ESCÂNDALO - Cortar as Mãos Expositor Willian Brito.pptx

WillianSouza224703 8 views 15 slides May 01, 2025
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Expositor; Willian Brito
Fraternidade Espírita Irmão Glacus


Slide Content

ESCÂNDALO CORTAR A MÃO Expositor: Willian Brito

O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo VIII — Bem -aventurados os que têm coração puro > Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a. Se algum escandalizar a um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós que um asno faz girar e que o lançassem no fundo do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos ;  pois é necessário que venham escândalos; mas, ai do homem por quem o escândalo venha. Tende muito cuidado em não desprezar um destes pequenos. Declaro-vos que seus anjos no céu veem incessantemente a face de meu Pai que está nos céus , porquanto o Filho do homem veio salvar o que estava perdido.

O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo VIII — Bem -aventurados os que têm coração puro > Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a. Se a vossa mão ou o vosso pé vos é objeto de escândalo, cortai-os e lançai-os longe de vós; melhor será para vós que entreis na vida tendo um só pé ou uma só mão, do que terdes dois e serdes lançados no fogo eterno. — Se o vosso olho vos é objeto de escândalo, arrancai-o e lançai-o longe de vós; melhor para vós será que entreis na vida tendo um só olho, do que terdes dois e serdes precipitados no fogo do inferno.  ( S. Mateus, 18:6 a 11; 5:29 e 30.)

ESCÂNDALO

VELHO TESTAMENTO No antigo testamento, Deus é a causa de escândalo para Israel. Jeová põe à prova a fé do seu povo. A Lei de Deus, descrita nos Dez Mandamentos, está em íntima relação com a Aliança. Na Aliança, Deus faz promessas, mas estabelece condições: Israel deverá obedecer à sua voz e observar as suas prescrições, caso contrário cairão sobre Israel as maldições divinas.

NOVO TESTAMENTO A palavra escândalo encerra, um duplo sentido: de um lado, a ideia de que Cristo veio para constituir o escândalo central do homem; de outro lado, a ideia do mal moral que existe em nós e que é preciso desfazer. O desprendimento das riquezas (proposto por Cristo) era um escândalo para o povo romano, apegado a tais bens. Quanto a nós, é a necessidade do mal (escândalo) para que nos ajustemos ao bem.

No sentido moderno E scândalo, representa a exposição pública de ato indecoroso, fazendo com que a imagem de quem cometeu tal ato seja manchada e sua reputação ante a sociedade caia em declínio. N o sentido evangélico da palavra, ou seja, o sentido que Jesus quis lhe dar, vemos que a repercussão pública, a exposição do “erro” não é necessária. (Aqui jaz a consciência). O Escândalo, assume a conotação de tudo que é consequência efetiva do mal praticado. Mesmo abafado, escondido, camuflado, ele não deixa de ter uma repercussão ante as Leis Divinas, disparando o mecanismo de causa e efeito.

Tipos de Escândalo Escândalo previsto , mas não desejado . Quando, por dever de ofício, sujeitamos alguém ao ridículo. Escândalo previsto e desejado . Pode ser por interesse pessoal (obtermos alguma vantagem na queda do nosso próximo) ou para danificá-lo espiritualmente. Escândalo passivo . Quando o recebemos em razão da nossa fraqueza ou ignorância.

REPARAÇÃO Venha de onde vier, uma coisa é certa: o escândalo exige reparação que deve ser proporcional ao mal causado. É a lei de ação e reação, de causa e efeito . “melhor para vós será que entreis na vida tendo um só olho, do que terdes dois e serdes precipitados no fogo do inferno”.   Na linguagem evangélica, quando uma semente é lançada ao solo, ela dará os seus frutos. Quem plantar as sementes do bem colherá o bem; quem plantar as do mal, colherá o mal. A escolha é nossa. Contudo, uma vez lançada, seguirá o seu curso necessariamente.

Naturalmente, se somos livres para escolher, nossas escolhas vão variar de acordo com a realidade evolutiva de cada um. Quando optamos pelo mal é porque aquele caminho nos parece o mais correto naquele momento. A visão curta da imperfeição nos leva a escolher a porta larga, pois, aparentemente é a certa. É a que nos oferece menos sacrifício à primeira instância. Criamos mecanismos de justificativa para aquela tomada de decisão, obviamente baseados naquilo que nos é conveniente, sempre nos dando razão.

NECESSIDADE DO ESCÂNDALO É necessário que o escândalo venha, mas ai daquele por quem o escândalo venha. Por estas palavras, entende-se que o mal é necessário à justiça divina. Contudo, aquele que o praticou para servir à justiça divina não praticou menos mal, e deverá ser responsabilizado , pois o mal é sempre mal. Por isso, o cuidado de Jesus em dizer: "Se vossa mão, vosso pé e vossos olhos forem motivos de escândalo (mal), cortai-os e lançai-os longe de vós". Quer dizer, arranquemos o mal pela raiz, pois ele está dentro de nós.

O MAL DURARÁ PARA SEMPRE? “O mal, sendo necessário à justiça divina, dir-se-á que ele durará para sempre, pois, se desaparecesse, Deus estaria privado de um poderoso meio de punir os culpados. Mas, em realidade, não é assim que sucede, porque os mundos progridem moral e intelectualmente. Nos mundos mais avançados, o mal não existe e, portanto, não há necessidade de castigos. O mesmo sucederá com o planeta Terra, quando passar para um mundo de regeneração, em que o bem será a tônica de nossas ações”.

Segundo a citação de Mateus, Jesus faz referência a escândalo como mal, conforme encontramos em ‘O Livro dos Espíritos’ comentado pelo Espírito Miramez : “ O que chamamos de mal, por vezes é necessário, conforme a evolução da alma. Isso constitui processo de despertamento do Espírito. Somente depois que o Espírito atinge determinado grau de evolução espiritual não é mais necessário o escândalo .” Com a interjeição “ai” Jesus deixa uma possibilidade em aberto, o poder que temos de realizar ou não o ato escandalizador. Isso denota uma reflexão importante que deveríamos fazer antes de tomarmos qualquer atitude. A interjeição é quase um lamento, mas é, antes de tudo, um respiro profundo que é oferecido à alma que tem em suas mãos a decisão de concretizar o escândalo ou abster-se dele em prol de si mesmo e dos envolvidos que encontrarão outros caminhos para a reeducação de suas almas. FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XIII Questão 638 comentada CAPÍTULO 26 0638/LE ESCÂNDALO

SIMBOLOGIA DO CORTAR AS MÃOS “ Ela significa que todos nós devemos destruir em nós a causa da mal. Nos dizeres do evangelho: Arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa. Jesus nada disse de absurdo, para quem quer que apreenda o sentido alegórico e profundo de suas palavras”. Estudemos o Evangelho de Jesus e coloquemos em prática os seus ensinamentos. Tendo-o como norma de conduta, evitaremos o escândalo do "pecado" e da "concupiscência". Concupiscência - substantivo feminino - 1. cobiça de bens materiais. 2. anelo de prazeres sensuais.

REFERENCIAS: Escândalo: Cortar as Mãos (Org. por Sérgio Biagi Gregório) – Acesso em: https://slideplayer.com.br/slide/66859/ O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo VIII — Bem-aventurados os que têm coração puro > Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a. Escândalos, se vossa mão é motivo de escândalo, Cortai-a “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – Capítulo VIII, itens 11 a 17 - Estudo Espírita Promovido pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br - Expositor: Adriana Barreiros . https://www.olivrodosespiritoscomentado.com/fev13q638c.html https://casadocaminhopae.com.br/escandalo-limitacao-humana-ou-possibilidade-de-progresso/#:~:text=Segundo%20a%20cita%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mateus,processo%20de%20despertamento%20do%20Esp%C3%ADrito.
Tags