Contração muscular dinâmica ou estática resistida por uma força externa.
Exercício com resistência manual
Exercício com resistência mecânica
Size: 15.51 MB
Language: pt
Added: Oct 06, 2025
Slides: 35 pages
Slide Content
EXERCÍCIOS RESISTIDOS
DEFINIÇÃO. Contração muscular dinâmica ou estática resistida por uma força externa. Exercício com resistência manual Exercício com resistência mecânica
METAS DO EXERCÍCIO RESISTIDO Aumentar a força : hipertrofia II A, aumento de recrutamento de unidades motoras. Aumentar a resistência muscular a fadiga Aumentar a potência : F x V Quanto maior a intensidade do exercício e mais curto o período de tempo para gerar força, maior a potência muscular.
Potência anaeróbia Fibras II, rápidas Alta intensidade e curta duração Vermelhas , muitas mitocôndrias Demoram para se fadigarem
Brancas, poucas mitocôndrias Fadigam- se mais rápido Potência aeróbia Fibras I , lentas Baixa intensidade e longa duração
O s programas de exercícios resistidos podem ser elaborados para recrutar seletivamente diferentes tipos de fibra muscular, através do controle da intensidade, duração e velocidade . Ex : músculos posturais maior distribuição das fibras I (tônicas) e músculos que requerem um movimento repentino as fibras do tipo II ( fásicas )
É preciso durante o programa de exercício colocar um tempo adequado para recuperação da fadiga ( 3 a 5 min) Um exercício leve durante o período de recuperação é mais eficaz do que um repouso total . Paramos aqui O ganho de força, potência e resistência a fadiga só terá êxito se o paciente se recuperar da fadiga. Deve-se evitar a exaustão: ocorre perda de fibras musculares devido a queda de proteínas do músculo . Observar os movimentos compensatórios.
PRECAUÇÕES Precações cardiovasculares : evitar a manobra de Valsalva , pacientes cardiopatas. Fadiga muscular local: diminuição das reservas de energia, de O2 e acúmulo de ácido lático.
Fadiga muscular geral: diminuição de glicogênio no músculo e no fígado Cãimbra : fadiga, diferença de temperatura , falta de potássio, deficiência circulatória.
PARA EVITAR LESÕES Aumenta-se gradualmente a intensidade e duração do exercício , através de exercícios de aquecimento e de resfriamento de baixa intensidade ou através de alongamentos.
ESPECIFICIDADE DE TREINAMENTO Os efeitos dos exercícios devem ser altamente específico para o método de treinamento empregado . Ex : ganho de força ou resistência a fadiga vice- versa. A base da especificidade de treinamento relaciona-se com alterações morfológicas dentro do músculo , assim como o aprendizado motor e a adaptação neural ao estímulo empregado.
TIPOS DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS ISOTÔNICO : concêntrico e excêntrico . Concêntrica: Quando realiza a força de contração muscular, em que o músculo diminui seu tamanho aproximando a origem da inserção . Excêntrica : Quando realiza força alongando o comprimento dos músculos, distanciando a origem da inserção, uma reação oposta ao concêntrico.
ISOMÉTRICO A contração isométrica é aquela onde o músculo desenvolve tensão, porém não há alteração em seu comprimento externo. Em outras palavras, a contração isométrica é aquela em que o músculo contrai-se e produz força sem nenhuma alteração macroscópica no ângulo da articulação.
Estágios iniciais no programa de reabilitação
ISOCINÉTICO A contração isocinética trabalha contra uma resistência que permite o movimento a uma velocidade fixa pré-estabelecida, possibilitando aos músculos mobilizar a sua capacidade máxima de gerar tensão durante todo o movimento, enquanto está contraindo.
ISOCINÉTICO A velocidade do movimento é fixa, controlada e pré-selecionada. Estágios iniciais : Velocidade mais baixa gera menos força
VARIÁVEIS DO EXERCÍCIO RESISTIDO INTENSIDADE : Grau de carga sobre o músculo. Repetição máxima (RM) O aumento das repetições acarretará mudanças adaptativas nos músculos. Recomenda-se até 15 repetições.
SÉRIES: quantidade de repetições a cada sessão (3 X 10 RM). FREQUÊNCIA: 4 a 5 x na semana. DURAÇÃO : 6 sem., ganho de força. VELOCIDADE : V↑ ═ F ↓ MODO DO EXERCÍCIO : FORÇA ESTÁTICA : isométrico FORÇA DINÂMICA : isotônico