EXERCÍCIOS RESISTIDOS Contração muscular dinâmica .pptx

MrioLuizMaiaGuerra 0 views 35 slides Oct 06, 2025
Slide 1
Slide 1 of 35
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35

About This Presentation

Contração muscular dinâmica ou estática resistida por uma força externa.
Exercício com resistência manual
Exercício com resistência mecânica


Slide Content

EXERCÍCIOS RESISTIDOS

DEFINIÇÃO. Contração muscular dinâmica ou estática resistida por uma força externa. Exercício com resistência manual Exercício com resistência mecânica

METAS DO EXERCÍCIO RESISTIDO Aumentar a força : hipertrofia II A, aumento de recrutamento de unidades motoras. Aumentar a resistência muscular a fadiga Aumentar a potência : F x V Quanto maior a intensidade do exercício e mais curto o período de tempo para gerar força, maior a potência muscular.

Potência anaeróbia Fibras II, rápidas Alta intensidade e curta duração Vermelhas , muitas mitocôndrias Demoram para se fadigarem

Brancas, poucas mitocôndrias Fadigam- se mais rápido Potência aeróbia Fibras I , lentas Baixa intensidade e longa duração

O s programas de exercícios resistidos podem ser elaborados para recrutar seletivamente diferentes tipos de fibra muscular, através do controle da intensidade, duração e velocidade . Ex : músculos posturais maior distribuição das fibras I (tônicas) e músculos que requerem um movimento repentino as fibras do tipo II ( fásicas )

É preciso durante o programa de exercício colocar um tempo adequado para recuperação da fadiga ( 3 a 5 min) Um exercício leve durante o período de recuperação é mais eficaz do que um repouso total . Paramos aqui O ganho de força, potência e resistência a fadiga só terá êxito se o paciente se recuperar da fadiga. Deve-se evitar a exaustão: ocorre perda de fibras musculares devido a queda de proteínas do músculo . Observar os movimentos compensatórios.

PRECAUÇÕES Precações cardiovasculares : evitar a manobra de Valsalva , pacientes cardiopatas. Fadiga muscular local: diminuição das reservas de energia, de O2 e acúmulo de ácido lático.

Fadiga muscular geral: diminuição de glicogênio no músculo e no fígado Cãimbra : fadiga, diferença de temperatura , falta de potássio, deficiência circulatória.

PARA EVITAR LESÕES Aumenta-se gradualmente a intensidade e duração do exercício , através de exercícios de aquecimento e de resfriamento de baixa intensidade ou através de alongamentos.

ESPECIFICIDADE DE TREINAMENTO Os efeitos dos exercícios devem ser altamente específico para o método de treinamento empregado . Ex : ganho de força ou resistência a fadiga vice- versa. A base da especificidade de treinamento relaciona-se com alterações morfológicas dentro do músculo , assim como o aprendizado motor e a adaptação neural ao estímulo empregado.

TIPOS DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS ISOTÔNICO : concêntrico e excêntrico . Concêntrica: Quando realiza a força de contração muscular, em que o músculo diminui seu tamanho aproximando a origem da inserção . Excêntrica : Quando realiza força alongando o comprimento dos músculos, distanciando a origem da inserção, uma reação oposta ao concêntrico.

ISOMÉTRICO A contração isométrica é aquela onde o músculo desenvolve tensão, porém não há alteração em seu comprimento externo. Em outras palavras, a contração isométrica é aquela em que o músculo contrai-se e produz força sem nenhuma alteração macroscópica no ângulo da articulação.

Estágios iniciais no programa de reabilitação

ISOCINÉTICO A  contração isocinética  trabalha contra uma resistência que permite o movimento a uma velocidade fixa pré-estabelecida, possibilitando aos músculos mobilizar a sua capacidade máxima de gerar tensão durante todo o movimento, enquanto está contraindo.

ISOCINÉTICO A velocidade do movimento é fixa, controlada e pré-selecionada. Estágios iniciais : Velocidade mais baixa gera menos força

VARIÁVEIS DO EXERCÍCIO RESISTIDO INTENSIDADE : Grau de carga sobre o músculo. Repetição máxima (RM) O aumento das repetições acarretará mudanças adaptativas nos músculos. Recomenda-se até 15 repetições.

SÉRIES: quantidade de repetições a cada sessão (3 X 10 RM). FREQUÊNCIA: 4 a 5 x na semana. DURAÇÃO : 6 sem., ganho de força. VELOCIDADE : V↑ ═ F ↓ MODO DO EXERCÍCIO : FORÇA ESTÁTICA : isométrico FORÇA DINÂMICA : isotônico

?