etica.pptx dggxc greg dfdgeggf rg g greg

JERFFISSONSANTOSFAUS 0 views 32 slides Sep 25, 2025
Slide 1
Slide 1 of 32
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32

About This Presentation

dgergretjrejt rit i rjgrojg oosd ps jpo opr poggv duivhps ep fpe fpehfuiwehfpuefpwuie hpiepiugp ghps ghp ghpwehf


Slide Content

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO RELAÇÕES SÓCIO-PROFISSIONAIS, CIDADANIA E ÉTICA Instrutor: Jerffisson Marisson

UNIDADE CURRICULAR Conhecer e desenvolver relacionamentos interpessoais duradouros dentro dos padrões de ética e ética profissional. Desenvolver noções sobre seus direitos trabalhistas e previdenciários Conhecer conceitos básicos de saúde e segurança do trabalho e aprofundará seus entendimentos sobre os direitos humanos e seus contextos no Brasil.

É T I C A E C IDADANI A 1.1 - Ética 1.2 - Valores éticos 1.3 – Direitos e deveres do cidadão

“ A É ti c a é d a q u e l as coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta.” (Valls, Álvaro L.M. O que é ética. 7ª edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7)

O que você faria se fosse um político convidado a participar de um superfaturamento muito sigiloso, que ia lhe render alguns milhões? Qual a sua atitude se te oferecessem a possibilidade de se livrar de uma multa por alguns trocados? E se você tiver um amigo que trabalha num banco e lhe permite “furar a fila” ao invés de esperar pela sua vez?

SITUAÇÕES DO COTIDIANO Estréia de um filme no cinema, você está na fila... Você percebe que ao pegar o troco de um atendente, este de deu R$ 32,00 a mais, você devolve ou finge que não percebeu? Shopping lotado, você e seu pai esperam um carro sair da vaga e outro carro entra em seu lugar...

EXERCÍCIO DA ÉTICA E DA CIDADANIA Como devo agir em relação aos outros? Eu tenho ética? T o d o s P ossue m é t i c a? Por que a ética é necessária?

1.1 ÉTICA “Conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros na sociedade em que vive, garantindo o bem estar social.” É a forma que o homem deve se comportar no meio social.

ÉTICA X MORAL A ética se diferencia da moral, pois enquanto a moral se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrario, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

ÉTICA X MORAL É t ic a é u m prin c i pi o , m o r a l s ã o a sp e c t o s qu e devem ser aprendidos. Ética é permanente, Moral é temporal. Ética é uma regra, Moral é uma cultura. Ética é teoria, Moral é prática.

É T I C A Trata do comportamento do homem, da relação entre sua vontade, e a obrigação de seguir uma norma, do que é o bem e de onde vem o mal, do que é certo ou errado, da liberdade e da necessidade de respeitar o próximo. d e f a z e r a liberdade, A Ética envolve a nossa capacidade opção pelo bem, com vontade, consciência e responsabilidade

Ética é o conjunto de princípios e valores utilizados para responder três perguntas da vida. Quero? D e v o ? P osso ? Questão central da Ética: Como devo agir em relação aos outros?

DILEMA ÉTICO É uma escolha tida como indesejável ou desagradável relacionada com um princípio ou uma prática moral. Exemplos Eutanásia Aceitar dinheiro ilícito para salvar vidas Quem escolher para morrer para salvar mais vidas

Vídeos Ética nas relações de trabalho – miniaula Firjan SENAI https://www.youtube.com/watch?v=b8ZUEMtnawA Leandro Karnal fala sobre ética em ambientes profissionais https://www.youtube.com/watch?v=pEXhGE7Fd6s

1.2 VALORES ÉTICOS Como adquirimos nossos valores éticos? T ud o começa n a infância e vai amadurecendo a medida que crescemos, porém deverá existir Os valores éticos funcionam como uma bússola para o individuo, orientando-o a p r o ce d e r conforme u m j u í z o de valor pré adotado por ele mesmo.

VALORES Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos assim certos motivos para justificar as nossas decisões. Esses motivos podem ser apoiados em fatos, mas tem sempre implícitos certos valores que justificam ou legitimam as nossas preferências.

DEFINIÇÃO DE VALOR 1. Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas. 2. Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras. Os valores reportam-se , em geral, sempre a ações.

NATUREZA DE VALORES Valores éticos : Os que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas de nossa atividade. Valores religiosos: Os que dizem respeito a relação do homem com a transcendência. Valores estéticos: Os valores de expressão. V a lo r e s políticos: Ju s ti ç a, i g u a l d a d e.. . V a lo r e s Vi t ais: Saúd e , F o r ç a .

V A L OR Não atribuímos a todos os nossos valores a mesma importância. Na hora de tomar uma decisão, cada um de nós, hierarquiza os valores de forma muito diversa.

POLARIDADE DOS VALORES Os nossos valores tendem a organizar-se em termos de oposição ou polaridades. A palavra valor costuma apenas ser aplicada num sentido positivo, embora o valor seja tudo aquilo sobre o qual recaia o estima positiva ou negativamente. Valor é tanto o bem como o Mal!

P E R GUN TA Se você assume um comportamento ético, isto automaticamente faz de você uma pessoa rica e bem sucedida? R: Claro que não. Mas pode pavimentar a estrada que levará você ao sucesso.

POLARIDADE DE VALORES A pessoas que costumam se permitir chegar aos limites da ética, inevitavelmente os ultrapassam. No fim os atalhos nunca compensam . É a t é poss í v el en g anar pessoa s du r a n t e a l g u m tempo, mas a verdade vem a tona e você terá que prestar conta de seus atos.

V A L O R E S É T I C OS A curto prazo, o comportamento ético pode parecer uma perda de tempo, no entanto, a longo prazo, as pessoas sempre perdem quando vivem sem ética.

P E R GUN TA Vocês já se depararam com alguém assim, e n g o d o s que vive de e t r a p a ç a s, e atalhos, t e nh a t erminad o b em ?

O rei Salomão, da antiga Israel , considerado o homem mais sábio que já viveu neste mundo, dis se: A e st r ada em qu e ca m inham as p e s s oa s direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser mais claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.

1.3 DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO Cidadania : É o conjunto de direitos e deveres ao qual um individuo está sujeito em relação a sociedade em que vive.

CIDADANIA O conceito de cidadania sempre esteve fortemente ligado à noção de direitos políticos, que permitem a pessoa intervir na direção das decisões dos negócios públicos do estado, participando de forma direta ou indireta na formação do governo e na sua administração.

NO ENTANTO... Dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres , uma vez que em coletividade os direitos de um individuo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

CIDADANIA O conceito de cidadania surgiu na Grécia antiga, sendo usado para designar os direitos ao cidadão, o cidadão decidia de forma direta os rumos de sua cidade. Ao longo da história foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão.

CIDADANIA P or t a n t o , o s cidadão s , pa r a e x e r c e r sua c i d a d a n i a pl e na , p r e cisam consciência da importância e t e r c olo c ar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo- os). E m r esum o , o cida d ão e x e r c e a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade .

C I D A D A NIA Deveres Votar para escolher nossos governantes. Cumprir as leis. Respeitar os direitos sociais de outras pessoas. Educar e proteger nossos semelhantes. Proteger a natureza. Proteger o patrimônio público e social do país. Colaborar com as autoridades.

Estudo de Caso: A Confidencialidade das Informações no Ambiente de Trabalho. Situação: Carlos é um desenvolvedor de software em uma empresa que está desenvolvendo um produto inovador e altamente confidencial. Ele tem acesso a informações sensíveis sobre o projeto, incluindo detalhes de design e estratégias de marketing. A empresa enfatiza a importância da confidencialidade para o sucesso do projeto. Dilema Ético: Carlos se encontra em uma situação em que um amigo próximo, que também é desenvolvedor, está muito curioso sobre o projeto e pressiona Carlos por informações. Ele sabe que compartilhar detalhes comprometeria a confidencialidade do projeto, mas ele valoriza a amizade e não quer decepcionar seu amigo. Opções: Compartilhar algumas informações não essenciais para satisfazer a curiosidade do amigo. Explicar ao amigo a importância da confidencialidade e recusar-se a compartilhar qualquer detalhe. Consultar seu superior ou departamento de recursos humanos para orientação sobre como lidar com a situação.
Tags