Filho é flecha

marciamarcone5 4,826 views 30 slides Dec 26, 2013
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

FILHO É FLECHA “ Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos...” ( Sl 127,4) Márcia Marcone, 2013

Alegria do pai é... Alegria de pai é ver o filho vencendo na vida! De outro lado, não há coisa mais triste do que ver os seus filhos derrotados. A Palavra de Deus diz que nossos filhos são flechas nas mãos do guerreiro. Guerreiro, é todo pai (não esqueça a mãe), a partir do momento que ele considera que seu filho é uma flecha. Porque no mundo de hoje há pais que consideram os seus filhos como nada, quem dirá como flecha! Mas isto já é outro estudo, não é nosso foco.

A inerrância da Palavra de Deus Já faz algum tempo (olha, adoro esta expressão usada pela Pastor Geziel Gomes: um jeito elegante de dizer que fazem muitos anos), que aprendi que nenhuma virgula, ponto, palavra, está na Bíblia sem ter um proposito do nosso Senhor... Cada palavra esconde um mistério, a ser revelado aos que O buscam. E muitas vezes já li este versículo no qual baseio este trabalho, mas aprouve a Deus que fosse neste tempo que Ele me desse a revelação que agora divido com você. Vamos lá!

Flecha ? Por que será que Deus chamou meus filhos de flecha? Se você, como eu, nunca atirou uma flecha como esporte na vida, podemos através da pesquisa e da observação, tirarmos algumas conclusões bastante sérias. A primeira conclusão é de que não deve ser nada fácil atirar uma flecha. Quando comecei a pesquisar sobre o que hoje é um esporte, percebi que não é como um esporte que Deus quer que vejamos os nossos filhos como flechas. É como um modo de ataque e de defesa ao mesmo tempo, do Reino de Deus. A lógica da flecha é sempre ir mais longe de onde está o arqueiro, alcançar um alvo que está distante dele, para cumprir determinado objetivo.

Acertar o alvo: Para acertar determinado alvo, uma flecha não pode ser atirada de qualquer maneira, em qualquer tempo, com qualquer intensidade de força. Há condições para que ela atinja o alvo em cheio! E é sobre isso que Deus quer falar conosco: como fazer com que nossos filhos atinjam o alvo que foi traçado por Deus para suas vidas?

Arqueiro é o pai ! Há condições que dizem respeito apenas ao arqueiro: ele pode ter nas mãos tudo o que precisa para ter sucesso, mas: 1. Para que possa acertar o alvo, é necessário que a flecha esteja na sua mão. Claro, como ele pode arremessa-la rumo ao alvo, se ela não se encontra mais na sua mão, sob o seu controle? Muitos pais já perderam o controle sobre a vida do filho. Não se esqueça, o sucesso deles está em nossas mãos. E para que eles continuem sempre na mão do arqueiro, embora possam às vezes não ser o que queremos que fossem, é o AMOR que faz toda a diferença. Não desista deles e os abandone à sua própria sorte. Você terá que dar conta deles à Deus! (Sl 127,4)

2. Não desista deles e os abandone à sua própria sorte . Você terá que dar conta deles à Deus! Já notou que em toda figura que aparece algum arqueiro, as flechas estão sempre na sua aljava? Mas onde está a aljava do arqueiro, o lugar onde ficam as flechas? PRESO NAS COSTAS... OBSERVE! NÃO ESQUEÇA: A RESPONSABILIDADE E O PESO TEM LUGAR CERTO: NAS SUAS COSTAS.... SÓ NAS SUAS....

3. É necessário que haja um alvo a ser acertado ; e isto é um grande problema hoje em dia, pois encontramos famílias que não tem alvos a alcançar, vão apenas “levando o dia-a-dia”, sobrevivendo. Há famílias que até tem um alvo, mas é aquele que já foi alcançado pelo pai no passado; “meu filho será o que fui”, e  esquecem que ?Deus já determinou um alvo para cada um dos seus filhos. Não é errado sonhar com o futuro deles, o errado é querer que eles acertem alvos que os afastam de Deus, que os afastam de adorar o Deus vivo, e de se importar com o  Reino de Deus .

4. O arqueiro tem que ser forte . Tem que ter força nos braços, boa condição física, e isso é com muito treinamento. Se você quer ser o arqueiro do seu filho, então tem que ser uma figura forte e marcante em sua vida. Precisa ter autoridade, firmeza, controle, estabelecer limites, regras, e saber fazer valer a vontade de Deus em suas vidas. O arqueiro precisa ensinar a adorar a Deus.

5. O arqueiro precisa ser habilidoso . Sim, habilidades preciosas que farão toda a diferença na vida do filho, como por exemplo: o arqueiro precisa saber tratar seu filho com respeito, precisa reconhecer seus limites, suas necessidades, seus conflitos, e saber ajudá-lo a superar-se. Ele precisa ser coerente, lembrar que tem que prepará-los para a vida e amá-los acima de tudo, em qualquer circunstâncias da vida. A essência da Educação Cristã consiste em o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do Salvador.

6. A flecha precisa ser reta-   Flecha torta não acerta alvo. E entenda reta como retidão de caráter. E caráter, criança aprende com os pais. Ensinar a se desviar do mal, , a amar a justiça , e a odiar a iniquidade. Incutir neles a consciência da atitude de Deus com o pecado. (Hb1,9). Ensinar sempre que eles só podem ser uma flecha reta se nunca se desviarem da Palavra de Deus... (Josué 1, 7-8)

Arco e flecha Mas foi como falei no inicio deste trabalho, nada está na Biblia Sagrada por acaso, e me empenhei em pesquisar sobre este tema, e descobri coisas que me deixaram maravilhada, confrontada, triste, alegre, uma mistura de emoções que terminou na conclusão de que tenho que mudar muito. Oro para que este trabalho ter leve a refletir bastante. Vamos lá ao que interessa:

Arco Sua descoberta não tem data especifica: era usado em caça e guerras, desde a pré-história (Assíria, Babilônia e Egito). O arco é uma mola. Quando se coloca a corda, ele é vergado. Não se pode fazer arco de madeira verde, e nem de madeira velha, senão ele irá quebrar na primeira puxada de corda, mesmo que aparentemente, ele pareça bem forte.

Uma madeira está pronta para virar arco se estiver seca e aquecida ao toque das mãos e impropria para o arco se estiver fria e úmida ao toque. Para escolher a madeira para fazer o arco, você deve observar os anéis de crescimento da madeira. A parte externa da madeira não possa ser utilizada por ser fraca demais, só se utiliza a parte de dentro. Vamos levar pro lado espiritual? Como pai, eu não posso ser uma madeira verde – imaturo - e nem madeira velha – ultrapassado, para que meu filho acerte o alvo. Como pai, também não posso ser uma madeira fria e úmida – sem a presença de Deus e do Seu Espírito na minha vida. Como pai, também não posso ser madeira cheia de anéis por fora, pois a madeira externa – a carne, é fraca demais, tenho que usar o que tenho dentro de mim - o Espirito Santo! Como pai, eu tenho que ser uma madeira aquecida pela presença do Espirito Santo...

As flechas também tem que combinar com o arco. Se o arco é forte, a flecha tem que estar de acordo. Arco forte com flecha fraca, de qualquer maneira, torta, não acerta alvo. Já notou que a flecha tem 4 partes? Ponta, vareta, rabeira e penas. Ponta é o que entra no alvo, vareta é o corpo da flecha, rabeira onde se prende as penas e penas é o final dela, que dá a direção.

As partes de uma flecha: 1. Ponta: antigamente eram feitas de ossos de animais, e depois de fixadas na flecha eram afiadas, para que quando acertarem o alvo não caiam no chão. Se o seu filho é flecha e está na mão do arqueiro, parabéns. Mas Deus está lhe dizendo que você tem que afiar a sua ponta: a Palavra de Deus é comparada com espada aguda , capaz de discernir corpo, alma e espirito. (Hb 4,12).

2. Vareta : o arqueiro precisa medir o comprimento, lixar , tirar as imperfeições, com cuidado pra não quebrar a madeira que vai ser flecha. Tem que ser feita de madeira resistente. Para que depois de pronta a vareta não se destrua, é necessário revesti-la com óleo de peroba. Cabe ao pai ficar atento ao que está de errado com seu filho e ir tirando, acrescentando o que falta, revesti-lo com suas orações, protegendo-o do mal que o cerca no mundo, ensiná-lo a ser cheio do Espirito e buscar com ele o batismo com o Espirito Santo.

3. Rabeira : tem que ser resistente, porque senão ela vai deixar o arco rachar a flecha ao meio. É como uma barreira. 4. Penas : também não são colocadas de qualquer maneira. Se estiverem paralelas a vareta, quando atiradas, farão curvas e não traçarão um caminho reto. Para curtas distancias, uso penas grandes, mas para longas distancias uso penas curtas, com uma pena-guia no meio da rabeira. Se o alvo que traço para o meu filho é de curta distancia, eu posso deixar as penas grandes – o “eu” dele falar mais alto, que aí ele não irá muito longe mesmo. Mas se quero pro meu filho um alvo a longa distancia, tenho que usar penas pequenas – o Espirito de Deus tem que me controlar mais que a minha carne, o “eu” dele precisa ser subjugado pela Palavra de Deus e deixar que a pena-guia será Jesus.

O ESPORTE: Você sabia que existem dois tipos de esportes para arco e flecha? São eles:

INDOOR É praticado em ambientes fechados, dentro de quatro paredes. A distancia do alvo é de 18 metros O campeão é o que fizer maior pontuação nas 60 flechas atiradas, isto é , 60 chances . Para acertar uso pouco esforço e preciso ter pouco preparo físico, e atiro as flechas reto. Qualquer um pode acertar, é super fácil...

No sentido espiritual: Quando eu vejo meu filho como uma flecha mas me comporto como um arqueiro que pratica INDOOR (arremesso em ambientes fechados, entre 4 paredes), eu tenho estas atitudes: Não o preparo para viver o Evangelho fora da Igreja, eu o preparo apenas para ser um crente “de banco”, e a servir a Deus dentro de 4 paredes. Não ensino o valor do Evangelismo, de Missões, de testemunhar em meio a um mundo corrupto, o valor de uma alma para Cristo... Assim como no esporte eu tenho 60 chances de acertar o alvo, eu ensino meu filho que ele pode viver com Cristo de qualquer jeito, não falo de caminho estreito e nem de renuncia. Afinal, tenho 60 chances... Não preciso fazer muito esforço neste tipo de esporte, e nem preciso me preparar espiritualmente, me consagrar, orar muito, para que meu filho se enquadre no INDOOR O indoor é um esporte fácil, então ensino que ele pode viver com Cristo assim como eu, fácil, fácil...

OUTDOOR É praticado em ambientes abertos, ao ar livre. A distancia varia de 30 a 90 metros, sendo que para mulheres a distancia máxima é de 70 metros e para homens de no máximo 90 metros. Requer muito esforço e muita forma física. Não é qualquer um que consegue acertar o alvo. Você não atira a flecha reto como no Indoor, você atira a flecha para cima.

No sentido espiritual: Se eu pratico OUTDOOR (fora de 4 paredes) com meus filhos, eu tenho as seguintes atitudes: Eu o ensino a servir a Cristo fora das 4 paredes da Igreja, eu os levo nas visitas aos lares, ao evangelismo de domingo, eu visito sites de missões e explico a ele o que é dar a vida pelo Reino de Deus, eu o ensino a orar nos montes e vales, e a testemunhar neste mundo corrupto da Palavra de Deus com palavras e atitudes. Assim como no esporte a distancia é de até 90 metros, eu o ensino que o Evangelho tem que avançar, e não ficar parado dentro de 4 paredes, e começo a moldar a sua visão para se preparar para isso, por exemplo, eu lhe mostro que aprender inglês não é com a finalidade de conseguir um ótimo emprego no futuro apenas, mas que ele também ele vai precisar falar outras línguas quando a sua Igreja atravessar fronteiras... Se eu pratico Outdoor com meu filho, sei que isso requer muito esforço e preparo da minha parte como pai, não é de qualquer jeito, requer vida intima com Deus, oração, jejum, busca, estudo das escrituras, renuncias, perdão, respeito, enfim, uma lista enorme que termina numa só palavra: AMOR... Assim como no esporte não é qualquer um que acerta o alvo, o pai que pratica OUTDOOR com seu filho, sabe que Satanás fará tudo pra  destruí-lo, então, se cerca de todos os cuidados para que isto não aconteça com seu filho, e o peso desta responsabilidade, está com ele de dia e de noite. Ele não delega isso para a Igreja ou a EBD, ele sabe que é SUA RESPONSABILIDADE, embora saiba que pode contar com o seu apoio.

E aí vem a parte mais linda... Diferentemente do INDOOR, onde se atira a flecha para o alvo no sentido reto, mirando o alvo, o OUTDOOR é o oposto, nele você atira a flecha para acertar o alvo para cima... O pai que pratica OUTDOOR com seus filhos sabe que eles só acertarão o alvo se ele os apontar para cima, e se: Ensinar seus filhos a olharem para o alto, para o Senhor, e nunca desviarem Dele o seu olhar Dedicar a cada dia seus filhos, assim como Ana fez com Samuel  ao Senhor e ao seu Reino. Pelo seu exemplo e conselho, o encorajar a ter uma vida de oração. Nunca se esquecer de ensinar e inculcar em suas mentes o seguinte versículo: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer”(Jo15,5) Quem pratica OUTDOOR com seus filhos, ensina pra eles palavras que são loucas pra o mundo, como por exemplo: Fazer sempre a vontade de Deus, viver para agradar a Deus, honrar pai e mãe, obedecer o seu Pastor... Poderia citar uma infinidade de palavras que são loucura para o mundo, e que eles tem que aprender desde cedo, muito cedo...  Para que possam se defender neste mundo perverso.

Mas infelizmente, Há os que querem atirar as flechas que tem pra qualquer lado, eles querem mesmo é se ver livre das flechas.

E ENTÃO? Qual o esporte que você quer praticar com suas flechas? O INDOOR OU O OUTDOOR? OU NENHUM DELES???

Decida-se: Porque enquanto não tomamos uma direção certeira com nossos filhos, achando que ainda é cedo demais, Satanás já descobriu que é cedo que ele pode desencaminhá-los facilmente. Veja o que já acontece no mundo com crianças bem pequenas:

E aí?? VOCÊ ESTARIA DISPOSTO A CONSUMIR SUA PRÓPRIA VIDA COMO SACRIFICIO AO SENHOR, PARA QUE SEUS FILHOS SE APROFUNDEM NA FÉ E SE CUMPRA NAS SUAS VIDAS A VONTADE DO SENHOR? E assim, acertar o alvo ???? LEIA FILIPENSES 2,17

Bibliografia Filho é flecha – Pr. Franco ( www.sitedopastor.com.br ) Biblia de estudo pentecostal
Tags