Geradores e receptores eletricos e tbm um esquema de potencias .pptx

thiagobuzz 5 views 17 slides Oct 22, 2025
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

slide de geradores elétricos


Slide Content

E STUDO DOS G ERADORES E LÉTRICOS

Estudo dos Geradores t r a n sfo r m a u ma GERADOR ELÉTRICO: é todo aparelho que modalidade de energia qualquer em energia elétrica. Exemplos: Ge r ad o res químicos : bateria s e p i l h as Geradores mecânicos: geradores de usinas hidroelétricas, gerad o r d o automóvel . Ge r ad o res so l are s : célula s fo t o e l ét r ic a s .

Estudo dos Geradores Obs e r v e qu e n o interio r d o g erado r o se n t id o d a c orr e n t e e l é t r ic a é d o po l o N E G A TIVO par a o POS I TI V O . Símbol o :

Estudo dos Geradores A e B sã o o s te r mina i s d o gerad o r . A B a r r a maio r é o po l o positiv o (+ ) . A B a r r a meno r é o po l o ne g ativ o ( – ) . E(ou ε) é a força eletromotriz (fem). Podemos dizer que E é a ddp to t a l d o gerad o r . r é a resistê n ci a i n tern a d o gera d o r . i é a cor r ent e fo r nec i d a pe l o gerad o r . U é a dd p fo r nec i d a pe l o gerad o r . Re p rese n tação e elementos d e u m gera d or

A força eletromotriz pode ser compreendida como a quantidade de  trabalho  que um gerador realiza para mover as cargas elétricas entre dois pontos de um circuito. As baterias são capazes de realizar trabalho sobre partículas eletricamente carregadas, transformando  diferentes   formas  de energias em energia elétrica. OBS!!!

Estudo dos Geradores Pelo princípio da conservação da energia, a Energia total é igual à soma da Energia Dissipada com a Energia utilizada, ou seja: Bala n ç o ener g ét i c o no Gerador: P t = P u + P d onde: Potên c i a T ota l : P t = E . i P o tência Úti l : P u = U. i Potên c i a Dissipa da : P d = r . i 2

Estudo dos Geradores Eq u aç ã o d o gera d or : U = E − ri onde E = fo r ç a e l et r omot r i z (V) r = resistênc i a i n te r n a ( Ω ) É a equação que determina a ddp (U) fornecida por um gerador. Observação : A corrente convencional parte sempre do polo positivo do gerador. A corrente só circula no gerador quando estiver ligado a um circuito externo fechado. Caso contrário, o circuito é aberto e a cor r ent e é nu l a .

Estudo dos Geradores Observações: A co r rente d e c u r t o - circu i t o ( i cc ) oc o rre q u a n d o o s te r minais do gerador são ligados por um fio de resistência desprezível. Neste c a s o , a c or r ent e elé tri c a c or r espo n d en t e é má x ima, provocando um aquecimento do gerador. 𝐸 𝑖 𝑐𝑐 = 𝑟 Curva Cara c ter í st i ca: Onde:

Estudo dos Geradores U 𝜂 = 𝐸 Bala n ç o ener g ét i c o no Gerador: O rendimento do gerador é a medida de sua eficiência e é representado por um número adimensional (geralmente expresso e m porcentag e m ) . Rendimento:

Estudo dos Geradores LEI DE OH M – POUILL E T É usad a par a deter m i n a r a co r re nt e fo r nec i d a i po r u m gerad o r .

Estudo dos Geradores Associação de geradores: Os geradores podem ser associados, assim como os resistores, em série e em paralelo. Associação de geradores em série:    

Estudo dos Geradores Associação em paralelo. Na associação em paralelo , os polos positivos dos geradores são ligados entre si, assim como os polos negativos. Todos os geradores mantêm a mesma ddp U , sendo que a corrente elétrica i se “distribui” igualmente entre eles , isto é, em cada gerador associado, a intensidade de corrente será i/n . A partir da equação do gerador obtemos, em cada um:  

Note!!!!

Estudo dos Geradores APLICAÇÕES 1. Um gerador apresenta uma curva característica, conforme representado abaixo. Calcule a força eletromotriz e a resistência i n te r n a d o gerad o r . a ) 10 V; 1 Ω b ) 5 V; 5 Ω c ) 2 V; 2 Ω d ) 10 V; 5 Ω e) 20 V; 1 Ω 2. Um gerador elétrico tem força eletromotriz igual a 1,5 V e resistência interna igual a 0,10 Ω. Entre seus terminais liga-se um condutor cuja resistência é igual a 0,65 Ω. Nessas condições, qual é a diferença de potencial entre os terminais do gerador?

Estudo dos Geradores APLICAÇÕES 3. O desgaste, ou envelhecimento, de uma pilha elétrica decorre de reações quí m ica s d e oxi d a ç ã o - reduç ã o . Essas reaç õe s norma l m e n t e s ó o cor r e m enq u an t o a pi l h a es t á pr o d u zin d o . A lg u ns produtos das reações vão se depositando nos eletrodos, aumentando a sua interna e reduzindo a capacidade da mesm a e m fo r nece r a o circu i t o . Os termos que melhor preenchem as lacunas são: resistênc i a - ddp - cor r ent e . cor r ent e - potênc i a - en e rgi a . ddp - potê n ci a - en e rgi a . cor r ent e - resistênc i a - en e rgi a . corrente - potência - resistência.

Estudo dos Geradores APLICAÇÕES Um gerador de fem igual a 10 V, quando percorrido por uma corrente elétrica de 2,0 A, possui entre seus terminais uma ddp de 9,0 V. Qual sua resistência interna? Uma bateria de automóvel apresenta está curva característica. A resistência interna da bateria vale, em ohms: a) 0,25 b) 1,0 c) 4,0 d) 0,50 e) 3,0

Estudo dos Geradores APLICAÇÕES 6. Uma bateria de 12 volts alimenta um resistor de 58 ohms com uma corrente elétrica de 200 A. Esses valores permitem concluir que a resistênc i a inte r n a d a bateri a é , e m ohms , igua l a : b ) 2 , d ) 6 , a ) , 020 c ) , 20 e ) 60 7. No circuito elétrico abaixo, qual é a tensão elétrica entre os pontos A e B e qua l é a cor r ent e d o circu i t o i ? 9 V e 20 mA 2 V e 20 mA 9 V e 10 mA 8 V e 50 mA 2 V e 5 mA
Tags