Surgiu entre 1960 e 1970 como um movimento que se contrapunha ao minimalismo e o expressionismo abstrato. Em uma pintura fotorrealista, o artista pinta a partir de uma fotografia com nível de detalhes tão fino que pode ser facilmente confundido com fotografias.
Hoveram muitas criticas a esse tipo de arte nos finais dos anos 60, acreditavam que a pintura realista era uma duplicação de fotos originais. Essas pinturas impressionam muito por seus pequenos detalhes que juntos transformam em uma arte muito surpreendente.
Fotorrealismo ou Hiper-Realismo pode ser considerado um estilo de arte, que se comunica e expõe através da pintura e também da escultura. O termo mostra a definição minuciosa dos detalhes, o que transforma a obra em algo mais nítido e rico em características, e que se assemelham a realidade. Pela semelhança tamanha a uma fotografia, o Fotorrealismo pode causar reações paradoxais, tal qual de tão perfeito, não pode ser real.
As primeiras impressões do Fotorrealismo se deram em meados dos anos 1970. A princípio nos Estados Unidos e Inglaterra. O termo se familiariza com a Arte Contemporânea , pois a mesma é a fonte de inspiração para o fotorrealismo. Ainda em 1970, a exposição 22 Realistas, no Whitney Museum de Nova York marca a divulgação desta vertente ao público.
O pintor americano Steve Mills nasceu em 1959 em Boston, Estados Unidos. Inicialmente pintava paisagens; afinal, era muito influenciado pelo trabalho de Andrew wyeth. Só interessou no fotorrealismo quando foi a uma exposição do artista Richard Estes em Boston. Desde então ficou obcecado pela busca do realismo e estudou com afinco, se tornando um dos grandes mestres da técnica. Um único quadro pode levar até 500 horas de dedicação para serem finalizadas . STEVE MILLS
Algumas pintura fotorrealista ; Óleo sobre tela, Pintura de Ralph Goings.
Pintura de Steve Mills
D esenho feito a lápis de Paul Lung
Pintura de Eric Zener
Hiper-Realismo é um gênero de pintura e escultura que tem um efeito semelhante ao da fotografia de alta resolução. O hiperrealismo é uma evolução do fotorrealismo, e o termo foi usado para designar um movimento artístico que nasceu nos Estados Unidos e na Europa em torno dos anos 2000.
Hiper-realismo na cerâmica
Escultura hiper-realista de Patrícia Piccinini detalhada.