Gametogênese Professora Michelle Fernandes E.E. Delfim Moreira
Objetivos da aula Compreender os processos envolvidos na produção de gametas (a gametogênese); Entender as diferenças básicas entre a espermatogênese e a ovulogênese; Abordar algumas particularidades em cada um desses processos; Relacionar esses dois processos com a reprodução sexuada.
Problematização Você sabe quantas menstruações uma pessoa pode ter durante toda a vida?
Depende de quantas células serão transformadas em gametas maduros!!! Quando a menina nasce, ela já possui cerca de 400 mil ovócitos primários em seus ovários. Desses, apenas 350 a 400 amadurecerão na forma de ovócito secundário. A cada ciclo menstrual, em geral um ovócito amadurece aguardando ser fecundado. Caso não haja fecundação, após alguns dias ocorrerá a menstruação.
Então nesse caso, levando em consideração uma mulher que nunca engravide durante toda a sua vida, a mesma terá o amadurecimento de 350 a 400 ovócitos e, portanto, cerca de 350 a 400 menstruações em condições normais de saúde. Considerando em média uma menstruação por mês, concluiremos que ela terá de 350 a 400 meses de sua vida menstruando.
OUR OVERVIEW 01 Reprodução sexuada e gametogênese
De modo geral, pode-se dizer que a reprodução sexuada se caracteriza pela formação de gametas (gametogênese) e pela fertilização (ou fecundação) com a consequente união dos gametas masculino e feminino .
Nesse tipo de reprodução, há alternância entre a meiose, que origina células haploides – com a metade do número de cromossomos das demais células, e a fecundação, que restaura número diploide de cromossomos ao formar o zigoto.
A produção do zigoto (ou célula-ovo) diplóide sofrerá um grande número de mitoses (divisões celulares que mantém o número de cromossomos por célula) até formar completamente um novo indivíduo.
OUR OVERVIEW 02 gametogênese
Ocorre nas gônadas (células sexuais). Os espermatozóides são produzidos por espermatogênese nos testículos. Nos ovários, ocorre a ovulogênese (ou ovogênese), produzindo os óvulos, que em humanos são denominados ovócitos.
Tanto a espermatogênese quanto a ovulogênese podem ser divididas basicamente em três fases: Multiplicação (ou fase germinativa) Crescimento Maturação *Na espermatogênese, ocorre ainda a fase de especialização ou espermiogênese. .
OUR OVERVIEW 03 Espermatogênese
Etapas Na fase embrionária, as células germinativas primordiais multiplicam-se (mitose) e originam espermatogônias , situadas no interior dos túbulos seminíferos, nos testículos. Algumas espermatogônias continuam se multiplicando; outras entram na fase de crescimento e se tornam espermatócitos primários (de primeira ordem). Estes sofrem a primeira divisão da meiose e originam duas células haploides, os espermatócitos secundários (de segunda ordem). Esses últimos, sofrem a segunda divisão da meiose formando quatro células haploides: as espermátides. Essas duas divisões compõem a fase de maturação. Na fase da especialização (ou diferenciação), as espermátides perdem grande parte do seu citoplasma e desenvolvem o flagelo (cauda), permitindo a mobilidade.
OUR OVERVIEW 04 Ovulogênese
Etapas Na fase embrionária, as células germinativas primordiais multiplicam-se e originam ovogônias, situadas no interior dos ovários. Parte delas cresce e se torna ovócito primário, que armazena em seu citoplasma alimento (vitelo), que nutre o embrião no início do seu desenvolvimento, cuja quantidade na maioria dos mamíferos é muito pequena.
Na gema do ovo de galinha, a quantidade de vitelo é tão grande que a torna uma célula visível a olho nu.
Quando as mulheres nascem, há ovócitos primários paralisadas na prófase,da primeira divisão da meiose. Na puberdade, a cada ciclo menstrual, um desses ovócitos completa aprimeira divisão, originando duas células haploides: o ovócito secundário e o primeiro glóbulo polar (corpúsculo polar). Essas duas células possuem tamanhos diferentes e, o glóbulo polar, por ter uma quantidade pequena de citoplasma se degenera.