Extrusão é um processo de conformação mecânica que consiste na compressão de um cilindro sólido, por exemplo, de metal alumínio, chamado de Tarugo ou Billet, de encontro a um orifício existente em uma matriz (molde ou ferramenta), com o intuito de fazer o material fluir por esse orifício ...
Extrusão é um processo de conformação mecânica que consiste na compressão de um cilindro sólido, por exemplo, de metal alumínio, chamado de Tarugo ou Billet, de encontro a um orifício existente em uma matriz (molde ou ferramenta), com o intuito de fazer o material fluir por esse orifício e formar um perfil extrusado, sob o efeito de altas pressões e elevadas temperaturas de trabalho.
Size: 2.25 MB
Language: pt
Added: Nov 26, 2014
Slides: 16 pages
Slide Content
Conformação Mecânica EXTRUSÃO Alunos: * Francisco Ray * Vanessa Maria
INTRODUÇÃO AO PROCESSO Extrusão é um processo de conformação mecânica que consiste na compressão de um cilindro sólido, por exemplo, de metal alumínio, chamado de Tarugo ou Billet, de encontro a um orifício existente em uma matriz (molde ou ferramenta), com o intuito de fazer o material fluir por esse orifício e formar um perfil extrusado, sob o efeito de altas pressões e elevadas temperaturas de trabalho.
Tipos de processos de extrusão Direta Indireta ou Inversa Lateral Hidrostática
Extrusão Direta
Extrusão Lateral Neste processo o material do tarugo é forçado contra a matriz através de uma abertura lateral da câmara. Sendo que o sentido de movimento do punção e o sentido de movimento do material extrudado formam um ângulo reto.
Extrusão Hidrostatica Consiste em selecionar um tarugo de diâmetro menor do que o da câmara, sendo esta preenchida por um fluido.A pressão transmitida no tarugo é proveniente de um pistão. Este procedimento é usualmente realizado a temperatura ambiente sendo que o fluido utilizado é usualmente óleo vegetal alinhando qualidades de viscosidade e lubrificação. Já para trabalhar em altas temperaturas são utilizados ceras, polímeros ou vidro que também possuem função de isolamento do tarugo Vantagens/desvantagens Tendo principal diferencial que não a fricção com as paredes da câmara possibilitando melhor acabamento superficial. A extrusão por pressão aumenta a ductilidade do material. Portanto, materiais frágeis podem se beneficiar desta forma de extrusão. Entretanto as vantagens essenciais do método são: •Baixa fricção; •Pequenos ângulos de matriz;
Tipos de Máquinas de Extrusão Prensas Hidráulicas Capacidade: Normalmente a extrusão a quente é efetuada em prensas hidráulicas horizontais especialmente construídas para a esta finalidade. Os tamanhos comuns de prensas de extrusão têm capacidade nominal entre 1500 a 30000 toneladas
Produtos obtidos Barras, tubos ou seções de formas complexas com tolerâncias dimensionais e qualidade superficial. O método tem sido útil para deformar ligas refratárias e aços inoxidáveis, pois estes apresentam uma tensão média de compressão. Praticamente qualquer forma de seção transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extrusão. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados têm seção transversal constante.
Etapas da extrusão Fabricação e corte do tarugo. Aquecimento uniforme do tarugo. Transporte do tarugo aquecido para a câmara de extrusão. Essa etapa deve ser executada o mais rapidamente possível para diminuir a oxidação na superfície do metal aquecido. Pode ser adicionada uma solução para não grudar o disco de pressão no tarugo. Execução da extrusão: O pistão é acionado e o material é empurrado, sendo pressionado contra a matriz (que foi pré-aquecida para evitar choques térmicos). Fim da extrusão: o pistão recua e a câmara se afasta para a retirada do disco e da parte restante do tarugo. A parte restante do tarugo é carepa, que é o oxido formado devida as altas temperaturas da extrusão a quente.
Máquinas Extrusoras
Tarugos (peças a serem extrusadas)
Produtos Obtidos Pelo Processo Uso - produtos mais comuns: quadros de janelas e portas, trilhos para portas deslizantes, tubos de várias seções transversais e formas arquitetônicas. Produtos extrudados podem ser cortados nos tamanhos desejados para gerarem peças, como maçanetas, trancas e engrenagens. Em operação combinada com forjamento pode gerar componentes para automóveis, bicicletas, motocicletas, maquinário pesado e equipamento de transporte Materiais: Alumínio, cobre, aço, magnésio e chumbo são os materiais mais comumente extrudados.
Produtos Obtidos Pelo Processo
Desvantagens 1.Muito perigoso , devido a alta pressão (3000 Mpa) para gerar compressão o suficiente . 2 . A ponta do tarugo deve ser cônica e deve ser pressionada contra a matriz, para produzir a vedação inicial. 3. A grande velocidade de extrusão provoca aquecimento do produto que é ejetado violentamente com o fluído. 4. Um número grande de ciclos repetidos de produção pode exigir a troca frequente de dispositivos móveis e causar fadiga á câmara.
BIBLIOGRAFIAS Apostila Curso de Processos de Fabricação. PARANHOS, Raimundo Jorge Santos. CEFET-BA. Anopril: Extrusão e Anodização de Alumínio BRESCIANI, E. F., ZAVAGLIA, A.A.C., BUTTON, S.T., GOMES, E., NERY, F.A.C., Conformação Plástica dos Metais, - Editora da UNICAMP – 5ª edição – 1997, pp 63-89. CHIAVERINI, V. Aços e Ferros Fundidos–Editora ABM – 7ª edição, pp 93. CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica – vol.02 -McGraw Hill – 2ª edição, pp 124-129. http://pt.scribd.com/doc/71444428/23/CONCEITOS-INICIAIS-DA-EXTRUSAO http://mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/extrusao.htm ALTAN, 1983, 1999; BARRAND & GADEAU,1968; Metal Forming Practice, 2006; PAPPARONI, 1969; PEARSON, 1953; RODRIGUES & MARTINS, 2005; WAGONER & CHENOT, 2005. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAACV8AA/extrusao#