prevenção e ao controle das doenças.

Envelhecimento com Plenitude Não obstante, é válido ressaltar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (2019) , o envelhecimento ativo não reflete apenas na capacidade do idoso de fazer atividades diárias, mas também a participação na sociedade, seja em política ou em outras práticas relacionadas à vida em sociedade.

Estrutura da educação em saúde permanente Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES), Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e Centros de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS (CDQ-SUS), Centros Formadores de Pessoal para Saúde / Escolas Técnicas do SUS (CEFOR-ETSUS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretarias Municipais de Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Instituições de Ensino Superior (IES) , Conselhos Municipais de Saúde, as Comissões Intergestores Regionais (CIR), T rabalhadores da saúde, que são atores fundamentais deste processo, e os usuários do SUS .

Fatores determinantes da condição de saúde Condicionantes biológicos (idade, sexo, características pessoais eventualmente determinadas pela herança genética), Meio físico (condições geográficas, características da ocupação humana, fontes de água para consumo, disponibilidade e qualidade dos alimentos, condições de habitação), Meio socioeconômico e cultural , expressa os níveis de ocupação e renda, acesso à educação formal e ao lazer, os graus de liberdade, hábitos e formas de relacionamento interpessoal, a possibilidade de acesso aos serviços voltados para a promoção e recuperação da saúde.

Cidade Saudável – OMS Comunidade forte, solidária e constituída sobre bases de justiça social, na qual ocorre alto grau de participação da população nas decisões do poder público; Ambiente favorável à qualidade de vida e saúde, limpo e seguro; satisfação das necessidades básicas dos cidadãos, incluídos a alimentação, a moradia, o trabalho, o acesso a serviços de qualidade em saúde, à educação e à assistência social; Vida cultural ativa, sendo promovidos o contato com a herança cultural e a participação numa grande variedade de experiências; Economia forte, diversificada e inovadora.
Tags