Aristolochiaceae Piperaceae A ordem Piperales se divide em 05 famílias, sendo duas delas:
Plantas herbáceas (geralmente lianas); Folhas sem estípulas, com venação palmada e margem inteira; Flores trímeras com estames extrorsos, ovário ínfero; Cálice conato; Distribuição: amplamente distribuída em regiões tropicais e temperadas. ARISTOLOCHIACEAE
Fruto de Aristolochia constricta oriundo de ovário ínfero.
FÓRMULA FLORAL: X, K 3 , C3 IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: Plantas ornamentais Utilizadas na medicina
Algumas spp . de Aristolochiaceae são consumidas por lagartas das borboletas Papilionidae-Papilioninae-Troidini . Plant-Animal Interactions :
Biologia da polinização e dispersão de sementes. A polinização ocorre pelo vento e por moscas através de estruturas especializadas permitindo entrada de insetos na câmara floral, onde entram e realizam a polinização.
Aristolochiaceae cymbifera . A. cymbifera é uma liana com ocorrência nas matas úmidas do Cerrado e Mata Atlântica do sudeste brasileiro. A Extensão de Ocorrência é bastante superior a 20.000 km² , sendo categorizada sem risco de extinção
Aristolochia grandiflora Habitat: COSTA RICA. Tamanho da planta: Cipó' robusto, alcançando vários metros de comprimento . Tamanho da flor: 20-22 cm Clima: Moderado Planta de beira de estrada, crescendo normalmente em cercas na beira de mata.
Aristolochia triangularis Habitat: Região sudeste do Brasil.Tamanho da planta: Cipó' , alcançando vários metros de comprimento. Tamanho da flor: 5 cm Clima: Moderado Planta de beira de estrada,crescendo normalmente em cercas na beira de mata.