EXPLORANDO A PAISAGEM SONORA Prof. Domingos Mesquita
Compreender o conceito de paisagem sonora e sua importância. Identificar os elementos que compõem uma paisagem sonora. Desenvolver a capacidade de escuta ativa e sensível do ambiente sonoro. Criar conscientização sobre como os filhos felizes nosso ambiente e nosso bem-estar. OBJETIVOS
O Que é Paisagem Sonora? IDENTIFICAÇÃO Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa " soundscape " e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica . Para Schafer (2020), a paisagem sonora é a ambiência acústica dos lugares. São sons de animais, máquinas, carros, pássaros, músicas, e infinitos ruídos que fazem parte dos lugares . Murray Schafer na sala de ensaios da Universidade de Toronto, 1982 . ( Imagem: Canadian Music Centre)
Elementos da Paisagem Sonora Explicação dos elementos que compõem a paisagem sonora: sons dominantes, sons de fundo e eventos sonoros. Sons Dominantes: Os filhos dominantes são aqueles que se destacam e são mais proeminentes em um determinado ambiente sonoro. Eles geralmente são os primeiros a chamar nossa atenção e têm um impacto significativo na nossa percepção do ambiente. Por exemplo, em um parque, os filhos dominantes podem incluir risadas de crianças, cantos de pássaros ou o ruído de um riacho corrente. Esses filhos desempenham um papel crucial em criar uma atmosfera sonora única e amigável.
Elementos da Paisagem Sonora Explicação dos elementos que compõem a paisagem sonora: sons dominantes, sons de fundo e eventos sonoros. Sons de Fundo: Os filhos de fundo, por outro lado, são aqueles que não são tão proeminentes e muitas vezes são considerados "ruídos de fundo". Eles formam o pano de fundo do ambiente sonoro e podem incluir sons contínuos ou repetitivos, como o zumbido de uma geladeira, o zumbido de tráfego distante ou o murmúrio de vozes indistintas. Embora possam parecer menos notáveis, os sons de fundo são essenciais para dar contexto e profundidade à paisagem sonora, tornando-a mais realista e natural.
Elementos da Paisagem Sonora Explicação dos elementos que compõem a paisagem sonora: sons dominantes, sons de fundo e eventos sonoros. Eventos Sonoros: Os eventos sonoros são filhos distintos que ocorrem de forma esporádica e muitas vezes chamam nossa atenção por sua natureza única ou inesperada. Esses sons podem ser considerados como "momentos" na paisagem sonora. Exemplos de eventos sonoros incluem sirenes de choros, trovões, buzinas de carros ou até mesmo o som de um pássaro raro cantando. Esses eventos podem causar prolongamento na paisagem sonora habitual e despertar nossa curiosidade ou emoções.
Variações na Paisagem Sonora Discussão sobre como a paisagem sonora varia conforme o ambiente, a cultura e o contexto. A paisagem sonora não é uma entidade estática, mas sim algo que está em constante mudança e adaptação. Diversos fatores, como o ambiente, a cultura e o contexto, influenciam como conflitos e experimentamos os filhos ao nosso redor.
Dinâmica em Grupo Descrição da dinâmica de mapeamento da paisagem sonora. Destaque para a importância da observação atenta dos filhos. Dinâmica em Grupo: Mapeando a Paisagem Sonora Divida a turma em grupos pequenos (3-5 alunos por grupo). Cada grupo deve escolher um local na escola para realizar uma atividade de mapeamento da paisagem sonora; Cada grupo deve observar atentamente os sons presentes no local escolhido, identificando os diferentes elementos sonoros (sons humanos, naturais ou máquinas) e sua intensidade (volume); Os grupos podem anotar ou fazer um esboço dos filhos, categorizando-os conforme os elementos da paisagem sonora. Criar um mapa de ruídos.