Fisiologia animal Nutrição e digestão Prof.ª Ana Lucia
Nutrição Nutrição é um conjunto de processos integrados que envolvem a digestão, a respiração, a circulação e a excreção, por meio da qual os seres vivos transformam as substâncias introduzidas no organismo para obter energia e possibilitar o crescimento e a reposição celular, que será usada na manutenção do próprio corpo e na realização das atividades diárias.
Nutrientes São substâncias presentes nos alimentos que fornecem energia para as atividades vitais, compõem a matéria para a construção do corpo e regulam as diferentes funções do organismo. Podem ser de três tipos: energéticos, plásticos e reguladores.
Kwashiorkor O nome tem origem em dialetos de Gana, e significa “ mal do filho mais velho”, pois ocorre normalmente quando a criança é desmamada para que a mãe possa amamentar o filho mais novo. Nesse quadro, há uma grave deficiência de ingestão proteica, aliada à deficiência de nutrientes energéticos e de ferro , ácido fólico, iodo, selênio e ácido ascórbico. Essas carências reduzem os níveis de albumina no sangue, causando, por exemplo , a queda da pressão osmótica sanguínea . Com essa queda, há maior extravasamento de líquido do sangue para os tecidos, com a possibilidade de formação da barriga-d’água.
Marasmo É uma forma de desnutrição em que há grande carência de carboidratos e lipídios. Assim, as pessoas afetadas apresentam , em geral, peso menor do que 60% do ideal para a idade, além de fadiga e tontura .
Formas de produção e consumo de energia Autotrofismo Heterotrofismo Mixotrofismo
Autotrofismo Seres autotróficos conseguem produzir matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos, não dependendo, dessa forma, de outros seres vivos para sua nutrição. Podem ser: fotossintetizantes, quando a energia vem da luz solar. Ex.: cianobactérias, algas e plantas. quimiossintetizantes, quando a energia necessária vem de reações de oxidação que ocorrem previamente. Ex.: sulfobactérias ( gás sulfídrico), ferrobactérias (óxidos ferrosos) e nitrobactérias (compostos nitrogenados).
Heterotrofismo Seres heterotróficos não têm a capacidade de sintetizar moléculas orgânicas a partir de compostos inorgânicos, obtendo energia por meio da alimentação e do metabolismo de nutrientes orgânicos de outros organismos. São os protozoários, fungos e animais.
Digestão Conjunto de processos pelos quais os componentes dos alimentos são transformados em substâncias mais simples que podem ser assimiladas pelas células.
Tipos de digestão
Digestão intracelular Ocorre no interior das células. O processo de englobamento das partículas a serem digeridas pode ocorrer por fagocitose, no caso de partículas sólidas, ou por pinocitose , para partículas líquidas .
Digestão extracorpórea Os organismos lançam suas enzimas para fora do corpo sobre o alimento. Dessa forma, a digestão ocorre fora do organismo para posterior absorção dos nutrientes resultantes do processo.
Digestão extracelular Ocorre fora das células, mas no interior de uma cavidade digestiva (tubo digestório), onde são lançados os sucos digestivos.
Digestão humana Formado pelo tubo digestório (boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e glândulas ou órgãos anexos (glândulas salivares , língua, dentes, fígado, vesícula biliar e pâncreas).
Digestão humana
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Órgãos do tudo digestório Transformações Tipo de digestão Nutrientes digeridos Enzimas que atuam transformam em Alimento BOCA Bolo alimentar Mecânica (mastigação) Amido Amilase salivar ou ptialina Maltose Química (insalivação) FARINGE Mecânica (deglutição) ESÔFAGO Mecânica (movimentos peristálticos) ESTÔMAGO Quimo Mecânica (movimentos peristálticos) Proteínas Pepsina Peptonas e proteoses Química (quimificação) INTESTINO DELGADO Quilo Mecânica (movimentos peristálticos) Amido Amilase pancreática Maltose Química ( quilificação ) Proteínas, peptonas e proteoses Tripsina e quimiotripsina Peptídeos Peptídeos Carboxipeptidases Aminoácidos Lipídios Lipase pancreática Ácidos graxos e glicerol DNA e RNA Nucleases Nucleotídeos Maltose Maltase Glicose e glicose Sacarose Sacarase Glicose e frutose Lactose Lactase Glicose e galactose INTESTINO GROSSO Bolo fecal ou fezes Mecânica (movimentos peristálticos) Digestão humana