TEXTO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO Andalito Romão Giltina João Universidade Rovuma – Moçambique [email protected]
Definição O texto expositivo-explicativo tem por objectivo instruir, comunicando de forma clara e pormenorizada, a um leitor determinado, que se supõe possuir um saber insatisfatório do que deve saber de um facto, assunto ou problema.
Estrutura/organização do texto Fase de questionar (Introdução) – é o momento em que se faz a apresentação do tema ou assunto que vai ser tratado ao longo do texto; Fase de resolução (Desenvolvimento) – é o momento em que se desenvolve o assunto apresentado na fase de questionar ; Fase de conclusão (Conclusão) – é o momento em que se faz o resumo e se apresentam as ideias fundamentais discutidas no desenvolvimento.
Características discursivas Enunciados de exposição – aqueles que contêm uma sucessão de informações que visam fazer saber; Enunciados de explicação – os que têm por finalidade fazer compreender o saber transmitido ; Enunciados baliza – são os que tratam de anunciar o que vai ser dito; resumir o que já se disse; antecipar o que vai ser dito, mediante o uso de títulos, subtítulos, numerações, bem como focalizar o que é dito através de sublinhados e de mudanças tipográficas (formas de escrever).
Características linguísticas Emprego da passiva; Uso das nominalizações ; Apagamento do sujeito falante\ enunciador; Emprego do presente com valor genérico; Uso de articuladores [conectores (conjunções, locuções, preposições)].
Referências consultadas ORLANDI, E. P. (2012). Discurso e Texto: Formulação e Circulação dos Sentidos . 4ͣ ed. Campinas. São Paulo: Pontes Editores. SILVA , P. N. da (2010). Tipologias textuais-Como classificar textos e sequências . Coimbra: Edições Almedina.