Pictografias Primeiros sinais riscados na argila úmida com um bastão pontiagudo ou com um pedaço de junco. Após conclusão dos escribas, tiveram que ser padronizadas. A possibilidade de utilização de um instrumento rombudo e achatado. A marca deu origem ao nome.
Tábua de sinais cuneiformes com formas pictográficas
Desenvolvimento Do cuneiforme ao assírio clássico
Escrita Silábica Necessidade de detalhar as transações comerciais. Identificação das sílabas e o encontro com os sumérios nas tabuinhas provenientes de Uruc , Jemdet Nasr e Ur .
Direção da Escrita Tabuinhas mais antigas: tábuas mais largas ( Uruc e Jemdet Nasr ); sinais dispostos aleatoriamente dentro de quadrados ou retângulos; leitura da direita para a esquerda . Por volta de 2000 a.C : tábuas mais altas; escrita da direita para a esquerda; linhas longas; em muito casos, há apenas uma coluna. O caso do Código de Hamurábi .
Determinativos Polifonia e homofonia: ambiguidades. Sinais inseridos antes ou depois da palavras, não eram pronunciados e serviam para indicar a classe geral ou a categoria a que pertencia a palavra. Exemplo: o seguinte símbolo representa açucar , jarro, cavalo e obstáculo açuc , logo é preciso vir acompanhado de outro, que significa ‘ar ’ ar.
Numerais Encontrados em textos cuneiformes, desde os mais antigos aos mais recentes. O sistema adotado é uma combinação do sistema decimal e de um sistema sexagesimal. Mudança no babilônico a partir de 2000 a.C
Números babilônicos
A Disseminação Geográfica
Eblaíta Tabuinhas encontradas o chão em grupos bem ordenados, em sua maioria, com 3.ooo linhas ou mais. Escrita cuneiforme em argila, como entre os sumérios.
Elamita Surgem em Susa , quase na mesma época dos textos de Uruc . Uma forma de escrita pictográfica, conhecida como proto-elamita . Primeiro grande grupo de tabuinhas decifradas: arquivo econômico dos reis aquemênidas da Pérsia.
Hitita 10.000 tabuinhas do arquivo real. Escrita babilônica e um grande número de palavras sumérias. Informações históricas: tratados, correspondência, código de lei, títulos de propriedades e etc .
Hurrita Primeira referência: carta de Amenófis III ao rei Tuchrata . Encontrada num arquivo de correspondência internacional em El Amarna , Egito. Possibilidade de relação com o sânscrito.
Urartiano Adquiriram dos assírios o silábico cuneiforme e as formas de sinais . Alguns textos estão escritos em elmos, escudos e recipientes de metal. Cerca de 30 tabuinhas com transações comerciais.
Ugarítico XIV a.C : datação de uma nova escrita cuneiforme, localizada na Síria. Possuía apenas 30 sinais, nitidamente um alfabeto, diferentemente da sumério-babilônica.
Alfabeto Ugarítico
Persa Antigo A primeira a ser decifrada. A quantidade de textos é limitada. Mais acessível e legível. Provavelmente inventada em obediência a Dario I, que pretendia uma escrita própria. Encontrada, principalmente, na edificações.
Alfabeto Persa Antigo
Xerxes, o grande rei, o rei dos reis, o filho de Dario, o rei, um Aquemênida
Dario, o grande rei, rei dos reis , rei dos países, filho de Histapes , um Aquemênida, que construiu este palácio
Dario, o grande rei, rei dos reis, rei de todas as terras, fiho de Histapes , o Aquemênida, que construiu este palácio
Dario, o grande rei, rei dos reis, rei das terras de todas as línguas inteiramente, filho de Histapes , o Aquemênida, que construiu este palácio
Principais Ocorrências
Tabuinhas e Cálamos Envelopes Sinetes Cilíndricos Monumentos
A Decifração Grotefend , Rawlison , Hincks e Oppert