Ergonomia e Segurança do Trabalho PPRA x PGR.pptx

mariadacosta36 6 views 19 slides Oct 30, 2025
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) focava apenas em riscos físicos, químicos e biológicos, enquanto o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) é mais abrangente, englobando também riscos ergonômicos e de acidentes (como quedas e incêndios). O PGR substituiu o PPRA e é ma...


Slide Content

DISCIPLINA ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO - RH Programa de Proteção a Riscos Ambientais (PPRA) da NR 09 e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) da NR 01 Profa Ma Maria Cecilia da Costa Pinto

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Dermato – Funcional e Estética ; (UNIARARAS-SP); Tecnóloga em Estética e Cosmetologia – UNIFRAN 2023; Mestra em Ciências Biomédicas Uniararas / IFSC -SP ; Mentoria online/presencial, cursos vips /online/presencial; Docente do Centro Universitário Claretiano – Rio Claro: Bacharel em Estética, Educação Física, Tecnólogo em Recursos Humanos; Palestrante em cursos, congressos e eventos científicos; Docente em cursos na Área de Fotoestética ¨ Laser e LED ¨ ; Eletroterapia Facial e Corporal ; Eletroterapia básica e altas tecnologias; Docente em cursos de Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional e Estética, Estética Facial e Corporal, Estética avançada, Biomedicina, Enfermagem , Biologia e Farmácia Estética: Universidade Municipal de São Caetano do Sul-SP; Instituto FIX-BH; IPEB / USP; CAMP – Cursos ; PUC/RS; Colaboradora em projetos de pesquisas no Centro de Estudos em Óptica e Fotônica do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo desenvolvendo estudos na área de Terapia Fotodinâmica para aplicação dermatológica e Fototerapia na área estética ; Ex docente e consultora colaboradora em cursos de Fotoestética Facial, Corporal e Capilar da empresa MMOptics ; Colaboradora dos capítulos dos Livros: Terapia Fotodinâmica Dermatológica - Programa TFD Brasil PDT e Aplicação da Luz na Dermatologia e Estética ; Autora do capítulo ¨ Fotoeletroestimulação: Sinergia da Fotoestética e das Correntes Despolarizadas na Harmonização dos procedimentos Faciais na Restauração Cutânea e Muscular do livro I Fórum de Aplicação da Luz na Saúde Estética ; Manual Prático de Cosmetologia e Estética - 1ª Edição Do básico ao avançado; Proprietária da clínica CECILIA COSTA FISIOTERAPIA – PILATES /FISIOTERAPIA & ESTÉTICA INTEGRADA São Carlos/SP.

ASPECTOS ERGONÔMICOS FÍSICOS - AMBIENTAIS

https ://nexocs.com/nota-tecnica-para-transicao-entre-o-programa-de-prevencao /

  Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA O PPRA (Programa de Proteção a Riscos Ambientais ) da NR9 foi substituído pelo PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) da NR1. Ministério do Trabalho e da Previdência publicou no dia 07 de dezembro de 2021 Em 2021, a Portaria SEPRT/ME nº 1.295, de 2 de fevereiro, prorrogou o prazo do início da vigência das novas NR 01 e NR 09 para 2 de agosto de 2021. Por fim, a Portaria SEPRT/ME nº 8.873, de 23 de julho de 2021,  prorrogou a vigência dessas Normas Regulamentadoras para 3 de janeiro de 2022.

O  Programa de Prevenção de Riscos Ambientais , visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, buscando sempre considerar a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.   Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA https:// iusnatura.com.br/entenda-a-publicacao-da-nota-tecnica-que-versa-sobre-transicao-do-ppra-para-opgr /#:~: text=O%20PPRA%20deu%20adeus%20em,identificados%20e%20classificados%20pelo%20PGR%E2%80%9D .

A lista de riscos ocupacionais do PPRA limita-se apenas a questões ambientais, ou seja: aos agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.   Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA https:// iusnatura.com.br/entenda-a-publicacao-da-nota-tecnica-que-versa-sobre-transicao-do-ppra-para-opgr /#:~: text=O%20PPRA%20deu%20adeus%20em,identificados%20e%20classificados%20pelo%20PGR%E2%80%9D .

Em 9 de março de 2020, foi publicada a Portaria SEPRT/ME nº 6.730, que alterou a NR 01 para incluir o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e instituir o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos , além de fazer outras alterações no seu texto de 2019 (Portaria SEPRT/ME nº 915, de 30 de julho de 2019). Paralelamente a essa alteração da NR 01, a Portaria SEPRT/ME nº 6.735, de 10 de março de 2020, publicou a nova redação da NR 09, que passou a estabelecer a avaliação e o controle da exposição ocupacional a agentes físicos, químicos e biológicos, e, portanto, deixou de prever a elaboração do PPRA . https:// iusnatura.com.br/entenda-a-publicacao-da-nota-tecnica-que-versa-sobre-transicao-do-ppra-para-opgr /#:~: text=O%20PPRA%20deu%20adeus%20em,identificados%20e%20classificados%20pelo%20PGR%E2%80%9D .

O  Programa de Gerenciamento de Riscos , por sua vez está diretamente ligado ao GRO (gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e, sendo assim, alcança todos os perigos e consequentes riscos ocupacionais existentes na organização, sendo eles: fatores ergonômicos; riscos relacionados aos agentes físicos, químicos e biológicos; acidentes como: choque elétrico, queda de altura, superfície escorregadia, uso de ferramentas e materiais etc https:// iusnatura.com.br/entenda-a-publicacao-da-nota-tecnica-que-versa-sobre-transicao-do-ppra-para-opgr /#:~: text=O%20PPRA%20deu%20adeus%20em,identificados%20e%20classificados%20pelo%20PGR%E2%80%9D .

Quais as principais diferenças entre o PPRA para o PGR? O PPRA foi estabelecido visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA considera como riscos ocupacionais apenas os riscos ambientais, ou seja, os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

O GRO alcança todos os perigos e consequentes riscos ocupacionais existentes na organização, como os relacionados aos agentes físicos, químicos e biológicos, aos fatores ergonômicos e aos riscos de acidentes (choque elétrico, queda de altura, superfície escorregadia, aqueles relacionados a uso de ferramentas e materiais etc.), além de estabelecer a sistematização dos processos de identificação de perigos, avaliação e controle dos riscos ocupacionais articulado com ações de saúde, análise de acidentes e de preparação para resposta a emergências, dentre outros requisitos legais. Os processos obrigatórios do GRO são materializados no documento denominado PGR , composto pelo Inventário de Riscos Ocupacionais e pelo Plano de Ação . Além desses documentos, outras informações documentadas são necessárias para o atendimento à norma, como exemplo: relatório de análise de acidentes e doenças do trabalho.

O PGR não substituirá o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) ou o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), pois são documentos com finalidades diferentes e regulamentações distintas. https:// iusnatura.com.br/entenda-a-publicacao-da-nota-tecnica-que-versa-sobre-transicao-do-ppra-para-opgr /#:~: text=O%20PPRA%20deu%20adeus%20em,identificados%20e%20classificados%20pelo%20PGR%E2%80%9D .

Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT ) Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP ) O LTCAT e o PPP têm finalidade previdenciária, o GRO/PGR deve ser utilizado para fins de prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais . https:// iusnatura.com.br/entenda-a-publicacao-da-nota-tecnica-que-versa-sobre-transicao-do-ppra-para-opgr /#:~: text=O%20PPRA%20deu%20adeus%20em,identificados%20e%20classificados%20pelo%20PGR%E2%80%9D .

O LTCAT , que tem como função previdenciária a comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos . O PPP , que é um formulário estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e possui campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa . Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT ) Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP ) https:// iusnatura.com.br/entenda-a-publicacao-da-nota-tecnica-que-versa-sobre-transicao-do-ppra-para-opgr /#:~: text=O%20PPRA%20deu%20adeus%20em,identificados%20e%20classificados%20pelo%20PGR%E2%80%9D .

As organizações deverão implementar o GRO e elaborar seu respectivo PGR, que substituirá o PPRA a partir de 3 de janeiro de 2022, podendo utilizar as informações que constam no seu PPRA para estruturar o PGR. Brasília , 28 de outubro de 2021 https:// www.anamt.org.br/portal/wp-content/uploads/2021/12/Nota-T%C3%A9cnica-PPRA-PGR.pdf

GRO/PGR deve ser utilizado para fins de prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais. https:// www.anamt.org.br/portal/wp-content/uploads/2021/12/Nota-T%C3%A9cnica-PPRA-PGR.pdf

OBRIGADA Profa Ma Maria Cecilia da Costa Pinto Siga nas redes sociais @ ceciliacostaestetica