Erros que ocasionam acidentes durante operações com guindastes. Igor de Souza Salim Kaio dos Santos Rodino Felipe Regis Bittencourt João Pedro Santos Lopes Natália Souza de Oliveira Rafael Ferreira Campos
Introdução O que é? Um guindaste é basicamente constituído de uma torre equipada com cabos e roldanas e é amplamente utilizado na construção civil e na indústria de equipamentos pesados.
Introdução Como funcionam? Em quase todos os modelos de guindaste, a maior parte da ação de levantamento de carga é executada por um ou mais cabos de aço que se enrolam em um tambor situado dentro da superestrutura.
Introdução Quais os tipos?
Erro no Içamento de cargas
Desconsiderar as condições climáticas
Cálculo da área de patolamento Utilização de placas de berço, esteiras ou aço Capacidade que o solo pode suportar carga F1*X1 = F2*X2 + F3*X3
Exemplos de Acidentes “A força do vento girou o equipamento que quebrou o braço do guindaste, toda a estrutura veio abaixo e atingiu em cheio a cabine onde estava o operador ” “Para os peritos, a base de pedras e chapas de aço – construído acima do solo pra suportar o peso do guindaste – cedeu em alguns pontos. Com isso, o guindaste se inclinou e acabou tombando. ”
Prevenção e Conclusão Equipamentos Qualificação dos Operadores Procedimentos Tecnologia