GIMNOSPERMAS As gimnospermas (do grego Gymnos : 'nu'; e sperma : 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado . O QUE SÃO AS GIMNOSPERMAS?
Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros , as sequoias e os ciprestes.
As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos .
Estróbilo Há produção de sementes : elas se originam nos estróbilos femininos . No entanto, as gimnospermas não produzem frutos . Suas sementes são “nuas”, ou seja, não ficam encerradas em frutos.
Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequoias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas .
REPRODUÇÃO DAS GIMNOSPERMAS Vamos usar o pinheiro-do-paraná ( Araucária angustifólia ) como modelo para explicar a reprodução das gimnospermas. Nessa planta os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta.
O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen . O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos. No interior de um óvulo maduro surge um grande esporo. Quando um estróbilo masculino se abre e libera grande quantidade de grãos de pólen, esses grãos se espalham no ambiente e podem ser levados pelo vento até o estróbilo feminino. Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino. O tubo polínico cresce até alcançar o óvulo, no qual introduz o núcleo espermático.
Para compreender o ciclo de vida das gimnospermas, vamos considerar o exemplo de um pinheiro, um representante típico desse grupo. No momento da reprodução, as folhas modificam-se e originam os estróbilos masculinos ( microstróbilos ) e estróbilos femininos ( megastróbilo ). Lembre-se que algumas espécies podem ter estróbilos masculinos ou femininos, são dióicas .
IMPORTÂNCIA DAS GIMNOSPERMAS As gimnospermas são usadas como plantas ornamentais, para decorar jardins de casas, empresas, condomínios, clubes e etc. São úteis para indústria de papéis e móveis de madeira. É usado na produção de alguns alimentos como o sagu, e de outras substâncias como perfumes, tinas e vernizes.
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA Evolutivamente, foram as primeiras plantas que formaram sementes (as primeiras fanerógamas - com órgãos reprodutores expostos e produção de sementes). Além disso, as giminospermas não precisam de água para sua reprodução. Estas características permitiram a colonização de ambientes antes impróprios às plantas (as dos grupos anteriores - as briófitas e pteridófitas )
C U R I O S I D A D E A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume . Ela atinge em média de 85 - 115 m de altura, e 8–12 m em diâmetro . A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequoia , na Califórnia . Medidas recordes de sequoias como 115 metros de altura e 18 metros de diâmetro já foram reportadas. [1] A casca da sequoia é fibrosa, com sulcos, podendo chegar a 60 cm de espessura na base do tronco . Uma casca assim fornece uma excelente proteção contra fogo. As folhas são como as folhas dos pinheiros , com 3-6 mm , fazendo uma espiral nos brotos. As sementes vêm em cones, e cada cone têm em média 230 sementes de cor marrom-escura, cada uma com 4–5 mm de altura e 1 mm de espessura, possuindo umas "asinhas" marrom-amarelas de 1 mm. As sementes são carregadas pelo vento quando se desprendem do cone. A sequoia-gigante ( Sequoiadendron gigantea ) é a única espécie do género Sequoiadendron , inserido no grupo de coníferas pertencentes à família Cupressaceae .
SEQUOIA-GIGANTE É considerada um fóssil vivo.
São plantas predominantemente de regiões temperadas, localizadas em grandes florestas nos Estados Unidos e Europa. No Brasil estão localizadas principalmente na mata das Araucárias no sul do país (pinheiro-do-paraná) e são muito utilizadas como plantas ornamentais em jardins de casas e em praças públicas .
Os pinheiros chamados cedros-do- líbano possuem madeira muito resistente que era utilizada na construção naval. O famoso templo de Salomão foi construído com madeiras desse pinheiro.