Arte gótica Giotto di Bondone (1266-1337) Professora Elia Herrera
Mais conhecido simplesmente por Giotto , nasceu em Colle Vespignano em 1266 e morreu em Florença, Itália em 1337. Foi pintor e arquiteto. A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até ao Renascimento.
O historiador Giorgio Vasari conta que Giotto teria começado a desenhar ainda com 8 anos, quando era um pastor de ovelhas, fazendo desenhos em rochas. O artista Cimabue, um dos maiores pintores da Toscana, o teria visto desenhando uma ovelha e pediu ao pai de Giotto para levá-lo para ser o seu aprendiz. Posteriormente, Giotto teria pintado uma mosca no nariz de uma figura com tanta habilidade que seu mestre teria tentado afugentar o inseto várias vezes antes de perceber que se tratava de uma pintura.
O Beijo de Judas , da Capella degli Scovegni
Giotto de Bondone São Francisco recebendo os estigmas , ca . 1295- (Museu do Louvre, Paris, França). (estigma significa cicatrizes ou manchas) .
A Lamentação , na Capella degli Strovegni
“A madona e o menino”
'Jesus diante de Caifás' por Giotto di Bondone
“Vida de Cristo, Lamentação” ,
Capela da Arena: a sistina de Pádua- obra prima de Giotto Conjunto de afrescos na Capela da Arena reúne 40 pinturas de Giotto . Capela da Arena, que tem esse nome por ter sido construída sobre uma antiga arena romana, foi obra de Enrico Scrovegni , rico habitante da cidade de Pádua, na Itália. Giotto foi contratado por ele em 1305 para decorar o interior da capela com afrescos. Durante dois anos, o artista produziu 40 pinturas principais.