Formação - Conselho Pastoral Paroquial

eusouaimaculada 12,767 views 8 slides May 07, 2012
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Apresentação da 3ª assembléia de formação da Comissão Pastoral Paroquial (30/04)


Slide Content

C. P. P. – Conselho Pastoral Paroquial VISÃO GERAL CPP: Conselho Paroquial de Pastoral - Coordenação, coordenador e secretário(a) - Preside a reunião: padre - Como funciona: ??????? Quem participa: pastorais, movimentos, secretários da paróquia, ministérios e conselho administrativo. - Pauta da reunião: a combinar com os coordenadores(??) - Ata da reunião – Secretário(!!!)  - COMUNIDADE: aberto a todos os fiéis que queiram participar, porém, voz ativa, membros eleitos.

C. P. P. – Conselho Pastoral Paroquial O QUE É CPP? É o grupo de pessoas que estão em inteira participação e comunicação com a comunidade; Este grupo presta o serviço à comunidade, ajudando-a a pensar, coordenar e articular os seus trabalhos; O CPP é sinal de comunhão, diálogo e participação na construção de uma Igreja missionária, misericordiosa, participativa a acolhedora; É como que uma caixa de ressonância: recebe anseios, expectativas, angústias e esperanças;

C. P. P. – Conselho Pastoral Paroquial Torna possível e visível a comunhão entre as comunidades (como numa rede), onde todas as forças vivas da paróquia se encontram para discutir os problemas e buscar soluções, através da ação pastoral, dentro e fora da Igreja; Aprecia, aponta e encaminha para que algo evangelicamente novo aconteça na comunidade; É uma estrutura que favorece a participação; “Consciência profética da Igreja”; É através dos conselhos que as questões pastorais devem ser discutidas e decididas;

C. P. P. – Conselho Pastoral Paroquial Os conselhos devem prestar contas à comunidade reunida em assembléia e valorizar outros espaços de participação (debates, encontros, consultas, pesquisas); O CPP serve à comunidade, ajudando a criar novas formas de evangelização voltadas para as novas necessidades que surgem no mundo moderno; O espírito do conselho é marcado por uma experiência de fé vivida em comunhão. Fé - comunhão

C. P. P. – Conselho Pastoral Paroquial Cada paróquia de nossa Diocese, como recomenda o Código de Direito Canônico (Cânon 536), tenha seu Conselho Pastoral Paroquial. O CPP é sinal representativo da comunhão e da unidade do Povo de Deus, na comunidade local, sob a presidência do Pároco.

C. P. P. – Conselho Pastoral Paroquial São objetivos do CPP: a) assessorar o Pároco na elaboração e execução do plano de ação pastoral; b) empenhar-se para que o Plano de Pastoral da Diocese se concretize na Comunidade Paroquial; c) integrar na Pastoral de Conjunto da Paróquia todas as Comunidades, Pastorais, Movimentos, Associações e Grupos nela existentes; d) buscar novos caminhos para o crescimento do Reino de Deus na Paróquia; e) promover cada ano a Assembléia Paroquial.

C. P. P. – Conselho Pastoral Paroquial São membros do CPP: O pároco e o vigário paroquial; o coordenador e o secretário da cada comunidade religiosa, de cada Conselho Pastoral Comunitário das CEBs e do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos; o coordenador paroquial de cada pastoral, associação ou movimentos; e o secretário paroquial.

C. P. P. – Conselho Pastoral Paroquial O pároco, auscultado os membros do CPP, escolha o seu coordenador, que será igualmente o coordenador geral da paróquia, com a missão de auxiliar o pároco na pastoral paroquial. Seu mandato é de dois (2) anos, com direito a uma reeleição. O secretário Paroquial será o secretário do CPP.
Tags