O que é interação medicamentosa? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a interação medicamentosa é definida como uma resposta farmacológica ou clínica à administração de uma combinação de medicamentos, diferente dos efeitos de dois agentes administrados individualmente.
Interações medicamentosas prejudicais Na maioria das vezes, as interações medicamentosas são prejudiciais ao paciente. Esse tipo de interação geralmente é provocado por um erro de prescrição ou por automedicação.
Os principais efeitos dessas interações são intoxicações medicamentosas, anulação do efeito terapêutico, não tratamento da doença ou de seus sintomas e exacerbação de reações adversas. Esses efeitos têm impacto variado na saúde do paciente, podendo ser leve, moderado e grave e até mesmo exigir hospitalização.
Interações medicamentosas benéficas Esse tipo de interação medicamentosa é intencionalmente provocado pelo prescritor devido às ações benéficas trazidas ao tratamento do paciente.
Os principais efeitos provocados pela interação medicamentosa benéfica são a otimização do efeito terapêutico do medicamento ou a anulação de suas reações adversas
As interações medicamentosa podem ser classificadas segundo: M ecanismo de ação Início do efeito Gravidade
Mecanismo de ação Farmacocinéticas: Alteram os parâmetros de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Farmacodinâmicas: Estão relacionadas aos mecanismos de ação dos medicamentos, com alterações que podem conduzir efeitos aditivos, sinérgicos, antagônicos e ou tóxicos. Farmacotécnicas: ocorrem quando os fármacos interagem na própria forma farmacêutica (reação físico-química) implicando em inativação de um ou todos eles.
Início do efeito Imediatas: Pode ocorrer em um intervalo de tempo de horas a uma semana . Exemplo : inibição do metabolismo . Tardias : Duas ou mais semanas . Exemplo : indução do metabolismo hepático, pois requerem síntese protéica para a produção de novas enzimas microssomais hepáticas.
Gravidade Graves : a interação pode afetar a evolução clínica ou causar danos permanentes no paciente, caso não seja corretamente monitorada. Devido a isso, requer intervenção para prevenir ou reduzir os danos . Moderadas : a interação pode interferir na condição clínica do paciente, podendo exigir modificações na terapia . Leves : o efeito da interação não necessariamente afetará o paciente, provocando apenas efeitos clínicos inconvenientes, de modo que não é necessário alterar a terapia ou realizar intervenções mais complexas
Tipos de interações medicamentosas medicamento-medicamento medicamento-alimento medicamento-bebida alcoólica medicamento-exame laboratorial
Medicamento-medicamento E ste tipo de interação ocorre entre dois medicamentos, que quando utilizados juntos podem diminuir seus efeitos ou aumentar as reações adversas
Exemplo : Antiácidos e anti-inflamatórios. Os medicamentos antiácidos podem diminuir a absorção dos anti-inflamatórios, reduzindo o seu efeito terapêutico. Quando for iniciar um tratamento com anti-inflamatórios, informe ao médico todos os medicamentos que utiliza, inclusive os antiácidos
Medicamento-alimento Alguns alimentos podem interferir diretamente na absorção de medicamentos. Por isso existem recomendações específicas para cada medicamento, orientando a tomá-los com o estômago cheio ou vazio. Além disso, leite, refrigerante e café também podem prejudicar a ação deles no organismo.
Exemplo: O leite e os alimentos lácteos podem reduzir a absorção das tetraciclinas e, consequentemente, diminuir o seu efeito terapêutico. Faça a ingestão desses alimentos uma hora depois ou duas horas antes da administração das tetraciclinas.
Medicamento-bebida alcoólica As bebidas alcoólicas podem aumentar a toxicidade dos medicamentos, provocando problemas em alguns órgãos.
Exemplo: Um exemplo deste tipo de interação ocorre com o paracetamol . O álcool pode aumentar a toxidade hepática deste medicamento, causando problemas no fígado do paciente. Se informe sobre possíveis interações antes de ingerir bebidas alcoólicas.
Medicamento-exame laboratorial No momento em que for realizar um exame laboratorial, também é importante informar se está fazendo uso de algum medicamento, pois isto pode interferir no resultado do exame .
Exemplo: Durante o tratamento com amoxicilina , o exame de urina pode encontrar-se alterado, indicando uma falsa presença de glicose na urina
CONCLUSÃO Antes de iniciar a utilização de um medicamento, busque orientações com o médico ou farmacêutico. Informe ao seu médico todos os medicamentos que utiliza, sejam eles sintéticos, fitoterápicos ou chás, por mais simples que possam parecer . Utilizar medicamentos com responsabilidade e orientação previne a ocorrência de interações medicamentosas e de outros problemas relacionados ao uso medicamentos e protege a sua saúde.