exercícios de ecologia -Fuvest e Unicamp

bionara 11,554 views 29 slides Nov 09, 2012
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

para 3S


Slide Content

Questões ecologia Fuvest e Unicamp 1

2 Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950. Esse gráfico mostra que, a) desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos. b) a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração. c) no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes. d) no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. e) no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.

3 Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950. Esse gráfico mostra que, a) desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos. Entre 1920 e 1930 houv e redução da população b) a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração. ( não se pode afirmar só com o gráfico) c) no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes. ( se isso ocorresse,a pop não cresceria) d) no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes . e) no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. Entre 1920 e 1930 houve redução da população, isso invalida esta afirmativa

4 Transferência de CO2 Moléculas orgânicas energia a) I e II I e IV I e III b) I e IV II I, III e IV c) I, II e IV III I, II, III e IV d) I, II e III III e IV I, II, III e IV e) II, III e IV II e III I e III No esquema abaixo, as setas numeradas de I a IV indicam transferências de moléculas ou energia entre seres vivos e entre eles e o ambiente. Assinale a alternativa do quadro abaixo que mostra, corretamente, as passagens em que há transferência de gás carbônico, de moléculas orgânicas ou de energia.

5 Transferência de CO2 Moléculas orgânicas energia a) I e II I e IV I e III b) I e IV II I, III e IV c) I, II e IV III I, II, III e IV d) I, II e III III e IV I, II, III e IV e) II, III e IV II e III I e III No esquema abaixo, as setas numeradas de I a IV indicam transferências de moléculas ou energia entre seres vivos e entre eles e o ambiente. Assinale a alternativa do quadro abaixo que mostra, corretamente, as passagens em que há transferência de gás carbônico, de moléculas orgânicas ou de energia. Decomposição de matéria orgânica Decomposição de matéria orgânica Decomposição de matéria orgânica Fotossíntese- glicose e outras subst. orgânicas Em todas as transferências de matéria há transferência de energia!!

6 A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima. De acordo com o gráfico, a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6. b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20. c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada. d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população. e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.

7 A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima. De acordo com o gráfico, a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6. ( a capacidade limite do ambiente raramente se altera, pois s ão os limites dos recursos a explorar por u ma população ambiente b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20. ( não , desde o dia 8 ) c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada. ( se isso ocorresse , a população não teria crescido) d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população. ( a capacidade limite do ambiente raramente se altera, pois são os limites dos recursos a explorar por uma população ambiente e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.

8 A energia luminosa fornecida pelo Sol a) é fundamental para a manutenção das cadeias alimentares, mas não é responsável pela manutenção da pirâmide de biomassa. b) é captada pelos seres vivos no processo da fotossíntese e transferida ao longo das cadeias alimentares. c) tem transferência bidirecional nas cadeias alimentares por causa da ação dos decompositores. d) transfere-se ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares, mantendo-se invariável. e) aumenta à medida que é transferida de um nível trófico para outro nas cadeias alimentares. Resposta: [B]

9 A energia luminosa fornecida pelo Sol é fundamental para a manutenção das cadeias alimentares, mas não é responsável pela manutenção da pirâmide de biomassa. ( é a única forma de entrada de energia além da quimiossíntese , que tem pouca importância nas cadeias alimentares terrestres .) b) é captada pelos seres vivos no processo da fotossíntese e transferida ao longo das cadeias alimentares. c) tem transferência bidirecional nas cadeias alimentares por causa da ação dos decompositores. ( a energia flui, ou seja, sentido único - entrada pelos produtores que convertem energia luminosa em química na etapa fotoquímica da fotossíntese pela fotofosforilação ciclica e acíclica- e transferências e conversões pela sequencia de consumidores da cadeia alimentar) d) transfere-se ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares, mantendo-se invariável. ( a cada transferência, uma grande parte é dissipada e convertida em trabalho. Uma fração centesimal é armazenada em biomassa que transfere para o consumidor uma potencialidade de extrair energia, quebrando as ligações entre os átomos das moléculas ingeridas na respiração celular) e) aumenta à medida que é transferida de um nível trófico para outro nas cadeias alimentares. ( ao contrário diminui. Por isso as cadeias alimentares não comportam consumidores de quinta ou sexta ordem.)

10 As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agro-florestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é a) diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais. b) fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas. c) converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar. d) reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas. e) transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.

11 As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agro-florestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais. ( impossível, a respiração ocorre em todas as células e é a única possibilidade das células vegetais de obterem energia para a vida). b) fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas . ( as bactérias decompositoras não fixam C)2, , ao contrário, liberam C)2 e outros gases . Ap enas os fotossintetizantes fixam carbono do CO2 c) converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar. d) reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos , a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas. e) transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP , fonte de energia para o metabolismo vegetal.

12 Em um lago, estão presentes diversas espécies de animais, plantas, algas, protozoários, fungos e bactérias. O conjunto desses seres vivos constitui: a) uma cadeia alimentar. b) uma comunidade biológica. c) um ecossistema. d) uma população. e) uma sucessão ecológica.

13 Em um lago, estão presentes diversas espécies de animais, plantas, algas, protozoários, fungos e bactérias. O conjunto desses seres vivos constitui: a) uma cadeia alimentar . (para afirmar isso , a o enunciado teria que mencionar quem se alimenta de quem...) b) uma comunidade biológica. c) um ecossistema . (Teria que mencionar fatores abióticos , como luz, água, temperatura...) d) uma população. ( se mencionasse apenas uma espécie) e) uma sucessão ecológica. ( se mencionasse a sequência em que os organismos estão ocupando o biotopo )

14 Numa determinada região, vivia uma comunidade composta por uma população de produtores, uma de consumidores primários e por outra de consumidores secundários que, dizimada por uma infecção, deixou de existir no local, a partir do tempo X. Observou-se que a outras populações foram afetadas da maneira esperada. Assinale a alternativa que corresponde ao gráfico que representa corretamente o efeito da extinção dos consumidores secundários sobre a dinâmica das outras populações. Resposta: [A]

15 Numa determinada região, vivia uma comunidade composta por uma população de produtores, uma de consumidores primários e por outra de consumidores secundários que, dizimada por uma infecção, deixou de existir no local, a partir do tempo X. Observou-se que a outras populações foram afetadas da maneira esperada. Assinale a alternativa que corresponde ao gráfico que representa corretamente o efeito da extinção dos consumidores secundários sobre a dinâmica das outras populações. Resposta: [A] E m X o consumidor secundário desaparece e isso favorece o aumento de suas presas, os consumidores primários. Com o aumento desta população de herbívoros , diminui a população de produtores.

16 Unicamp 2009- 1°fase . Ao estudar os animais de uma mata, pesquisadores encontraram borboletas cuja coloração se confundia com a dos troncos em que pousavam mais frequentemente; louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas; e bichos – pau semelhantes a gravetos. Observaram que muitas moscas e mariposas assemelhavam-se morfologicamente a vespas e a abelhas e notaram, ainda, a existência de sapos, cobras e borboletas com coloração intensa, variando entre vermelho, laranja e amarelo. a) No relato dos pesquisadores estão descritos alguns exemplos de adaptações por eles caracterizadas como mimetismo e camuflagem. Identifique no texto um exemplo de camuflagem. Explique uma vantagem dessas adaptações para os animais. b) No texto são citados vários animais, entre eles sapos e cobras. Esses animais pertencem a grupos de vertebrados que apresentam diferenças relacionadas com a reprodução. Indique duas dessas diferenças.

17 Resposta Esperada a) (2 pontos) Exemplos de camuflagem que poderiam ser identificados no texto: borboletas cuja coloração se confundia com a dos troncos em que pousavam mais frequentemente; louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas ; bichos–pau semelhantes a gravetos. Vantagens dessas adaptações: o mimetismo e a camuflagem são fenômenos que oferecem proteção contra a predação , pois, mimetizando outro animal ou se confundindo com a paisagem (camuflagem), o organismo deixa de ser facilmente percebido pelo predador. Ao se camuflarem no ambiente ou se assemelharem a outras espécies, os animais podem ainda confundir a presa, passando despercebidos , e assim predarem mais facilmente . b) (2 pontos) Como diferenças entre a reprodução dos anfíbios, representados pelos sapos, e a dos répteis, representados pelas cobras, podem ser citadas: os anfíbios apresentam fecundação externa; dependem da água para reprodução ; seus ovos não têm casca; seus ovos são postos em meio aquático; apresentam fase larval (girinos ); apresentam metamorfose; são anamniotas . Por sua vez, os répteis apresentam fecundação interna; não dependem da água para reprodução; seus ovos têm casca porosa; não apresentam fase larval nem metamorfose ; são amniotas . Questão fácil, como se pode deduzir pela nota média obtida pelos candidatos (3,1), requerendo, no item a, apenas bom senso e compreensão do texto, especialmente no que se referia à vantagem proporcionada por mimetismo e camuflagem. Os poucos erros notados estavam relacionados com a indicação de exemplos de mimetismo ao invés de camuflagem. No item b observou-se a maior parte dos erros dos candidatos. Muitos confundiram o processo de cópula com reprodução sexuada, e ausência de cópula com reprodução assexuada. Confundiram ainda conceitos como fecundação interna e externa com desenvolvimento direto e indireto; metamorfose e crescimento, entre outros. Muitos candidatos afirmaram que cobra é um invertebrado, afirmando muitas vezes ser um anelídeo, que faz autofecundação, entre outros erros. Vários exemplos de exceções ou situações inusitadas foram apresentados pelos candidatos em vez de características mais gerais, como era esperado. Deve ser ressaltado que muitos erraram pelo fato de confundirem conceitos complexos relacionados com conteúdo de vitelo no ovo, por exemplo, indicando um processo desnecessário de memorização, que levou a confusões.

UNICAMP 2°fase 2009 18

A questão exigia conhecimentos fundamentais sobre as interações ecológicas entre espécies de uma lagoa e as consequências da introdução de uma espécie. Foi a questão mais fácil da prova e proporcionou um baixo grau de discriminação. Cerca de 70% dos candidatos obtiveram notas entre 3 e 4 e apenas cerca de 6% tiraram notas entre 0 e 1. O item a solicitava aos candidatos, a partir da observação das informações mostradas na figura, o reconhecimento das relações ecológicas que poderiam explicar a variação do número de indivíduos das espécies A e B a partir da introdução da espécie C. Várias respostas poderiam ser apresentadas pelos candidatos , todas igualmente corretas, e este objetivo foi atingido. No item b, os candidatos deveriam identificar os níveis tróficos ocupados por uma ave que não foi mais observada se alimentando na lagoa após a introdução da espécie C. Este item foi o que mais apresentou dificuldade aos candidatos, pois muitos indicaram apenas um nível trófico ou indicaram níveis incorretos. 19

UNICAMP 2°fase 2009 20

Comentários A questão exigia conhecimentos fundamentais sobre as interações ecológicas entre espécies de uma lagoa e as consequências da introdução de uma espécie. Foi a questão mais fácil da prova e proporcionou um baixo grau de discriminação. Cerca de 70% dos candidatos obtiveram notas entre 3 e 4 e apenas cerca de 6% tiraram notas entre 0 e 1. O item a solicitava aos candidatos, a partir da observação das informações mostradas na figura , o reconhecimento das relações ecológicas que poderiam explicar a variação do número de indivíduos das espécies A e B a partir da introdução da espécie C. Várias respostas poderiam ser apresentadas pelos candidatos , todas igualmente corretas, e este objetivo foi atingido. No item b, os candidatos deveriam identificar os níveis tróficos ocupados por uma ave que não foi mais observada se alimentando na lagoa após a introdução da espécie C. Este item foi o que mais apresentou dificuldade aos candidatos, pois muitos indicaram apenas um nível trófico ou indicaram níveis incorretos. 21

UNICAMP 2°fase 2009 22

Comentários Essa questão foi de dificuldade média. No item a muitos candidatos deram respostas incompletas identificando a paternidade , mas não a justificando, sendo pouco claros, ou errando a justificativa. No item b, uma grande porcentagem de candidatos respondeu que o DNA mitocondrial é materno, mas sem explicarem o que este fato significa . Nesse item notaram-se respostas incorretas como afirmar que o DNA mitocondrial advém das bactérias e/ou tem DNA próprio 23

http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2011/download/comentadas/biologia.pdf 24

25

http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2011/download/comentadas/biologia.pdf 26

27

28

29
Tags