Formação de portugal

nataliadorinioliv 1,634 views 6 slides Sep 02, 2015
Slide 1
Slide 1 of 6
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6

About This Presentation

Resumo da formação de Portugal e Revolução de Avis.


Slide Content

Idade Moderna Formação do Primeiro Estado Nacional Moderno : Portugal

Monarquias Ibéricas: Contexto: crise feudal; guerra de Reconquista (expulsão dos mouros da Península Ibérica) Guerra de Reconquista (Séc. XI): Reinos cristãos de Leão, Castela, Navarra e Aragão. Franceses da casa de Borgonha, principalmente Henrique de Borgonha, prestam auxílio ao rei de Leão na expulsão dos mouros. Henrique de Borgonha recebe do soberano Afonso VI o condado Portucalense e a mão de sua filha, d. Teresa. Afonso Henriques, filho de Henrique, proclama em 1139 a independência de Portugal em relação ao Reino de Leão.

Dinastia de Borgonha Portugal nasce pela guerra, assim a figura do Rei foi vista diferentemente das outras regiões europeias. Dessa forma a descentralização não foi tão presente em Portugal. A luta fez com que a monarquia libertasse os servos, para que fossem para o Exército. Guerra = custos = monarquia voltada para a atividade mercantil na costa (produção agrícola e pesca). Logo, temos uma monarquia centralizada com controle sob a economia.

Revolução de Avis 1383: morte do rei, d. Fernando, o Formoso, gerando crise sucessória, da qual o Reino de Castela (base do que seria a Espanha) buscou beneficiar-se, tentando incorporar Portugal . D . Fernando teve apenas uma filha, Beatriz, esta era casada com d. João I, rei de Castela. D. João I tinha apoio da nobreza portuguesa, mas não da burguesia, que teria sua autonomia reduzida e nem das camadas populares, que temiam maior opressão com o fortalecimento da nobreza. Burguesia + população travam luta contra Castela, impondo d. João, mestre da ordem militar de Avis, irmão bastardo de d. Fernando, como Defensor do Reino e Rei de Portugal. Episódio conhecido como Revolução de Avis . Batalha de Aljubarrota 1385: as tropas de d. João de Avis vencem as tropas castelhanas.