Localização da Floresta Temperada Centro da Europa Chile Sul da Austrália Leste da Ásia Leste dos EUA Sul da África
Localização da Vegetação Mediterrânea Sul da Europa Califórnia Chile África do Sul Austrália
Características da Floresta Temperada Clima ameno (Agradável) 4 estações bem definidas Índices de chuva variáveis (75cm à 100cm ao ano)
Características da Vegetação Mediterrânea Possui clima mediterrâneo Invernos frios (0°C) Altos índices de chuva Verões quentes (30°C) Baixos índices de chuva
Flora: Floresta Temperada Árvores: Decíduas (perdem folhas no inverno) Coníferas (forma de cone, verdes o ano todo) De folhas largas (manutenção da folhagem no inverno) Cobertura vegetal: arbustos, plantas herbáceas e plantas rasteiras. Espécies vegetais de vida perene. Bordos, carvalhos, castanheiros e faias Abetos e cedros. Oliveiras e eucaliptos.
Flora: Vegetação Mediterrânea Vegetação original quase em extinção (ação antrópica). Tamanhos: arbóreo, arbustivo e herbáceo. Apresenta duas características: maquis e garrigue . Maquis: arbustos densos e fechados. Garrigue : arbustos de pequeno porte e avulsos. Sobreiro, medronheiro, cedro, carvalho, cipreste, azinheira , oliveira-brava, pinheiros, cactos, loureiro, urze, rosmaninho, alecrim.
Fauna: Floresta Temperada Bastante variada devido à particularidade de cada região. Javalis, gatos selvagens, linces, lobos, raposas, aves de grande porte, ursos, esquilos e veados. Marsupiais, ursos coalas, gambás e cangurus (Austrália) Cervos, ursos, leões da montanha e coelhos (EUA e Canadá) Ursos pandas gigantes e pandas vermelhos (China)
Fauna: Vegetação Mediterrânea Enorme quantidade de insetos. Mamíferos: veados, coelhos, lebres, lobos, raposas, javalis e pequenos roedores. Aves: corvos, tentilhões, águias, corujas e falcões. Répteis: lagartos, cobras e víboras.
Solo Floresta temperada: Rico em nutrientes devido ao processo de decomposição natural das folhas. Vegetação mediterrânea: Com regiões de solo calcário ou granítico, apresenta coloração avermelhada (forte presença de óxido de ferro).
Curiosidades: As florestas temperadas também são de grande importância para os seres humanos. Por exemplo: árvores utilizadas para produção de casas, navios, móveis, papel. Além disso, o solo é utilizado para a agricultura. Nozes, maçãs, cogumelos, e açúcar de bordo são todos os alimentos da floresta temperada. Segundo a WWF ( World Wide Fund For Nature) de Portugal, os ecossististemas mediterrâneos apenas perdem em biodiversidade para a floresta amazônica . São 25 mil espécies vegetais , representando quase 10% da flora da Terra.
Questões: 1 - (FATEC) Analise a seguinte descrição geral de um tipo de vegetação. Ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores têm em geral 40-50 m de altura e possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos. É vegetação das mais destruídas do mundo. (CONTI, J. B. e FURLAN, S.A. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. São Paulo: Edusp, 1996. Adaptado). Assinale o nome do tipo de vegetação correspondente à descrição. a) Floresta tropical semiúmida. b) Vegetação mediterrânea. c) Floresta temperada. d) Savana tropical. e) Floresta boreal.
2- UPE) Na Europa Central e Ocidental, nas porções oriental e ocidental do Canadá e dos Estados Unidos assim como no Extremo Oriente, ocorrem paisagens fitogeográficas, que se constituem, quase sempre, por árvores caducifólias e apresentam uma baixa densidade botânica e certa homogeneidade de espécies. Estão em grande parte destruídas pelas ações antrópicas, uma vez que se encontram em áreas densamente povoadas e onde houve um expressivo desenvolvimento econômico. Grande parte da superfície ocupada por essas formações vegetais foi substituída pelas atividades agrícolas e pecuárias ou pelas cidades que, por elas próprias, se expandiram. A quais formações vegetais estamos nos referindo? a) Savanas e Taiga. b) Florestas Tropicais e Florestas Subtropicais. c) Florestas Boreais e Tundra. d) Florestas Temperadas e Florestas Subtropicais. e) Estepes e Florestas Temperadas.
3- (UNICAMP) Em zonas de altas montanhas, como no Himalaia, a vegetação se desenvolve em diferentes altitudes, a que se associam variações das condições de temperatura, umidade, exposição do sol e ventos. Após examinar a figura a seguir, assinale a alternativa correta a respeito da distribuição da vegetação em relação à altitude. http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas.htm
a) Até 2000m, floresta temperada; de 2000 a 3000m, floresta tropical; de 3000 a 5000m, gramíneas; de 5000 a 6000m, floresta de coníferas; acima de 6000m, terreno coberto por gelo. b) Até 2000m, floresta de coníferas; de 2000 a 3000m, floresta temperada; de 3000 a 5000m, floresta tropical; de 5000 a 6000m, gramíneas; acima de 6000m, terreno coberto por gelo. c) Até 2000m, gramíneas; de 2000 a 3000m, floresta de coníferas; de 3000 a 5000m, floresta temperada; de 5000 a 6000m, floresta tropical; acima de 6000m, terreno coberto por gelo. d) Até 2000m, floresta tropical; de 2000 a 3000m, floresta temperada; de 3000 a 5000m, floresta de coníferas; de 5000 a 6000m, gramíneas; acima de 6000m, terreno coberto por gelo.
4- (UDESC) Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica. (1) Floresta de Coníferas (2) Vegetação Mediterrâne (3) Tundra (4) Pradaria (5) Savana (6) Estepe Assinale a alternativa que contém a sequência correta , de cima para baixo. a) 2 – 1 – 6 – 4 – 5 -3 b) 1 – 2 – 3 – 6 – 5 – 4 c ) 3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5 d) 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 e) 4 – 3 – 2 – 5 – 1 – 6 ( ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens. ( ) Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos. ( ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros. ( ) Vegetação esparsa que possui três estratos. Um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Predomina em regiões de clima mediterrâneo. ( ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental. ( ) Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.
LUCCI, E. A.; MENDONÇA, C; BRANCO, A. L. Geografia Geral e do Brasil - ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005. p.326. 5- ( UFSM) Em relação ao perfil da vegetação mostrado na figura, é correto afirmar que caracteriza o bioma de formação vegetal do tipo: a) floresta equatorial com o dossel superior formado por árvores de grande porte e, no nível médio, por espécies arbóreas de médio porte e epífitas. b) tundra com cobertura vegetal de pequeno porte, constituída de musgos, líquens e gramíneas de ciclo vegetativo curto. c) floresta boreal, caracterizada por uma vegetação de grande porte, relativamente homogênea, representada pela taiga. d) vegetação mediterrânea bastante variada, com predominância de arbustos. e) savana composta por dois extratos, o arbóreo-arbustivo de caráter lenhoso e o herbáceo-subarbustivo, formado pelas gramíneas e outras ervas.