Escrita cuneiforme

LucilaBarbalho 3,830 views 27 slides Dec 12, 2012
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

A Escrita Cuneiforme

Origem e Desenvolvimento

Pictografias Primeiros sinais riscados na argila úmida com um bastão pontiagudo ou com um pedaço de junco. Após conclusão dos escribas, tiveram que ser padronizadas. A possibilidade de utilização de um instrumento rombudo e achatado. A marca deu origem ao nome.

Tábua de sinais cuneiformes com formas pictográficas

Desenvolvimento Do cuneiforme ao assírio clássico

Escrita Silábica Necessidade de detalhar as transações comerciais. Identificação das sílabas e o encontro com os sumérios nas tabuinhas provenientes de Uruc , Jemdet Nasr e Ur .

Direção da Escrita Tabuinhas mais antigas: tábuas mais largas ( Uruc e Jemdet Nasr ); sinais dispostos aleatoriamente dentro de quadrados ou retângulos; leitura da direita para a esquerda . Por volta de 2000 a.C : tábuas mais altas; escrita da direita para a esquerda; linhas longas; em muito casos, há apenas uma coluna. O caso do Código de Hamurábi .

Determinativos Polifonia e homofonia: ambiguidades. Sinais inseridos antes ou depois da palavras, não eram pronunciados e serviam para indicar a classe geral ou a categoria a que pertencia a palavra. Exemplo: o seguinte símbolo representa açucar , jarro, cavalo e obstáculo açuc , logo é preciso vir acompanhado de outro, que significa ‘ar ’ ar.

Numerais Encontrados em textos cuneiformes, desde os mais antigos aos mais recentes. O sistema adotado é uma combinação do sistema decimal e de um sistema sexagesimal. Mudança no babilônico a partir de 2000 a.C

Números babilônicos

A Disseminação Geográfica

Eblaíta Tabuinhas encontradas o chão em grupos bem ordenados, em sua maioria, com 3.ooo linhas ou mais. Escrita cuneiforme em argila, como entre os sumérios.

Elamita Surgem em Susa , quase na mesma época dos textos de Uruc . Uma forma de escrita pictográfica, conhecida como proto-elamita . Primeiro grande grupo de tabuinhas decifradas: arquivo econômico dos reis aquemênidas da Pérsia.

Hitita 10.000 tabuinhas do arquivo real. Escrita babilônica e um grande número de palavras sumérias. Informações históricas: tratados, correspondência, código de lei, títulos de propriedades e etc .

Hurrita Primeira referência: carta de Amenófis III ao rei Tuchrata . Encontrada num arquivo de correspondência internacional em El Amarna , Egito. Possibilidade de relação com o sânscrito.

Urartiano Adquiriram dos assírios o silábico cuneiforme e as formas de sinais . Alguns textos estão escritos em elmos, escudos e recipientes de metal. Cerca de 30 tabuinhas com transações comerciais.

Ugarítico XIV a.C : datação de uma nova escrita cuneiforme, localizada na Síria. Possuía apenas 30 sinais, nitidamente um alfabeto, diferentemente da sumério-babilônica.

Alfabeto Ugarítico

Persa Antigo A primeira a ser decifrada. A quantidade de textos é limitada. Mais acessível e legível. Provavelmente inventada em obediência a Dario I, que pretendia uma escrita própria. Encontrada, principalmente, na edificações.

Alfabeto Persa Antigo

Xerxes, o grande rei, o rei dos reis, o filho de Dario, o rei, um Aquemênida

Dario, o grande rei, rei dos reis , rei dos países, filho de Histapes , um Aquemênida, que construiu este palácio

Dario, o grande rei, rei dos reis, rei de todas as terras, fiho de Histapes , o Aquemênida, que construiu este palácio

Dario, o grande rei, rei dos reis, rei das terras de todas as línguas inteiramente, filho de Histapes , o Aquemênida, que construiu este palácio

Principais Ocorrências

Tabuinhas e Cálamos Envelopes Sinetes Cilíndricos Monumentos

A Decifração Grotefend , Rawlison , Hincks e Oppert
Tags