Slides de Geografia sobre aula de Geologia e Mineração.
Size: 5.15 MB
Language: pt
Added: Mar 10, 2024
Slides: 19 pages
Slide Content
Identificar as principais características da estrutura geológica brasileira. Reconhecer as diferentes formas de classifi cação do relevo brasileiro. Conhecer os principais recursos minerais explorados no Brasil. Identificar as principais áreas de extração mineral no Brasil.
Principais conceitos que você vai aprender: Estruturas cristalinas; Bacias sedimentares; Falésias; Chapadas; Cuesta ; Inselbergs ; Pediplano ; Mineral; Minério.
Bases geológicas do território brasileiro As estruturas cristalinas ROSS, Jurandyr . Geografi a do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. (Adaptado.) As rochas mais antigas integram áreas de escudo cristalino, representadas pelos crátons (porções bastante antigas da crosta continental, datadas do Pré-Cambriano).
Geomorfologia do território brasileiro IBGE. Atlas geográfico escola. Rio de Janeiro, 2012. As altitudes do território brasileiro são modestas: 93% situam-se a até 800 metros de altitude. São classificadas em baixas quando comparadas às grandes altitudes que se encontram em outras regiões da Terra.
Geomorfologia do território brasileiro Classificações do relevo brasileiro ROSS, Jurandyr (Org.). Geografi a do Brasil. São Paulo: Edusp, 2014. (Adaptado.) ROSS, Jurandyr (Org.). Geografi a do Brasil. São Paulo: Edusp, 2014. (Adaptado.)
Geomorfologia do território brasileiro Classificações do relevo brasileiro ROSS, Jurandyr (Org.). Geografi a do Brasil. São Paulo: Edusp, 2014. (Adaptado.)
Geomorfologia do território brasileiro Classificações do relevo brasileiro Planaltos Planícies
Geomorfologia do território brasileiro Classificações do relevo brasileiro Planaltos De modo geral, os planaltos são chamados relevos residuais, pois sua composição rochosa resistiu mais à erosão que as áreas adjacentes. Nessas unidades, podem ser encontradas formas bastante variadas, como as serras em formato de meia-laranja , as chapadas e os chapadões. As chapadas são formas de relevo com topo relativamente plano, com bordas delimitadas em escarpas, geralmente em terrenos sedimentares. Planícies
Geomorfologia do território brasileiro Classificações do relevo brasileiro Planaltos De modo geral, os planaltos são chamados relevos residuais, pois sua composição rochosa resistiu mais à erosão que as áreas adjacentes. Nessas unidades, podem ser encontradas formas bastante variadas, como as serras em formato de meia-laranja , as chapadas e os chapadões. As chapadas são formas de relevo com topo relativamente plano, com bordas delimitadas em escarpas, geralmente em terrenos sedimentares. Planícies A planície do Pantanal estende-se por terras paraguaias, argentinas, brasileiras e bolivianas. É uma área de escoamento dos rios originados no planalto brasileiro e na cordilheira dos Andes. A planície Amazônica situa-se estritamente ao longo do rio Amazonas. As planícies costeiras acompanham a linha da costa. Nas regiões Sudeste e Sul, as planícies costeiras estreitam-se e formam restingas, enseadas e baías, muitas vezes interrompidas por falésias ou costões cristalinos que terminam diretamente no mar.
Geomorfologia do território brasileiro Classificações do relevo brasileiro Depressões Assim como nos planaltos, predominam os processos erosivos. São declividades que cercam os planaltos e se formaram pela erosão diferencial, determinando a origem de áreas bastante íngremes denominadas cuestas , como a cuesta Botucatu, no interior do estado de São Paulo. A cuesta apresenta uma escarpa abrupta e outra com declive suave
As reservas minerais Mineral, minério e metal
As reservas minerais Mineral, minério e metal
Os minerais metálicos no Brasil IBGE. Atlas geográfi co escolar. Rio de Janeiro, 2012.
Os minerais metálicos no Brasil Minério de ferro IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro, 2012. IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro, 2012.
Os minerais metálicos no Brasil Manganês Bauxita Cassiterita
Os minerais metálicos no Brasil Manganês A região de Marabá (PA) e a região de Carajás (PA) são as principais produtoras de manganês; Minas Gerais e Mato Grosso do Sul respondem pelo restante da produção. O manganês é usado principalmente como metal de liga nas siderurgias. Bauxita Cassiterita
Os minerais metálicos no Brasil Manganês A região de Marabá (PA) e a região de Carajás (PA) são as principais produtoras de manganês; Minas Gerais e Mato Grosso do Sul respondem pelo restante da produção. O manganês é usado principalmente como metal de liga nas siderurgias. Bauxita As maiores reservas de bauxita estão no vale do rio Trombetas, no município de Oriximiná (PA). Desde 1966, quando foram descobertas as reservas nessa região, várias empresas nacionais e transnacionais exploram o minério e produzem o alumínio. Cassiterita
Os minerais metálicos no Brasil Manganês A região de Marabá (PA) e a região de Carajás (PA) são as principais produtoras de manganês; Minas Gerais e Mato Grosso do Sul respondem pelo restante da produção. O manganês é usado principalmente como metal de liga nas siderurgias. Bauxita As maiores reservas de bauxita estão no vale do rio Trombetas, no município de Oriximiná (PA). Desde 1966, quando foram descobertas as reservas nessa região, várias empresas nacionais e transnacionais exploram o minério e produzem o alumínio. Cassiterita O Brasil é o quarto produtor mundial de cassiterita, minério do qual se obtém o estanho. Suas reservas estão nos estados do Amazonas e de Rondônia. Grandes empresas nacionais e transnacionais atuam na exploração.