Filosofia Epistemologia moderna COMPONENTES: Amanda Albergaria Cecília Castro Luíz Carlos Reis João Victor Cruz Júlio César Rafael Cardoso Wirlley Braga
Senso Comum E quilíbrio entre os elementos racionais e irracionais (ou emocionais) , presentes em todos os seres humanos. É o modo de pensar da maioria das pessoas. C onhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
Epistemologia Estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento , sua natureza e limitações. C onhecida como teoria do conhecimento. E studa a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento.
Razão × Sentido Platão(razão) e Aristóteles(sentidos) Conflito de ideias entre racionalismo e empirismo.
Racionalismo C onfiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. Os princípios lógicos fundamentais seriam inatos na mente do homem. Razão como fonte básica do conhecimento.
René Descartes
Empirismo Origem no grego empeiria , que significa experiência sensorial. Apreensão da realidade externa através dos sentidos que forma a base necessária de todo conhecimento . Segundo Locke, “Nada vem à mente sem ter passado pelos sentidos ”.
Criticismo Reflexão profunda sobre os limites e as possibilidades da razão humana. Opõe-se ao dogmatismo Depende de uma prévia investigação da capacidade e limites do nosso conhecimento
Estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço . “ Aquilo que se apresenta ou que se mostra”. Fenomenologia É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo .