Figuras semelhantes Duas figuras são semelhantes se tiverem a mesma forma. se verifica uma redução . Duas figuras dizem-se semelhantes se: se verifica uma ampliação . são geometricamente iguais .
Quando duas figuras são semelhantes , os ângulos correspondentes são iguais e a razão entre os comprimentos de segmentos de reta correspondentes é constante. Figuras semelhantes Os pentágonos e , acima representados, são semelhantes . , , , e . A razão entre os comprimentos dos segmentos de reta correspondentes é constante . , , , e . Os ângulos internos correspondentes dos polígonos são iguais.
Figuras semelhantes Em figuras semelhantes, à razão constante entre comprimentos de segmentos de reta correspondentes chama-se razão de semelhança . É comum utilizar-se a letra para representar esta razão: A razão de semelhança é sempre um número positivo. Ampliação Redução
A razão de semelhança é: no caso de uma ampliação , maior do que ( ); no caso de uma redução , menor do que ( ); no caso de figuras iguais , igual a ( ). Figuras semelhantes Exemplo: Um quadrado tem de lado e o perímetro de um quadrado é . Se o perímetro de um quadrado é , então o lado deste quadrado mede . Pretende-se determinar a razão de semelhança que aplica o quadrado no quadrado . Para determinar a razão de semelhança, , basta determinar o quociente entre o comprimento do segmento de reta reduzido e o correspondente comprimento do segmento de reta original. Diz-se que o quadrado é uma redução do quadrado de razão .
Construção de figuras semelhantes Para construir figuras semelhantes, podem utilizar-se diferentes métodos: Método da quadrícula; Método da homotetia; Pantógrafo. Utilizando o método da quadrícula , construiu-se o quadrilátero , uma ampliação do quadrilátero , de razão . Exemplo : Utilizando o método da homotetia , construiu-se o triângulo , uma ampliação do triângulo , de razão . Exemplo : O ponto designa-se por centro da homotetia .
Polígonos semelhantes Dois polígonos são semelhantes se e só se: os ângulos correspondentes são iguais; os comprimentos dos lados correspondentes são diretamente proporcionais. Exemplo: Os polígonos e são semelhantes . , , e . Os comprimentos dos lados correspondentes são diretamente proporcionais . , , e . Os ângulos correspondentes são iguais.
O quociente entre: os perímetros de dois quaisquer polígonos semelhantes é igual à razão de semelhança ( ); as áreas de dois quaisquer polígonos semelhantes é igual ao quadrado da razão de semelhança ( ). Perímetros e áreas de figuras semelhantes , ou seja, , ou seja,
Critério - (critério ) Critérios de semelhança de triângulos Dois triângulos são semelhantes se têm, de um para o outro, dois ângulos iguais. Os triângulos e são semelhantes pelo critério . Exemplo:
Critério - - (critério ) Critérios de semelhança de triângulos Dois triângulos são semelhantes quando os comprimentos dos lados de um são diretamente proporcionais aos comprimentos dos lados correspondentes do outro. Os triângulos e são semelhantes pelo critério . Exemplo:
Critério - - (critério ) Critérios de semelhança de triângulos Dois triângulos são semelhantes quando os comprimentos de dois lados de um são diretamente proporcionais aos comprimentos de dois dos lados do outro e os ângulos por eles formados em cada triângulo são iguais. Os triângulos e são semelhantes pelo critério . Exemplo: e .