Material usado em uma disciplina de cálculo diferencial
Size: 11.87 MB
Language: pt
Added: Oct 24, 2023
Slides: 30 pages
Slide Content
Função sob varias perspectivas Uma máquina ou algoritmo de criar relações entre dois elementos de conjuntos distintos.
Vimos vários exemplos de funções que representam a realidade como o fluxo do trânsito e a bitola de um fio elétrico. Estudar funções?
Estudar funções?
Motivação: Exemplos de funções de mais de uma variável onde r é o raio e h é a altura do cilindro Lembre-se de que o volume de um cilindro circular é dado pela fórmula: Desse modo, o volume do cilindro é função do raio e da altura do mesmo, ou seja, Logo, o volume do cilindro é função de duas variáveis. O volume de um paralelepípedo retângulo é dado pela fórmula: onde a , b e c são os comprimentos de três arestas não coplanares. Assim, o volume do paralelepípedo é função de três variáveis. Exemplo 1 Exemplo 2
Motivação: Exemplos de funções de mais de uma variável Exemplo 3
Em geral, os resultados que se estabelecem para funções de duas variáveis, podem ser estendidos para funções de mais de duas variáveis. . Assim, estudaremos funções de duas variáveis, e consideraremos funções de mais de duas variáveis, quando desejarmos focalizar uma propriedade ou resultado especial. Definição Seja D um subconjunto de R 2 . Uma relação f que a cada par ( x,y ) D associa um único elemento z R é denomina-se “ função de duas variáveis ” . Notação : Definições Exemplo 1 Exemplo 2
O subconjunto de D de R 2 é denominado domínio da função f As variáveis x e y são denominadas “independentes” e z variável “dependente”. O conjunto dos valores z R para os quais existem (x,y) D, tal que é chamado “imagem” da função f. Considere f uma função de duas variáveis. Notação: Exemplo 3 O domínio é o conjunto de todos os elementos (x, y) válidos em g(x, y). Então Determinar o domínio e imagem da função g(x, y). A imagem é o conjunto de todos os valores z possíveis da função. Analisando a lei da função e seu domínio, podemos ver que o valor mínimo atingido ocorre para . O valor máximo é 0, que ocorre para todo (x, y) pertencer à circunferência Im (g) =
Definições
Observe que o domínio de f é R 2 , ou seja, Observe também que Assim, a imagem é E o gráfico de f é dado por: Finalmente, graf (f) é um paraboloide elíptico . O subconjunto de R 3 é denominado gráfico de f. Notação: Observe que o gráfico de f é uma superfície. Exemplo 1 Gráficos
Vimos que o domínio de g é Observe que a equação Esta equação representa uma circunferência de centro na origem e raio 2, que divide o plano em duas regiões: uma interna e a outra externa à circunferência. Volte a observar a desigualdade Logo, o domínio da função g é representado pela região interna à circunferência . Exemplo 2 Fique atento! Esse não é o gráfico da função g(x, y). Haverão mais situações onde será solicitado que se esboce o gráfico do domínio da função.
E o gráfico de f é dado por: Observe então que: Assim, o graf (g) é a superfície da semiesfera esboçada a seguir: A equação anterior representa uma superfície esférica de centro na origem e raio r = 2. Exemplo 2 Gráfico do domínio de g(x, y) O gráfico da função g(x, y) é uma superfície.
Determine o domínio, a imagem e o gráfico das funções dadas a seguir: O domínio é o conjunto dos pares (x, y) para os quais z pertence a R. Assim, Observe que a equação Esta equação representa uma reta r e toda reta divide o plano em duas regiões chamadas semiplanos. Volte a observar a desigualdade Logo, o domínio da função g é representado pela região ilustrada ao lado. Para determinar a imagem de g, comece lembrando que: Daí, Exemplo 3 .
O gráfico de f é dado por: Observe então que: A equação anterior representa a superfície esboçada ao lado
O domínio é o conjunto dos pares (x,y) para os quais z pertence a R. Assim, Observe que a equação Esta equação representa uma circunferência de centro na origem e raio 4, que divide o plano em duas regiões: uma interna e a outra externa à circunferência. Volte a observar a desigualdade Logo, o domínio da função f é a região interna a circunferência. Para determinar a imagem de f, comece lembrando que: Daí, Exemplo 4
O gráfico de f é dado por: Observe então que: A equação anterior representa uma superfície esférica de centro na origem e raio r = 4. Assim, o graf (f) é a superfície de uma semiesfera esboçada ao lado.
Curvas de nível: Motivação Conceito usado na geografia. Interseção com planos horizontais de diferentes níveis. Nesta figura temos os níveis A, B, C, D, E. Qualquer ponto sobre a mesma linha da curva tem o mesmo nível na direção vertical (tem a mesma altura)
Curvas de nível Definição As curvas de nível de uma função de duas variáveis são aquelas com equação , onde k é uma constante que pertence a imagem de . Mapa de contorno
Exemplo 1 Esboçar algumas curvas de nível (mapa de contorno) da função. Escolhendo k = 0, 1, 2, 4, 9. Esta equação tem apenas uma solução que é (0, 0) Está é a equação de uma elipse, onde a=3 e b=2. Está é a equação de uma elipse, onde e . Está é a equação de uma elipse onde a=6 e b=4. Está é a equação de uma elipse onde a=9 e b=6.
Em qual direção as linhas ficam mais próximas? As linhas das curvas ficam mais próximas na direção do eixo . Isso se deve ao fato do gráfico ser mais inclinado nesta direção.
b) g Escolhendo . Exemplo 2 Esta é a equação de uma circunferência de raio 4. Esta é a equação de uma circunferência de raio . Esta é a equação de uma circunferência de raio . Esta é a equação de uma circunferência de raio . A única solução desta equação é o elemento (0, 0).
Proximidade das linhas. Perceba que a proximidade das linhas é menor nos intervalos onde o gráfico é mais inclinado. Veja que k0 está bem próxima de k1. Diferente da proximidade entre k3 e k4.
Gráficos e seus mapas de contorno Paraboloide hiperbólico Paraboloide elíptico Cone
Gráficos e seus mapas de contorno Compare a inclinação entre os gráficos Região mais inclinada
Funções de três ou mais variáveis Uma função com três variáveis , f , é uma regra que associa a cada tripla ordenada ( x , y , z ) em um domínio um único número real, denotado por . Como exemplo podemos considerar a Temperatura (T) da água oceânica em função das variáveis, profundidade (h), densidade ( ) e pressão (p),
Exemplo 1 Determinar o domínio da função e esboçar o gráfico do domínio. O domínio é o conjunto de toda tripla válidas para a lei da função. Sabendo que não admite números negativos temos que Dessa forma o domínio fica Como a equação é de um elipsoide, qualquer tripla que estiver na superfície ou no interior do elipsoide pertence ao domínio de Não é o gráfico de
As funções de três variáveis ou mais não podem ter seus gráficos plotados, para isso seriam necessárias 4 dimensões. Contudo, assim como encontramos curvas de nível para funções de duas variáveis, podemos encontrar superfícies de nível para funções de três variáveis . As superfícies de nível da função é o conjunto de todos os pontos que satisfazem a equação Superfícies de nível Exemplo 1 Encontrar as superfícies de nível para a função Escolhendo k = 1, 4, 9 temos: , que é a equação de uma esfera de raio 1. , que é a equação de uma esfera de raio 2. , que é a equação de uma esfera de raio 3.
Exemplo 2 Considerando a função , descreva a superfície de nível que passa pelo ponto Primeiramente devemos saber qual é o valor da função para o ponto solicitado. . Logo, estamos interessados na superfície de nível para k=2 Agora podemos fazer: Comparando com (equação geral de um hiperboloide de duas folhas) No próximo slide será apresentado as superfícies mais comuns.
Anote suas dúvidas! Estarei sempre disposto a tirar vossas dúvidas. Boa leitura!